terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Sons do Brasil #2: RORAIMA

Tamo de volta, galerinha! Como vocês estão?

Vic Lima no comando, logo hoje é dia de Música aqui na Epifania! E se é dia de música, é dia desse quadro que fez um grande sucesso em sua estreia na semana passada...






E para dar seguimento ao quadro, trouxemos um estado situado na região Norte do país. Ele que tem por limites a Venezuela ao norte e noroeste; Guiana ao leste; Pará ao sudeste; e Amazonas ao sul e oeste. 

Se mesmo com essas dicas, o "bicho" e/ou "bisonho" ainda não conseguiu acertar,  "véi", "paracatagraça" e leia de novo! Estamos falando de...


RORAIMA!


A música roraimense possui uma grande variedade de ritmos e harmonias. Sua origem remonta à variedade de etnias e povos que viveram e vivem no estado. Desta forma, há grupos de cantos indígenas e caboclos. A Escola de Música de Roraima é voltada ao ensino da música clássica e MPB. No estado é notável ainda os festivais de música que trazem uma demonstração da sua arte musical.

Você acha que vai ouvir um som "manjado", e acabar "morgando" aqui?! "Nem com o nojo!"... Você está completamente enganado. Se liga que as escolhas estão "top's".

Pra começar, "Para Tudo" o que você está fazendo, música do fenômeno do sertanejo universitário: Edilson Marques! Grande destaque do cenário musical roraimense, Edilson tem 10 anos de carreira, e a faixa fez parte da gravação do seu 1º DVD ao vivo:


Dando seguimento, trouxemos para vocês um som bastante alternativo... Venham curtir a singularidade do rock experimental "Maldita Ressaca", da galera da banda Veludo Branco.


E se você pudesse voltar atrás, lá no início, refazer tudo, reaprender? Você gostaria de fazer algo diferente? Faria algo novo? Ou deixaria e faria tudo do mesmo jeito? É essa a temática da canção "Recomeçar", da banda Liryos!


E a vibe agora é Pop/Rock! Esse é o som que se propõe a banda Garden, e com a canção "Ainda Ontem" isso fica muito evidente! Galera que curte o estilo, vocês vão se amarrar aqui! Ouçam:


A melhor sensação de montar esse quadro, é que na pesquisa você consegue encontrar sons de vários estilos e temáticas! Rap e Hip-Hop?! Tem aqui também, "Brazeeel"! Saca a vibe e o som da Gang do Rap, ou simplesmente GDR, com a canção "BC é BV"!


"E o cenário Hard Rock, não tem vez não, Vic?" Claro que sim! E o escolhido para representar esse linha musical de Roraima, foi a banda HAADJ, com a canção "Não Sei Dizer"! Venham curtir essa vibe underground!


E se há espaço para o Hard Rock, porque não para o Emocore? Essa é a linha da banda Insert! Nessa versão acústica e desplugada, só com voz e violão, da canção "Sétimo Mês", a vibe é perfeita pra quem curte som do estilo!


Como aqui na coluna há espaço para todos os estilos, trazemos para vocês agora o som do rock gospel da banda SL 16, que é bastante conhecida no cenário da música roraimense. Venha ouvir, "Não Vou Parar"!


Agora preciso dividir uma coisa para vocês... Na primeira vez que ouvi essa versão de "Save Me", da banda Hanson, feita pela banda AfterBloom, confesso que fiquei viciado! Nesse caso, vou ser totalmente parcial! A AfterBloom já ganhou um fã, assinante, seguidor, e tudo mais ... que é justamente esse que vos fala! Viciem-se:


Por fim, e com nome bem propício, vamos trazer a sofrência do arrochanejo de Pablo Carneiro: "Cabô o amor"! É hora de puxar o seu par e dançar coladinho, meu povo... "Cabô, cabô, cabô..." (8)


E aee? Curtiram?!

Deixem suas opiniões, sugestões, críticas, elogios, cartas, presentes, endereços... tudo isso nos comentários!

Ficamos por aqui, e até semana que vem! :3

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©