quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 de outubro - Dia do professor!

Heeey gentee!!! Tudo bem com vocês?

Todo mundo sabe que hoje é dia do professor, né?! E todo mundo sabe que eu sou professora também, logo, esse dia é bastante especial e representa muita coisa na minha vida!


Resolvi, então, vir aqui hoje pra dividir com vocês dicas de filmes que giram em torno da relação aluno x professor, ou que tenha como foco central algo relativo à educação.


Foi bastante difícil selecionar os filmes para postar, pois existe uma infinidade de bons filmes com essa temática e, como eu não queria deixa o post enoooorme, decidi por selecionar 3 indicações.


Com certeza, grandes filmes ficarão de fora, mas os indicados valem MUITO a pena!


Vem conferir!!!



1 - Como Estrelas na Terra

Dirigido por Amir Khan e lançado em 2007, "Como Estrelas na Terra" aborda as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por Ishaan, interpretado brilhantemente por Darsheel Safary.


O filme nos leva a refletir sobre os padrões rígidos impostos por um sistema de ensino convencional que não leva em consideração as particularidades de cada indivíduo.


Ishaan tem seu processo de alfabetização prejudicado por não ter compreensão por parte da família e escola, acerca de suas peculiaridades.


Tudo começa a mudar com a entrada de um novo professor. Sob um novo olhar, Ram Shankar (Aamir Khan), consegue atuar de forma significativa junto às dificuldades cognitivas do menino.


Emocionante, inspirador e altamente reflexivo! Sem dúvidas, um dos melhores dos últimos tempos!



2 - O Leitor

Este, é daqueles filmes que qualquer detalhe dito a mais pode entregar muito e tirar o brilho do filme.

Bom mesmo é assistir livre de spoiler e/ou qualquer pré-conceito.

Baseado no romance alemão de Bernhard Scklink, "O Leitor" relata a relação de Michael Berg (Kross) com uma mulher enigmática e mais velha, que ele conhece por acaso, interpretada por Kate Winslet.

O relacionamento de Michael e Hanna se dá em encontros na casa dela, aonde ela o inicia sexualmente e ele lê incansavelmente para ela, que ri, chora, e expressa as mais diversas reações diante do novo mundo literário que lhe é apresentado.

Poderia ser apenas um romance sobre diferença de idade. Mas é MUITO mais que isso.

Desenhado em cima de uma Alemanha marcada pelas sombras do Holocausto, "O Leitor" nos presenteia com um drama cheio de surpresa e angústia! 



3 - Escritores da Liberdade

Filme estrelado pela talentosíssima Hillary Swank, baseado em fatos reais, conta a história de Erin Gruwell, professora que começa a lecionar em um turma rotulada pela própria escola como "problemática".


Erin enfrenta os mais diversos problemas dentro de uma classe desestimulada, agressiva e vítima de todas as formas de preconceito da sociedade. Ao invés de abandonar a profissão, ela decide enfrentar o novo desafio e encontra táticas para se aproximar dos alunos. Ao mesmo tempo em que se dedica à profissão, tem sua vida pessoal prejudicada.


Poderia ser um amontoado de clichês. Mas as estratégias traçadas pela professora, a dedicação e o resultado que tudo isso vai alcançando é, no mínimo, inspirador.



E aí, gostaram? Quais filmes vocês incluiriam nas indicações? Deixa pra gente nos comentários!


Beijinhos! *---*


Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Eliza Alvernaz |  Twitter - Skoob
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©