domingo, 8 de março de 2015

1 filme por semana | 8/23: Frida

Oieee! Tudo bem com vocês? 

Ontem assisti ao filme FRIDA e, por hoje ser "Dia internacional da Mulher", achei propício postar a resenha de uma obra baseada na vida de um forte nome na história do feminismo.




O filme aborda a vida da artista a partir da adolescência e, apesar de deixar presente as características feministas, livre e a frente do tempo, da pintora, tem como plano de fundo o relacionamento intenso com Diego Rivera e outras relações corriqueiras.

O lado militante político de Frida foi negado durante toda a adaptação. 
Vimos uma Frida apaixonada, que submete-se a um casamento nada convencional, porém totalmente consensual. Embora, mesmo com todo acordo estabelecido entre os dois, ainda lhe traga sofrimento e gastura muitas vezes. Como no ápice, quando resulta no primeiro rompimento do casal.

Conhecemos a luta da artista para superar um acidente, ainda na adolescência, que lhe deixou por muito tempo acamada, cheia de fraturas e tendo de passar por muitas cirurgias que, mais tarde, acredita ter sido pior para sua recuperação que o próprio acidente.

Frida carrega, durante toda vida, sequelas do acidente. Dificultando seu andar e lhe causando fortes dores. Mas nada disso a impede de tornar-se a pintora que foi, de relacionar-se com bem quiser - homens e mulheres - e posicionar-se politicamente de forma ativa e militante. Mas este último, como já dito, ficou restrito no filme.

Vimos um lado mais leve de Frida. Sua paixão pela arte e por Diego. Paixão pela vida e obsessão pela morte. Exageros que foram representados em suas pinturas. 
O roteiro não nos permitiu conhecer seu 'melhor' lado. Mas serviu para gerar curiosidade de buscar mais.

Algumas cenas foram superficiais e com alta dose Hollywoodiana. Desmerecendo a importância de Frida na história. 

Talvez para alguém que nada conheça da artista, fique uma imagem um tanto quanto distorcida. E por isso, fica minha sugestão: assista! E depois vá conhecer mais sobre a fantástica Frida Kahlo.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o Autor: 
Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©