sábado, 10 de janeiro de 2015

Resenha | Águas Turvas (Helder Caldeira)

Editora: Quatro Cantos Páginas268

Sinopse: O jovem médico brasileiro Gabriel Campos decide fazer especialização em Worcester, Massachusetts, depois da morte dos pais. Justin Thompson, herdeiro de uma abastada família republicana de Holden, no mesmo estado, dirige uma rede de revendedoras de automóveis em plena crise econômica iniciada em 2008. A trajetória desses dois homens é permeada por um turbilhão ininterrupto de acontecimentos, que prendem irreversivelmente o leitor até o último parágrafo e constroem uma emocionante história de amor.

Quando recebi "Águas Turvas" da Editora Quatro Cantos, não fazia ideia do quanto ficaria envolvida com a narrativa intensa e inteligente de Helder Caldeira.

Nossa história começa com o brasileiro Gabriel Campos, ainda cursando Medicina, e passando por momentos difíceis - e violentos  - em sua vida pessoal. Ao fim de seu curso, resolve vender o sítio que fora de seus pais e mudar-se para uma cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, a fim de fazer uma desejada especialização.

Em sua chegada, já nos primeiros minutos em terras americanas, uma "trombada" inusitada, coloca-o diante de Justin Thompson, influente presidente de uma revendedora de automóveis.

"Sem o tempo e sem o espaço. Sem sons ou quaisquer palavras. Apenas aqueles dois homens. Apenas aqueles dois corpos, tal qual o Céu e a Terra aguardando um dia de tempestade para que um raio faça a união. Naquele momento, cada coração já emitia seu próprio trovão." - pág, 78

A partir daí, encontros e desencontros tornam-se presentes na vida dos dois. 

Uma sequência de coincidências contribuem para que os personagem sejam interligados, trazendo mistério, suspense e emoção, sempre muito bem dosados, para nossa leitura. Sendo um ponto alto do Romance, os personagens bem construídos, cada qual com sua própria trama, contribuindo para que o envolvimento do casal protagonista torne-se ainda mais atraente.

Os personagens que permeiam a vida de Gabriel e Justin são imperfeitos, tais quais qualquer ser humano. E são justamente suas falhas que edificam a obra!

É possível torcer por vários personagens, desejar finais para cada um, emocionar-se com vários deles, sem perder o foco no romance puro, verdadeiro e impetuoso que vai solidificando-se ao longo do livro.

Em certos momentos, senti um certo incômodo com algumas escolhas tomadas por determinados personagens. No entanto, rapidamente prossegui a leitura com a consciência de que tais ações apenas fortaleciam o melhor do livro: o fato de tratar-se de um enredo realista, bem longe de Contos de Fadas comuns.

"A verdade não liberta. Ela apenas modifica nossas relações com os outros e com o mundo. Em geral ela é triste e fria." - pág, 201

Após 211 páginas de leitura, soltei as lágrimas que já vinha prendendo há muito tempo. Se não percebesse as outras seguintes, poderia dizer que ali teríamos o final. Mas o autor nos surpreende com mais 57 folhas de reviravoltas e desfechos que não nos permite desviar os olhos um minuto sequer.

"Águas Turvas" me fez companhia durante três madrugadas em uma leitura extremamente envolvente.

Outra particularidade da obra, é o fato da mesma possuir trilha sonora. Em vários momentos, diferentes cantores e bandas são citados, muitas vezes acompanhados de um trecho de sua canção no idioma original. Pearl Jam, Coldplay, Bee Gees, Adele e outros, são alguns dos quais o autor faz referência. Fiquei arrependida de não ter anotado todos e montado uma playlist aqui para vocês, mas realmente não pensei nisso durante a leitura, tão envolvida eu estava!
Com certeza irei relê-lo mais para frente, aí farei isso! =)

O livro é repleto de trechos que nos levam a refletir. Isso fez com que eu sinalizasse várias passagens. Deixei alguns quotes para vocês aqui, mas fiquem atentos às nossas redes sociais pois estamos preparando algumas imagens com outras frases que merecem ser registradas! 

"O tempo é um cruel aliado dos sentimentos mal resolvidos." - pág, 155


Já conheciam o livro? Contem pra gente o que acharam!
Beijos e até a próxima!



Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Eliza Alvernaz |  Twitter - Skoob
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©