sábado, 17 de janeiro de 2015

Resenha | Os 13 porquês (Jay Asher)


[ AVISO DE GATILHO: suicídio, estupro, abuso psicológico-emocional-físico, bullying ] 



Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Número de páginas: 256

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



Olá tudo bem? Vamos conversar sobre "Os 13 porquês"!


Um livro que nos revela a importância do carinho em doses homeopáticas. O impacto que a história de cada um pode ter sobre quem cada um se torna.

Bullying, estupro e suicídio. Um livro polêmico e forte que promove debate para todas as idades. Imprescindível leitura para todos os adolescentes, por se tratar de um tema mais presente do que imaginamos!

Apesar de se tratar de um tema jovem adulto, o livro é altamente chocante, trágico e angustiante, porém necessário! Com personagens realísticos, essa história nos apresenta o mundo subjetivo de um suicida. As razões que levam as pessoas a tomarem certas atitudes e a falta de reação e inércia de quem se aceita no papel de vítima!

Após se suicidar, a história e os motivos de Hannah vêm à tona. Clay recebe fitas K7 em que ela conta seus motivos e ele é um deles.

Aos poucos, vamos percebendo como pequenas coisas empilhadas podem construir uma avalanche na vida das pessoas. O autor nos envolve de uma tal maneira, que temos a nítida sensação de que conhecemos Hannah e que de alguma forma poderíamos fazer algo por ela. E quando a leitura termina, percebemos que talvez, existam várias “Hannahs” ao nosso redor, e que nunca nos demos conta. Quantas pessoas carregam pequenas dores que as envenenam diariamente? Quantas pessoas clamam por socorro sem gritar, nos mostrando sorrisos lindos, aparentando ser pessoas muito resolvidas, poderosas, de auto estima incontestavelmente elevada!

Cada um encara as experiências da vida de um jeito. E cada atitude impensada ou nossa falta de coragem, podem desaguar em um rio de desespero! E nunca sabemos qual será a última gota que fará tudo transbordar! Não temos como saber o que pode ser um caminho sem volta. Percebemos como os rótulos podem ser facilmente incorporados a quem somos! Eles nos confundem, e às vezes, a pressão é tanta, que fica mais fácil sermos quem as pessoas esperam.

E é por isso, que Hannah nos ensina, ou apenas nos lembra de que precisamos tratar o outro com delicadeza, ter cuidado ao olharmos nos olhos, para enxergarmos que aquela pessoa não surgiu na nossa frente do nada. Ela possui uma história, que a transformou até esse momento.

Incrível, como terminamos a leitura como se tudo aquilo que lemos, agora passa a fazer parte da gente! E faz mesmo, uma história impactante, com personagens tocantes e inesquecíveis!





Pit Larah - Autora do livro "Tribo do Amor", estudante de Pedagogia. 

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi :) Tudo bem?
    Faz muito tempo que quero ler esse livro e decidi que não passará de 2015. Há muito que quero ler um livro que fala sobre o suicídio e penso que Os 13 Porquês seja dos melhores livros com esse tema.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessie,
      Me disseram que A Lista Negra é ainda mais impactante! Não posso afirmar, porque ainda não li. Só posso dizer que Os 13 Porquês mexeu muito comigo!!!
      Beijos Coloridos, e boas leituras!!!

      Excluir
  2. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que não sabia do que a história se tratava. São temas realmente bem polêmicos, não é? Parece que o intuito foi, através do choque, retratar a realidade.
    Adorei a resenha e vou colocar o livro na minha listinha de leituras :)

    Beijos,
    http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você começa a ler, e as coisas não fazem muito sentido! Mas tudo junto, fica gigantesco!!!

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha *0* Não sabia que era esse o assunto do livro. Agora eu fiquei com vontade de lê-lo.
    Realmente, existe várias "Hannahs" ao nosso redor, às vezes eu fico assustada com a forma de como a sociedade está cada vez mais... Não sei a palavra certa, mas decadente, se você me entende. Digo isso na forma de como as pessoas fazem bullying com as outras.
    Com certeza o livro entrou na minha lista!
    ~Seguindo o blog~
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Fico feliz em saber que ele entrou para sua listinha! Bjus coloridos!!! <3

      Excluir
  4. Adorei a sua resenha e faço das suas as minhas palavras. É bem impactante mesmo e reflexivo, faz a gente ter um outro olhar ao observar as pessoas que nos rodeiam. Será que a gente não tem alguma Hanna por perto e não sabe? Fiquei com essa indagação ao término do livro. Mas como você disse é um livro necessário também, justamente por essa reflexão.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©