quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Resenha | Crônicas Românticas e Outras Histórias (Talita Facco)

Editora: Multifoco Páginas70

Sinopse: "Crônicas Românticas e Outras Histórias reúne dez textos sobre o cotidiano de casais e adolescentes em diversos momentos do ano. As quatro primeiras crônicas são sobre um casal recém-casado passando pelas estações do ano, e pelas situações mais inesperadas, como a mudança para um bairro no subúrbio de Londres, intriga com os vizinhos e pequenas discussões que ocorrem na madrugada. As outras histórias, narram o cotidiano de personagens vivendo as datas comemorativas mais importantes como Dia das Mães e Dia dos Pais, com pequenas discussões familiares e festas com amigos que terminam no Ano Novo. Tudo isso com uma linguagem super jovial e cotidiana, que leva a nos identificarmos com os acontecimentos das histórias e com seus personagens."

Um livro leve, com uma escrita simples, direta e deliciosa! Assim eu resumiria "Crônicas Românticas e Outras Histórias" se necessário fosse. Talita Facco conseguiu imprimir, em cada história contada, a delicadeza de diferentes relacionamentos, que tornam-se de fácil identificação por parte do leitor. 

Histórias lindas, com personagens bem construídos, porém curtos. O que nos deixa com vontade de saber mais e mais!

Um ponto extremamente positivo, em minha opinião, é o fato das histórias serem doces, porém bem longe de serem enjoativas. Os famosos "romances melados" ficam bem distantes da obra de Talita, que desenvolveu suas crônicas com ricos detalhes que fazem toda a diferença!

O livro começa com a história de um casal, Rachel e Peter Smith, e as mudanças em seu relacionamento, tendo como marcação do tempo, as quatro estações.

Achei super original o método utilizado por Talita, pois, além das transformações naturais na vida do casal, temos a passagem das estações como plano de fundo, levando-nos a visualizar, de forma envolvente, as marcas do tempo na vida de nossos personagens.

Num segundo momento, passamos a contar com diferentes histórias ocorridas em datas comemorativas. E é quando nos aproximamos ainda mais do que nos é apresentado. Situações vividas por personagens que poderiam ser qualquer um de nós. Acho pouco provável alguém ler e não se identificar com ao menos uma das histórias.

Minha preferida, particularmente, é a ocorrida no "Dia das Mães".

"... desculpa é a melhor solução para a maioria dos problemas que ele tinha com a mãe..."

São 72 páginas que passam muito rápido, mas deixam o coração massageado, um sorriso no rosto e um sentimento de "queremos mais, Talita"!!!



E vocês, conhecem a obra de Talita Facco?

Conta pra gente o que acharam!

Beijinhos e até a próxima! <3



Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©