sábado, 20 de dezembro de 2014

Resenha | O dia do Curinga (Jostein Gaarder)

Editora: Cia das Letras Páginas384

Sinopse: O ponto de partida deste livro de Jostein Gaarder é a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia. O dia do Curinga é a história de muitas viagens fantásticas que se entrelaçam numa viagem única e ainda mais fantástica - e que só pode ser feita por um grande aventureiro: o leitor.

Falar do livro “O Dia do Curinga”, é como descrever uma habilidade de reconhecer diversos sabores em diversas partes diferentes do corpo. Passar por esta aventura literária, foi como ir para a academia todos os dias. Mas neste caso, eu estava exercitando o cérebro. Ler este livro, foi degustá-lo diariamente, bem lentamente...

No início, fiquei bem confusa a respeito do que ele realmente se tratava... Até que fui entendendo sua principal mensagem e fui me despindo de várias crenças.
Esta história nos mostra a dádiva que é a vida! Como é incrível desfrutar deste mundo, e mais do que isso, como é libertador a ideia de que temos apenas uma vida para fazer o melhor que podemos.

Primeiro, ele te ensina a aproveitar a estadia neste mundo, e deixar sua marca, para que outras gerações desfrutem dos pequenos pedaços deixados por você. E depois, você pensa, que mesmo que exista outro mundo e outra vida, o que importa mesmo é essa magnífica oportunidade de estarmos aqui, no lugar em que estamos, convivendo com quem convivemos, na hora que é agora! E se nossa única chance for mesmo essa aqui, que seja deliciosa! Que seja proveitosa! É preciso aproveitar a vida, não só por nós mesmos, mas pelo mundo. Talvez, nosso corpo e nossa alma sejam finitos, ou então, nossa alma pode simplesmente mudar para outro mundo, e nunca mais voltar. Pode ser até que ela volte. Mas a vida é tão rara!

A única certeza que temos é que existem dois caminhos para nos tornarmos imortais: através de nossos pensamentos, e através de nossas ideias.
Estes serão nossa parte eterna, o que ficará para que outros deem continuidade ao que começamos. E pensar nisso, é absolutamente incrível! Você encontra mais um motivo, que não seja sua família e as pessoas que você ama, para fazer a diferença. Você encontra o poder dentro de você!!!

E enfim, eu descobri a magia! Passei uma vida inteira, acreditando em coisas que faziam diferença em mim e só agora, senti o verdadeiro poder que tenho!
Claro que este livro, entrou para a lista dos meus preferidos!

Acredito que o mundo inteiro deve lê-lo. E se eu pudesse descrevê-lo em uma palavra, eu diria: LIBERTADOR!!!!


“ Toda manhã vocês se levantavam e saíam para o trabalho. Na verdade, porém, vocês nunca estiveram de fato acordados. Pode ser que vocês tenham visto o sol, a lua e as estrelas no céu, e também tudo que existe a move a Terra... mas vocês nunca viram todas essas coisas como elas realmente são. No caso do Curinga é diferente, pois ele veio ao mundo com o defeito de ver coisas demais e de todas elas em profundidade!"

E vocês, já leram "O dia do Curinga"? Conta pra gente as impressões de vocês! =)

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Pit Larah |  Facebook - FanPage - Projeto
Autora do livro "Tribo do Amor", estudante de Pedagogia, dona da fanpage "Da tribo do amor" e idealizadora do projeto "Clube Literário Palavras ao Vento". Valenciana de coração, hiperativa por natureza, viciada em livros e séries, exageradamente intensa, um verdadeiro desajuste!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Nossa, fiquei morrendo de vontade de ler esse livro agora! Fiquei muito curiosa!
    Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse é meu livro favorito! Recomendo muito a leitura! Quando ler, conta pra gente o que achou! ;)
      Beijos!!!
      Pit Larah

      Excluir
  2. Não conhecia o livro e fiquei bastante curiosa!
    Adorei a resenha e o blog. Parabéns...

    Um beijo!
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando alguém se interessa pelo meu livro favorito! ;)
      Obrigada pela visita!
      Bjus!
      Pit Larah

      Excluir
  3. Amei a resenha!
    Comecei a ler O mundo de Sofia, mas tive que devolver na biblioteca. Comprei e pretendo ler em 2015, mas achei ele meio completo e arrastado.
    O dia do curinga parece ser menos monótono, mas ainda assim cheio de boas lições pra vida.
    Desejando!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo de Sofia me deixou louca! Precisei lê-lo durante as férias e me dedicar exclusivamente a ele! Ele é maravilhoso! Mas O Dia Do Curinga, foi muito importante pela fase em que eu estava vivendo! Um metamorfose que contou com um baita empurrão desse livro!
      ;)
      Beijos, Pit!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©