quinta-feira, 12 de março de 2015

Desafio Literário #1 | 2/4 - Indicação - Vidas Investigadas: de Sócrates a Nietzsche (James Miller)



Boa noite!!! Hoje é o segundo dia do nosso Desafio, e a vez da Amanda ser desafiada. 
A Pit desafiou a Amanda e ela teve de ler "Um livro de filosofia ou romance filosófico". Ela leu e agora indica pra vocês.
Vem conferir!!!





Sinopse: Vidas Investigadas - Qual a relação entre a vida e a obra de um grande filósofo? Em Vidas Investigadas - de Sócrates a Nietzsche, o norte-americano James Miller encara esta questão espinhosa à própria filosofia, contextualizando as ideias de 12 grandes pensadores num texto rico em detalhes e acessível a todos os públicos. Elogiado pelo The New York Times Review of Books, o livro mostra como viveram Sócrates, Platão, Diógenes, Aristóteles, Sêneca, Agostinho, Montaigne, Descartes, Rousseau, Kant, Emerson e Nietzsche e revela como o pensamento de cada um reflete suas escolhas de vida e, não raro, como as contradiz. 

Filosofia é bem mais do que aquelas aulas do ensino médio. E pra quem tem curiosidade de aprender melhor sobre os principais filósofos dos últimos tempos, ler "Vidas Investigadas" é quase uma obrigação.
De Sócrates à Nietzsche, o livro relaciona as vidas pessoais com suas obras. Com um texto simples e de fácil compreensão, a leitura não fica tão maçante quanto livros de filosofia mais complexos.
Histórias e fatos investigados por James Miller, têm como objetivo, além de trazer à tona a vida dos grandes pensadores, preencher a lacuna histórica no quesito de questionamentos humanos.

“Dadas a evidente força pragmática da ciência aplicada e a força igualmente da evidente das comunidades de fé em dar um sentido para a vida, por que deveríamos nos esforçar para elaborar “nossas próprias ponderações” em resposta a questões monumentais, como “O que posso saber?”, “O que devo fazer?” e “O que posso esperar?”. Dedicados a filósofos que vão de Sócrates a Nietzsche, os 12 esboços biográficos que se seguem têm como objetivo explorar essas questões a partir da redação de uma história, como sugeriu Foucault, “motivada pelo problema da vida filosófica”.” (Pág 17)

Indico a leitura para todos aqueles questionadores de sua própria existência, ou para agregar informações e conhecimento sobre humanidade.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o Autor:
Liza AlvernazAmanda Lira |  Twitter - Blog - Instagram

Sonhadora, pensativa, teimosa e indecisa. Escreve o que sente e o que vê. Há 19 anos neste mundo, Paulistana e Sagitariana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©