terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sons do Brasil #03: MATO GROSSO

Tô de volta, galerê! Tudo sussa?

Sou eu mesmo, Vic Lima, com mais um episódio da nossa coluna musical aqui do blog. 

Mas então vamos lá... Deixem eu me atualizar! 3ª semana do "Sons do Brasil", correto? Isso, mesmo! Já tivemos CEARÁ e RORAIMA! PS.: Vou deixar o link deles no final aqui da postagem pra aqueles que ainda não viram ou começaram a acompanhar agora o quadro!

Está no ar, mais um:





E nessa nossa 3ª semana, o estado que foi sorteado pertence à região centro-oeste do país. Sabendo que eles tem por limites, Amazonas e Pará (ao norte); Tocantins e Goiás (ao leste); Rondônia e Bolívia (ao oeste); e Mato Grosso do Sul (ao sul, obviamente), fica fácil descobrir de onde estamos falando não é?

Não seja um "pongó", e nem fique "jururu" se você não sabe de quem estamos falando! Às vezes é bom a gente "levar nos cornos" pra brincadeira ter graça! Mas vamos deixar de "moage" e revelar logo de quem a gente tá falando. O estado dessa semana é...


MATO GROSSO!


Podemos considerar a música típica do Mato Grosso bem rica, se levarmos em consideração, que ela recebe influências de origem africana, portuguesa, espanhola, indígena e chiquitana (de raiz boliviana), tendo dado origem ao rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos.

No nosso top 10, você também vai ver de tudo, pode ter certeza disso. Vamos começar?

Para começo de conversa, não poderia ser diferente. Teria que trazer algo que é um estilo que anda bastante em alta, em MT: O Sertanejo Universitário. E o escolhido para representar o estilo, foi um músico autodidata mato-grossense que toca violão, viola, guitarra e chega no mercado fonográfico com todo gás. Estamos falando do Gusttavo Fernandes! E o hit que escolhemos foi "Ela tá que tá"!


Dando seguimento, trouxe mais um estilo que está fazendo muito sucesso não só na região (diga-se de passagem) mas em vários estados brasileiros: o Pagode. "Cadê você", foi a canção escolhida desse grupo que, segundo eles, possuem um diferencial: Energia, brincadeiras, e muito alegria em suas apresentações. Estou falando do Grupo Kade!


Ah, você gosta de curtir uma vibe mais relax? Aqui tem uma boa pedida pra você também! É o som da banda La Rica! Vem curtir o reggae "Flor de Jasmim"! É só deitar, clicar no play e entrar na vibe...


Mas se você preferir algo com mais swing, ginga e molejo, uma boa dica é a pegada soul da banda Mandala Soul! Achei uma bio sensacional do grupo, saca só: "A música consegue se entranhar na realidade da gente e ainda por cima incindir cores, mas a Mandala Soul tem uma propriedade curiosa: Além de ressoar cores e combinações inimagináveis, consegue ser singular em difundir este estilo por aqui!" Vem curtir esse hit sensacional, que é bastante conhecido, e me fez me tornar fã dos caras na primeira vez que ouvi: "Vibração".


Seguindo, resolvi trazer para vocês o Pop/Rock da linda Denise Salles! Posso fazer um adendo: Essa voz! *_______________* Vocês vão entender quando ouvirem... Então, a música escolhida, que intitula o álbum em que ela faz parte, é "Palavras Não Bastam"!

 
Atenção: A música a seguir não é recomendada para aqueles que estão sofrendo de amor! Por quê? Se você tiver passando por isso e ouvir, não me responsabilizo! Hahaha Versão da canção "More Than Words", da banda Extreme, "Mais Que Palavras", foi escrita pela dupla Dois a um (composta por Ivan e Beto). Vem curtir!


Já que estamos na linha do Sertanejo, vamos seguir com ela! Por hora, com o arrochanejo dele que é uma das grandes promessas do sertanejo universitário mato-grossense: Henrique Costa! "Então Se Joga" e vem curtir!


Agora, mais um grande representante do pagode de MT: Grupo Aprontaê! Sob a produção do famoso Rodriguinho, do grupo Os Travessos, os mato-grossenses do Aprontaê vem ganhando um enorme espaço no cenário musical do estilo! O hit que escolhi da banda, foi "Ela Sabe Provocar"! Escutem aee e caiam no samba!


"Com uma pegada forte e vibrante, o grupo Arena Country interpreta o melhor do country, sertanejo e arrastapé, com muita animação, pra ninguém ficar parado!" Depois de uma bio dessa, não há mais nada o que comentar sobre o som da Arena Country, né? Vem curtir: "Festa do Sinal"!

/

Achou que não teria mais sertanejo por aqui? "Olha o meu dedinho pra você! Hãn hãn" (8) "Olha O Meu Dedinho", sucesso da dupla Tom e Arnaldo, além de fazer a linha forte do sertanejo universitário, ainda mistura elementos de música eletrônica! Saca só no que a mistura:


É isso meu povo, ficamos por aqui com mais uma edição do "Sons do Brasil"!

Ahhh... Quase iria me esquecendo! Pra galera que perdeu as edições anteriores (Ceará e Roraima) tá aqui o link pra vocês acompanharem!

- Ceará: http://aquelaepifania.blogspot.com.br/2014/12/sons-do-brasil-1.html
- Roraima: http://aquelaepifania.blogspot.com.br/2014/12/sons-do-brasil-2.html

Até semana que vem! :3

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. AMEI as escolhas! Super representou meu Estado! S2

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©