terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Sons do Brasil #8: PIAUÍ

Depois de um tempinho parado por motivos psicossociais técnicos, eu, Vic Lima, atendi o pedido de todos, e estou de volta para o delírio e bem maior de toda a nação! (WTF! o_O hauhauhauha)

Atrasamos algumas semanas do Sons do Brasil, mas nada que não pudesse ser resolvido, reorganizado e rearranjado!

Então, onde paramos mesmo? Programa #8 né?! Vamos logo ao que interessa! Tá no ar...



O estado escolhido de hoje faz parte da nossa querida região Nordeste. Limitado por Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sul e sudeste, Tocantins a sudoeste, Maranhão a oeste, e delimitado pelo Oceano Atlântico ao norte, o sorteado de hoje é riquíssimo em manifestações culturais.

Como o estado é relativamente grande, havendo vários tipos de clima, vegetação e relevo, é comum a variedade de culturas conforme o local. As manifestações culturais mais comuns são: Bumba-meu-boi, Cavalo Piancó, Congada, Samba de Cumbucaoda de São Gonçalo, Reisado, etc...

É óbvio que estamos falando do:

PIAUÍ!!!

Eu poderia encher mais linguiça falar mais desse estado lindo que é o Piauí para vocês, mas como diria o sábio e saudoso poeta Giovanni Improtta, "O tempo 'ruge' e a Sapucaí é grande", vamos sem mais delongas ao nosso top 10! o/

Pra inicío de conversa, quero trazer logo pra vocês o som alternativo de Sandro Moura! Se você acha que conhece muito da pegada alternativa e nunca ouviu esse cara, sinto em lhe dizer que você está enganado! Nem precisa falar muito... "Belas Cores", música de sua autoria, é tão top que já mostra o quão completo é esse artista!


Pra vocês que curtem algo mais pesado e underground, a boa e mais pedida desse top 10, é a canção "Words That Shout" da banda Scud! Completando 25 anos de estrada, a banda traz tudo que um bom e completo rock pede! Vem curtir!


Já se você prefere algo numa vibe mais relax, vai se deliciar com o som da banda Cabesativa! A canção "Sangue Derramado" é só uma amostra da pegada precisa e concisa desta banda de reggae piauiense!
  

Agora vamos para fazer uma analogia. Quantas vezes vocês acham que o pessoal que faz barzinho por ai, ouve o famoso bordão: "TOCA RAUL"? Com a galera da Clínica Tobias Blues, você nem precisa pedir... O Raulzito já é parte conjunta da banda! Sim, ouçam "Canceriano Sem Lar" e tirem suas conclusões!


Com uma ascendência incrível no mundo musical, temos uma volta da pegada "brega" nas músicas... E é isso que temos por hora na canção "Volúpia" da galera da Projeto Armazém! Com a participação do famoso sanfoneiro Beto Hortiz, e com um pequeno medley com o sucesso "Deixa eu te amar", do saudoso Agepê, essa pegada me lembrou muito as canções do Zeca Baleiro! Quem é fã, assim como eu, vai curtir bastante!


Por falar em lembrar canções, o estilo da banda Neanderthal que você vai poder ver abaixo, tem um 'quezinho' de Titãs! "Cunhado" foi uma das canções em que a banda apresentou durante seu pocket show da Oi Novo Som, e traz uma pegada rock muito top!


Quebrando um pouco, trago para vocês agora a doçura e peculiaridade leve da canção "Neguinha" da banda Bia e os Becks! Com um feat de Nadedja Leal, essa bossa nova da vocalista Bia Magalhães em parceria com Mário Araújo, vai fazer você viajar! É só deixar se levar...


Seguindo uma linha mais folk, temos por hora o som da banda Novos Xavantes! Canção que faz parte do seu primeiro ep lançado no ano passado, "Tudo Pode Parar" é tão apaixonante que não há como enjoar, mesmo que você ouça 18956427615 vezes seguidas! Apaixone-se também!


Estamos chegando ao fim de mais um top 10, restando apenas 2 artistas, e preciso confessar que deixei esses 2 por último porque me chamaram tanto a atenção quando ouvi à primeira vez, que eu tinha que deixar um lugar especial pra eles... Primeiro, o som de Danilo Rudah! "Inverso" foi a canção que me fez conhecer esse artista. Apesar de não ter milhares de elementos em sua formação, é tão comercial que eu acho que sua simplicidade é que traz isso! Ouçam aquii:


E encerrando mais um top 10, eu não poderia deixar de fora o indie alternativo da banda Validuaté, grande destaque da música piauiense nos últimos tempos! Eu conheci a Validuaté com o álbum "Alegria Girar" e até então me tornei fã assíduo! Trago pra vocês a canção "Eu Te Considerava Tanto" do EP "Este Lado de Cima", um dos mais recentes da banda!


É isso galerinha, encerramos por aqui mais um "Sons do Brasil"!

Pra vocês que não viram os episódios anteriores ou querem rever toda a galera que já passou por aqui, basta clicar em "Todos os posts do autor" logo abaixo na caixinha da minha descrição! Vocês serão encaminhados para a coluna musical e poderão achar tudo lá!

Até qualquer hora! 

Vlw, flw! o/

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud  |  Todos os posts do autor
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©