segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Resenha | Extraordinário (R. J. Palacio)

Editora: Intrínseca Páginas320

SinopseAugust (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Provavelmente vocês já leram mil resenhas sobre "Extraordinário" por aí. O livro virou "modinha" de 2013 pra cá e 'pipocou' nas redes sociais e, principalmente, nos Blogs Literários.

Tenho muita resistência com livros que ficam tão famosos. Acabo criando expectativas por conta de tanta repercussão e, como já me frustrei muitas vezes por conta disso, opto por não ler no "calor do sucesso".

Geralmente fujo de sinopses também, mas acabei lendo a deste livro dia desses, sem querer. E este foi mais um motivo para eu deixar a leitura para depois.

Quis tentar "esquecer" a sinopse antes de me envolver com o livro mas, como isso não estava acontecendo, iniciei a leitura nos últimos dias do ano. 

Com a sinopse, tive uma ideia pré-concebida da história. Imaginei um enredo engessado em torno de um menino com uma deformidade facial, que nunca havia estudado, sofrendo horrores no novo colégio com os novos colegas. Um roteiro bem clichê abordando bullying e nos fazendo chorar a cada frase.

Como é grande o número de resenhas por aí, entreguei-me à leitura sem pretensão alguma de trazê-la ao blog depois.

Mas é praticamente impossível passar pelas 318 páginas de "Extraordinário" e não querer dividi-lo com o mundo!!! Sendo assim, tomei emprestado o título da nossa colaboradora Pit Larah e, mesmo não resenhando-o devidamente, resolvi não me privar de dividir minhas sensações com vocês! <3

O primeiro ponto super positivo no livro é o fato de, nem de longe, ser uma lição de moral dessas 'mastigadas' prontas para que o leitor apenas engula. A leitura é deliciosa e nos faz percorrer suas páginas com suavidade e delicadeza.

A autora foi genial em cada detalhe do livro, desde a maneira como a história nos é apresentada, até a construção de cada personagem.

Tudo desenhado de uma forma inteligente, amarrando um detalhe ao outro e tornando a história ainda mais envolvente.

Em "Extraordinário", a história é narrada pela perspectiva de vários personagens, o que nos dá diferentes visões de um mesmo fato. Dessa forma, nos surpreendemos com cada um deles a todo instante. Percebemos que alguns podem não ser tão maus quanto parecem, e que um mesmo acontecimento pode ter sentido e/ou objetivos diferentes, de acordo com quem está envolvido.

Ao termos as perspectivas de cada um apresentadas pelos mesmos, nos aproximamos de uma forma muito mais intensa de cada personagem. Algo que não aconteceria nessa proporção, caso tudo fosse narrado por nosso protagonista. Eu, por exemplo, me apaixonei pelo personagem Jack. Arrisco dizer que é meu preferido dentre todos!

R.J. Palacio conseguiu construir um protagonista com várias deformidades em seu rosto, que assusta a maioria que o vê, que não frequentou um colégio até seus 10 anos de idade e precisa lidar com o preconceito diariamente na sua vida, sem cair no dramalhão. Auggie é apaixonante, inteligente, divertido e amável.

O livro retrata a forma natural com que ele muda a visão de vários colegas sobre si mesmo. Como relações são construídas e desconstruídas no dia-a-dia.
Valores ficam aparentes. Ações nos fazem refletir. Um filme passa pela cabeça e acho difícil alguém passar imune por essa incrível história!


Quando criei o Blog e resolvi fazê-lo, em parte, literário, a única certeza que eu tinha é que não iria dar estrelas, ou notas para os livros lidos. Por motivos vários que qualquer hora comento aqui... No entanto, esse vale o registro: Extraordinário é 5 estrelas!

"Nós não precisamos de olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós." Pág. 233



Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Eliza Alvernaz |  Twitter - Skoob
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Acho que sou a única pessoa no mundo que ainda não leu esse livro. Pois é, querida. A coisa tá feia. Além de não ter um exemplar, tenho medo de me decepcionar, já que é tão comentado. Muito bacana você dividir o que sentiu com a leitura. As vezes, nós, blogueiros literários, ficamos tão preocupados em resenhar um livro que acabamos nem dividindo com os leitores os sentimentos que a obra nos proporcionou. Respondendo a perguntinha que fez no meu blog, não fiz nenhum post sobre escolha de nomes para bebês, mas gostei da ideia ;)
    Um grande beijo

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lary, as vezes é bom apenas compartilhar nossas sensações, sem preocupação de resenhar! Que bom que gostou! E vou ficar atenta caso o post saia! :) Beijinhos.

      Excluir
  2. Eu também tenho resistência a livros da moda hehehe Esta semana mesmo encomendei este livro no Avon e estou bem ansiosa para ler quando chegar. Parece bom e de muitas lições ^^
    Boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Maria Eduarda! Você não irá se arrepender, certeza!!! :) Depois conta pra gente o que achou! Bjoos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©