terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sons do Brasil #5: ACRE

Hoje é Terça-feira? Então como geral sabe, é dia de coluna musical aqui no blog! #TodosVibram

E se é dia de coluna musical, é dia de...



Dando continuidade ao nosso quadro, hoje temos um estado do norte do país. Limitando-se pelos estados de Amazonas ao norte e de Rondônia ao leste, além de fazer fronteira com a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e ao oeste, podemos dizer que o nosso sorteado é um tanto quanto polêmico em relação a sua existência!

Ficou fácil né?! É óbvio que estamos falando do:

ACRE!!!


Antes de qualquer coisa, preciso fazer um adendo: Para aqueles que acham e/ou duvidam que o Acre não existe, preparem-se para surpreender-se com o top 10 dessa semana! A qualidade está incrível!

Vamos começar então?!

Pra início de conversa, já vou 'quebrar a perna' de um monte gente, com o artista que trarei aqui! Isso mesmo! Pra você que ainda não sabia, trago-lhes um dos maiores mitos da música brasileira, e que por sinal, é acreano sim! E com muito orgulho! Com sua instrumental band, o mestre João Donato, com a canção "A Rã", parceria dele com ninguém mais, ninguém menos que Caetano Veloso!


E quem disse que o João Donato é o único BOOOOOM de hoje? Já vamos soltar outro, porque sim! Sabem o hit "Falsa Alegria" (Samba-canção imortalizado na voz de grandes mestres e representantes do estilo no país)? Pois bem, ele é do acreano Sérgio Souto! Deliciem-se à vontade:


Seguindo, trago para vocês o som da banda Camundogs! Como os próprios definem-se, "A Camundogs é uma banda de rock independente que leva consigo a bandeira da música urbana feita no meio da Amazônia." Com vocês, "O Termo"!


Imaginem um guitar hero junto a um performático e talentoso vocalista, um drumm hero sensacional e um bass man cheio de pegada. Imaginaram?! Pois bem! Seria impossível não mencionar aqui a qualidade e energia do regional com o contemporâneo som "Bluesão Rosa", da banda Mapinguari Blues!


E já que estamos na linha da imaginação, o que vocês acham que daria a mistura de um rockeiro, um sambista, e um historiador? Após o lançamento de um álbum e uma ótima aceitação nas redes sociais, a banda Euphônicos resolveu levar a sério o negócio! Trago deles para vocês a canção "Por Acaso"! Curtam muitoo!


Quebrando e indo para um linha totalmente diferente, trouxe para geral o beat marcado e compassado fortemente pelo rufar das alfaias, toque dos agôgôs, e swing dos agbes da Tambor de Fulô! Venham curtir o maracatu, meu povoo!


Então vamos à "banda que colocou o Acre no mapa da música pop/rock brasileira" por hora, segundo os mesmos se definem! Estou falando da banda Los Porongas! Começando a se apresentar em circuitos de festivais independentes, logo chamou a atenção da crítica especializada, e é óbvio que estariam nessa lista! Para vocês, "Espelho de Narciso"!


Indo para uma linha mais death/trash ou metalcore, apresento-lhes o som da Hylidae! A faixa que escolhi foi "Bleeding Out", que faz parte do álbum/debut Promiscuous World, e certamente os fãs e adeptos do estilo ficarão fervorosos ao ouví-lo!


Por hora, trago para vocês uma parceria que me chamou tanta atenção, que eu não sei explicar porquê! Acredito que por seu estilo e elementos que o compõe: É acústico ao violão, com uma letra inteligente, uma voz que cativa... Ouçam "Navio Negreiro", composição de Rodolfo Minari, e interpretada por Clara Paixão!


Por fim, porém não menos importante, e encerrando o #Top10 Acre, trago para vocês o som alternativo da banda Os Descordantes com sua canção "Enquanto Puder"! E deixarei eles se definirem, porque sim! "Descordo. Classe gramatical: Substantivo Masculino. Possui 8 letras. Possui as vogais 'e' e 'o'. Possui as consoantes 'c', 'd', 'r' e 's'. Escrita ao contrário: odrocsed. Significado: Poesia trovadoresca, em que o poeta lamentava alguma paixão não correspondida. Com sua licença, 'Os Descordantes'."


Bom, é isso meu povoo! Esse foi o nosso #Top10 Acre! 

Deixem suas opiniões, críticas, elogios e afins nos comentários! É muito importante para nós esse retorno!

Perdeu ou quer rever os estados anteriores? Já tivemos Ceará, Roraima, Mato Grosso e Maranhão por aquii! (Clique nos nomes dos estados para conferir!)

Ahhhh... Antes que eu me esqueça! Deixarei uma dica sobre o estado da semana que vem!

Esse estado "continua lindo"! *____*

Até semana que vem!

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Que demais essa ideia de viajar o Brasil e trazer musicas de diferentes regioes.
    Adorei mesmo.
    beijos
    www.followcintia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cê não tem noção do tanto que coisa nova que a gente consegue 'fuçando' as músicas dos estados, Cíntia!
      Obrigado pela visita!
      Beijo

      Excluir
  2. Uau, só música boa! Adorei a seleção! Vou procurar conhecer mais sobre esses artistas.
    Beijão!

    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha curtido, Andressa!
      Procura sim! A galera é muito boa e o som deles vale muito a pena ouvir! Não vai se arrepender!
      Beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©