terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sons do Brasil #4: MARANHÃO

Após uma pausa para o período de festas do fim de ano, estamos de volta com mais um episódio do Sons do Brasil aqui no blog!

E eu, Vic Lima, voltei junto com a coluna musical! Sim, a chefia renovou o contrato deste que vos fala! Obrigado, chefa! (Não, não estou puxando saco!) ... (Mentira, estou mesmo!) :P

Sentiram saudades?! Espero que a resposta seja siim! hahahaha

Então, onde paramos?! Ahhhh... tivemos alguns posts no quadro antes da parada não é mesmo?! (Você pode ver, rever ou relembrar nossa seleção do Ceará, Roraima e Mato Grosso, clicando nos nomes dos estados!)

Está no ar, mais um episódio do nosso:




O sorteado para essa semana é mais um estado nordestino, que tem por limites três estados brasileiros: Piauí ao leste, Tocantins ao sul e sudoeste, e Pará ao oeste; além do Oceano Atlântico ao NORTE.

Quem será? Você sabe, meu colega? Não vale marocar, hein?! Marrapá! Não seja um bocó e/ou se arrelie... Vamos parar de intocar o mistério dessa semana! 

Negada, estamos falando do...

MARANHÃO!!!


A história da música contemporânea maranhense é fortemente marcada pela influência das culturas indígena, africana e portuguesa. Suas composições retratam a riqueza rítmica e histórica da cultura popular da música tradicional.

E no nosso top 10 dessa semana, vem com tudo! Simbora curtiir!

Já iniciaremos de jeito sensacional! Trago e apresento (àqueles que não conhecem) à vocês, o som alternativo do Phill Veras! Confesso, não poderíamos começar de maneira diferente... "Sorriso Ao Sono", faixa que abre o novo álbum de Phill, denominado Carpete (2014), chegou à mim de uma maneira tão ímpar, que já me fez virar fã desse cara!

Seguindo então, trouxe para vocês o Pop/Gospel da galera do Ministério Som do Alto! "Novo Sol" é daqueles sons que você se impressiona só de ouvir a primeira estrofe da canção. Vale muito a pena curtiir! "Hoje, eu vivo aqui pregando a paz!" (8)


Deixa só eu avisar antes... Se vocês nunca ouviram o nosso próximo artista, preparem-se para conhecer uma das melhores vozes que vocês já pensaram em ouvir! A Aline de Lima possui uma voz sensacional que me ganhou de um jeito que nem eu mesmo sei explicar... Ouçam "Canto Morno"!


Seguindo, temos a vibe reggae da banda Kazamata! A canção escolhida foi "Quem é de Deus", que traz o feat com o mito do cenário do reggae mundial, Cedric Myton, no início do vídeo. É só sentar, dar play e curtir essa canção sensacional!


Quebrando um pouco e fugindo ao que todos esperam, trouxe o som da galera da banda Soulvenir, que se propõe a apresentar canções em inglês, em pegadas de Rock Alternativo, Eletrônico e Lounge. "Enigma" faz parte do último álbum da banda lançado em 2014.


Pra quem curte algo mais experimental e alternativo, apresento-lhes o som "Jovem Tirano Príncipe Besta", do compositor maranhense Leonardo Campelo Gonçalves, que atende pelo pseudônimo de Negro Leo! Vem curtiir!


E para agora, eu trouxe um nome bastante conhecido no meio da nova MPB! Colecionando passagens por programas de tv e apresentações com grandes nomes da música nacional, como Luiz Melodia, Almir Rouche, e o saudoso mestre Dominguinhos, e cantando a canção "Bambayuque", do também maranhense, Zeca Baleiro, encantem-se com a linda Flávia Bittencourt!


Para representar o rock maranhense, escolhi a banda Farol Vermelho! "A Farol Vermelho é uma banda de rock'n'blues brasileiro e sem frescura, que tem influência dos sons dos anos 70 e 80, e flerta com baladas, grooves, funks, punks e progs", são assim que se definem. Com a canção "Tantas Palavras", saquem o clip desta faixa que faz parte do álbum de nome homônimo à banda.


Uma pausa agora... Preciso confessar o quanto sou fã do artista que vem a seguir! Pra vocês terem noção, eu posso ouvir 467151267315293781 vezes essa mesma canção e nunca cansarei, e digo mais, cantaria junto todas essas vezes! Com vocês, o mito excepcionalmente sensacional, cantando "Beija-Flor", que é uma das músicas mais lindas que eu já ouvi na vida inteira: Carlinhos Veloz!


E é óbvio que não poderíamos terminar o nosso top 10 Maranhão de outro jeito, se não com o bom e rejuvenescedor Reggae! E o escolhido para encerrar essa semana, são eles que não param de se reinventar e conseguir mais fãs em todo o cenário musical: Tribo de Jah, cantando "Is This Love", do mestre Bob Marley!


Curtiram o top 10 desta semana? Deixem suas impressões nos comentários!

Ficamos por aqui e até a próxima, com mais um Sons do Brasil!

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Retribuindo o carinho e a atenção que você deixou no meu blog.
    Sempre que quiser volte lá.
    Também curti muito o seu blog.
    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carmen! Com certeza voltarei!
      Bjoos

      Excluir
  2. Olá, parabéns pelo blog!
    Belas músicas!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, Morgan!
      Visitaremos sim, com todo prazer!
      Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©