terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Sons do Brasil #6: RIO DE JANEIRO

E galerinhaa! Coé, tudo beleza?

Como geral sabe, hoje é terça-feira, logo, dia de coluna musical aqui no blog, com esse que vos fala: Vic Lima!

Estamos de volta com mais um episódio do meu, do seu, do nosso:



Pra quem perdeu o episódio da semana passada do nosso quadro, o Top10 Acre, eu deixei no final do post uma pequena dica de qual seria o estado dessa semana! Quem pegou a charada, se ligou na hora!

Foi algo do tipo: "Esse estado ainda continua lindo..."

Pois bem, vamos então explanar mais sobre esse estado!

Primeiro representante da região Sudeste aqui no quadro, esse estado limita-se ao leste e sul pelo Oceano Atlântico, ao norte e ao noroeste por Minas Gerais, ao nordeste pelo Espírito Santo, e ao sudoeste por Sampa. 

Ficou fácil né? Óbvio que estávamos falando do...

RIO DE JANEIRO!!!

Terra da Bossa Nova, do Samba e palco principal do estrondoso sucesso que é o Funk Carioca, confesso que deu trabalho pra fazer esse top 10. 

VEEEEEEEY, é muita coisa boa, muito artista de qualidade, muito som que todo o mundo precisava ouvir... Foi uma tarefa árdua, mas aos trancos, barrancos e pesares - e com uma ajuda da nossa linda, sensacional e espetacular, chefa suprema, Eliza Alvernaz (Puxo o saco mesmo! Me deixem! HAHAHAHA) -, cheguei à um consenso comigo mesmo do que trazer pra vocês.

Então, vamo lá?

Pra início de conversa, estamos chegando em fevereiro, pertinho do Carnaval (VEM CARNAVAL! *___*), e com essa temática em seu título, resolvi abrir o top 10 Rio com "Triste quem só é feliz no carnaval", desse artista que eu não conhecia até então e só de ao ouvir à primeira vista vez e reconhecer um toque de alternativo e experimental do Los Hermanos, já me tornei um fã árduo: Feroli!


Seguindo, resolvi trazer o sambalanço, hip-hop e swing de um grupo lá do Vidigal, formado por ninguém menos que Marcello Melo Jr., Jonathan Haagensen, Roberta Rodrigues e mais uma galera sensacional... o Melanina Carioca! Eu poderia escolher entre vários hits, mas resolvi trazer um dos mais recentes lançamentos: "Deixa se envolver"!


Nesse próximo, tivemos o dedo a primeira indicação da nossa chefa mais querida do Brasil! Carioca que já teve passagens em apresentações na tv e coleciona parcerias de composições com ninguém menos que Seu Jorge, Pedro Luís (dos grupos PLAP e Monobloco) e uma regravação de Rodrigo Amarante. Apresento-lhes, ela que antes atendia pelo pseudônimo Anna, e hoje é Anna Ratto, com seu hit "Bailarina do Mar" em mashup com a canção "D'Oxum".


Partimos então para o sertanejo universitário. Siim, nas terras cariocas tem sertanejo universitário também! E o escolhido para representar o estilo no top 10 Rio, é ele que tem tudo pra ser um dos novos grandes prodígios do sertanejo: Victor Yuri! Ouçam um dos seus novos hits, "Por Você"!


A próxima escolha eu poderia definir, mas deixarei por conta deles mesmo! "São 5 anos de estrada. E apesar desse tempo, uma pausa de pouco mais de um ano para mudar. É um Velho que gosta do novo. Embora esse trocadilho pareça fácil, ele reflete exatamente o espírito que hoje envolve a banda: a constante mudança. Mudança da formação, mudança no jeito de fazer música, mudança na sonoridade... Mudança!" Com vocês, Velho Irlandês cantando "Nada Nunca Vai Mudar"!


O melhor de todo o 'trabalho' que envolve essa pesquisa de artistas de todos os estados, é a quantidade de coisa boa e sensacional que às vezes a gente nem sabia que existia ou conhecia, mas só de bater o olho ou ouvir de primeira, já sabe que o quanto é bom! Um desses casos, é o da banda Le Raleh! Tem tudo pra estourar e ter um sucesso estrondoso, gente! Ouçam aii "Tá Na Moda" e me digam se eu estiver errado!


E aqui temos mais um dedo uma indicação da nossa chefa! É óbvio que acima de qualquer top 10, não poderia faltar o funk carioca aqui, né meu povo?! Mas quem trazer pra representar o estilo?! Foi aii que a Eliza entrou e me trouxe ela que "não é Beyoncé, Lady Gaga e nem Madonna"... a Mc Byana! Quem é ela?! Ela aqui te fala: "Quem sou eu"!


Para cumprir a cota de Diva-da-MPB-que-canta-muito-e-já-fez-o-Vic-virar-fã, eu trouxe ela que tirando o fato de ser linda, cantar excepcionalmente bem, e ser extremamente comercial... Tem uma voz descomunal que incorpora qualquer pessoa que a ouve. Em parceria com François Muleka, na canção "Desempenho Recôncavo", trago-lhes: Taynah!


E é claro que não poderia faltar o pagode, né meu povo? Eles que estão numa crescente sensacional e tem "a faca e o queijo na mão" pra despontar como uma das grandes promessas do pagode: Imaginasamba! Ao ouvir "Escondidinho" a um tempo atrás, eu já tive a certeza que ela conseguiria alçar grandes voos, e assim está sendo!


Fechando o top 10 Rio, uma escolha que não poderia faltar aqui, sem dúvida alguma! Essa foi em comum acordo com a chefa, porque eu posso falar o quanto somos fãs desse cara! Além de ser uma dos grandes destaques da nova geração de atores que estão surgindo aii, ele é um artista completo e canta MUITO! E vamos concordar né, esse estilo funkeado e swingado, misturado a uma boa letra e um instrumental bem executado >>>>>>>>>>> all. Acho que já deu pra perceber um pouco de como sou fã... HAHAHAHAHA Também lá do Vidigal, assim como a Melanina Carioca, Thiago Martins, ou simplesmente TG, cantando "Voo Livre"! 


É isso gentee! Encerramos o Sons do Brasil por aqui hoje! "AHHHHHHHHHH :( "

Curtiu as escolhas? O que vocês acharam? Tem mais sugestão pra gente? Deixem tudo isso lá nos comentários que responderemos todos vocês!

Pra você que quer curtir os outros episódios (Ceará, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, Acre), basta clicar nos nomes dos estados que já passaram por aqui!

Até semana que vem! Fui! o/

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©