quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Sons do Brasil #1: CEARÁ

E aee galerinhaa! Tudo certinho?

Essa semana estava eu conversando com a Sue Muniz, pensando em quadros novos para a coluna de música... 

Eis que surgiu a ideia de realizarmos uma pesquisa em meio a todo o material musical do país (que não é pouco, diga-se de passagem) e selecionarmos um Top 10 por estado, com músicas e artistas de todos eles!

"Vai dar trabalho?" MUITO!

"Vocês são loucos?" MUITO! Um pouco! rs

O intuito do quadro é apresentar o quão rica é a musicalidade do nosso país, trazendo um pouco do que cada estado nos proporciona, e chega até a ser desconhecido por grande parte das pessoas, levando em consideração vários aspectos: distância, falta de investimento nos trabalhos desses artistas, dentre outros.

Como aqui com certeza há leitores do país inteiro, haverão artistas/bandas e/ou canções que alguns conhecem ou já ouviram, mas o intuito é unificar esse conhecimento, e trazer para todos essa cultura musical esplêndida que há em nosso país.

Fizemos um sorteio com os 27 estados, e a partir desse sorteio, onde ficamos com uma ordem aleatória, a cada postagem iremos trazer um Top 10 por estado, com o material musical que foi pesquisado por nós!

Vem curtir o novo quadro da coluna de música aqui do blog, que se chama:



E pra estreia do quadro, temos "ele", que está localizado na região nordeste do Brasil, faz limites com o Oceano Atlântico, ao norte; ao sul com o estado de Pernambuco; a leste, com os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba; e a oeste, com o estado do Piauí...

CEARÁ!


O gênero musical mais identificado com o Ceará é o forró, em suas variadas formas... Porém, nem só de forró vive o cenário musical cearense! E disso vocês terão certeza agora!

Nossa primeira escolha para o top 10, é um cantor e compositor cearense de MPB que, como ele próprio se intitula, "faz da verdade o seu modo de fazer música": Paulo Kalu! E a single que escolhemos dele, é de parceria conjunta a Deco Honorato, e chama-se "Tatuagem"! Vem conferir esse violão, junto a essa voz grave e com picos de xote em partes que me chamaram atenção de um jeito indescritível... "Vem alinhar seus planetas com os meus | desenrolar seus cabelos nos meus..." (8)


É claro que não poderia faltar o Forró Universitário! E para representá-lo, escolhemos essa linda que canta e encanta muito: Monique Pessoa! :3 É hora de afastar os móveis, puxar seu par e dançar agarradinho ao som de "Oh Meu Amor"!
 

Numa vibe mais alternativa, trouxemos para vocês, o som incrível do Riccelly Guimarães! Apenas ao som do seu violão, com uma linha mais desplugada e acústica, venham curtir sua composição, "Quintal de Memórias". "Deixe minha voz andar | Minha vó dizia que o terreiro já tá pronto pros meninos brincar..." (8)


Partindo pra uma linha mais regional, apresentamos agora para vocês, todo o requinte, doçura e simplicidade do grupo Zabumbeiros Cariris. "Louro de Fogo" é uma ótima pedida pra todos que curtem uma raiz nordestina, com todos os elementos que o estilo pede: triângulo, zabumba, pífanos...


Ainda na linha regional, agora trazemos "A Felicidade do Balão" do grupo Batuta Nordestina! Esse, assim como o anterior, tem muitos elementos regionais: triângulo, zambumba... Mas a presença da sanfona é tão forte, que não poderia faltar aqui! Isso sem contar na pegada de "quadrilha" que tem a canção, que faz com que o corpo venha a se mexer por vontade própria!


Vamo mudar a linha musical então? Que tal uma linha de reggae?! Essa é a pegada que propõe o Andread Jó! A single que escolhemos para vocês, chama-se "Meu Clamor" e apresenta toda essa vibe e flow! Vem curtiir...


E pra quem curte uma linha de samba-rock, há espaço aqui também! E para representar o estilo, trouxemos o som da Groovytown! Venham curtir todo o gingado, swing e malícia de "Minha Preta" que me ganhou de um jeito indescritível! "Ela chega como quem nada quer | E já leva a paz de quem tiver..." (8)


Faz um bom tempo que eu não me deparava com uma letra tão incrível e inteligente como a de "Sarah", do Tom Drummond! Confesso que viciei nessa canção de um jeito que não consigo nem explicar pra vocês! Acho que por encaixar mais com o que eu escuto e gosto de cantar... Não sei ao certo! Só sei que é INCRÍVEL! Viciem-se... "Oh Sarah, e esse mundo que não sara, com o choro de ninguém..." (8)


Com uma vibe mais teen e pop, trouxemos eles que foram revelação no programa Olha a minha banda, do Caldeirão do Hulk: Geração Ypisilone! Se você curte canções do estilo, essa é uma ótima pedida, "Eu não vou desistir de ter você"!


Por fim, mas não menos importante, conheçam (para aqueles que ainda não conhecem) e deliciem-se (aqui siim, todos!) com a vibe experimental da Eletrocactus! Encerrando o nosso top 10 de hoje, o rock alternativo "Maracatunaíma"!


Espero que todos tenham gostado! 

Deixem suas opiniões, elogios, críticas, sugestões, (tudo isso e muito mais) aqui nos comentários! Tem algum som do Ceará que você indicaria para esse top 10? Chega mais e conta pra gente!

Até a próxima, com mais um "Sons do Brasil!"

Há braços! o/

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Achei a ideia incrível... Quero acompanhar muitoooo essa coluna e claro aguardar com muita ansiedade as escolhas do meu estado!! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©