segunda-feira, 16 de março de 2015

Resenha | O Espelho da Intenção (Águeda Faon)

No início deste ano conheci através do Skoob, a autora Águeda Faon e sua obra "O espelho da Intenção". Após algumas trocas de e-mails e conversas, recebi em minha casa um exemplar dessa história que até então só conhecia a sinopse.

Vocês que me acompanham, sabem de meu compromisso com meus parceiros e, principalmente, do meu prazer pela leitura. Assim que recebo um livro novo, inicio a leitura e resenho tão logo termino. Mas algumas coisas de cunho pessoal aconteceram, e me atrasaram um pouquinho com a Águeda, que foi sempre extremamente compreensiva e carinhosa comigo.

Hoje então, convido vocês para embarcarem comigo na resenha dessa história fascinante que me arrancou lágrimas, suspiros, e levou-me a refletir intensamente sobre diversos assuntos que abalam nosso contexto social atual.

Tenho certeza que depois do aperitivo que darei, vocês irão querer desvendar todo o mundo de Leonardo e demais personagens incríveis, criados por Águeda!



     "O espelho da Intenção" - Autora: Agueda Faon - Editora: Protexto - Páginas: 288

Sinopse: O Espelho Da Intenção - Deus escolheu um povo evoluído e capaz de executar a magia, habitantes de um planeta desconhecido do universo, para iniciar missões de ajuda aos mais variados seres. Victor, um garoto de nove anos de idade, através de um livro misterioso e de um espelho incomum, descobrirá sua proximidade com este mundo. Juntamente com seus dois novos amigos, Lucas e Melissa, Victor irá explorar muitas páginas do livro especial, para que possa entender o passado, e modificar o futuro. O Espelho da Intenção reúne romance, mistério e magia.

Nossa história começa em um hospital. Uma mulher adentra clamando por ajuda com seu filho que está para nascer. Uma enfermeira a ajuda, chama o médico e, em instantes, o parto se inicia. No pescoço, a gestante carrega o nome "Daiana" e na mão, um espelho prata com dois leões nas laterais. Sua recomendação é que não a separem do espelho. 

O bebê nasce. Forte, sadio e grande!!! Na mesma noite, uma outra mãe dá à luz também a um menino, mas não resiste ao parto. 

Uma enfermeira cansada, troca o nome das mães nos bebês. Quando Daiana desperta, pede por seu bebê e repete insistentemente que precisa de seu espelho para, em seguida, ir embora.

Enquanto a enfermeira telefona ao médico, ela simplesmente desaparece, sem deixar vestígios. 

Enfermeiros e funcionários são orientados a não mais tocarem no assunto e, mesmo com toda estranheza constatada naquela noite, devem manter a ética e esquecerem o que viram.

O verdadeiro filho de Daiana, Victor, iniciou sua vida já como órfão em um orfanato comandado pela severa e ácida, Beatriz. Ali foi crescendo sem nunca ser adotado, pois, carregava consigo uma peculiaridade que afastava qualquer casal de querer adotá-lo: ao dormir, Victor ficava imediatamente invisível.

Certo dia, durante a aula, o menino viu sua mão iniciar uma transformação, virando uma pata de animal. E não foi o único que vira. Melissa, menina esperta e sagaz presenciou o feito com muito susto e uma reação que chamou atenção de todos.

Com o alvoroço causado na aula, Victor recebeu um castigo, devendo ficar sozinho na temida "sala do castigo". O lado positivo é que lá, poderia repensar em tudo que se passou. Foi lá também que conheceu Lucas. 

Lucas acabara de perder a avó e, como não tinha mais parente vivo para ficar com ele, foi parar no mesmo orfanato que Victor e Melissa. 

O novato possuía um livro herdado de sua avó com o título de "Revelações da vida" e, solidário à situação do mais novo amigo, deu-lhe o livro para que pudesse tentar encontrar algum tipo de ajuda e consolo.

Mais tarde, os três amigos descobrem uma curiosidade: o livro só se revela para algumas pessoas. E, cada um que o lê, encontra uma história diferente. 

Melissa apenas vê páginas em branco. Lucas vê uma curta história. E, finalmente, Victor, encontra uma história só dele. Única e completa.

Não demora a descobrirem que só quem esteve em determinado lugar consegue lê-lo. E ainda, a história que se revela para Victor, nada mais é que a história de seu passado. Sua família, seu nascimento e sua chegada ao orfanato.

A partir daí, passamos a conhecer um mundo mágico, em uma realidade paralela aonde Daiana, terráquea, passou a frequentar após conhecer Leonardo e se apaixonar por ele. 

Um mundo repleto de personagens bem construídos, com características marcantes e apaixonantes!

No mundo em que Leonardo vive, tudo é pautado no amor e na união. As relações se dão a partir da consciência de que só o que precisamos para sobreviver é amor!!!

Dinheiro, ganância, poder, etc, são particularidade da Terra e estão bem distantes da realidade desse outro mundo.

"Um dos mais belos presentes que Deus pode nos dar é o ato de existir. No entanto, recebemos muitos outros belos presentes ao longo da vida e um deles é encontrar alguém que consiga nos fazer sentir tanta paz e felicidade (...)" - pág. 89

Durante todo livro, é possível reconhecer referências bíblicas sutis. Como frutos proibidos, a tentativa do mal em impor-se sobre o bem, anjos, e muitos ensinamentos que hoje nos são esquecidos. E a autora consegue passar tudo isso sem tornar a leitura cansativa, pois o faz em uma narrativa leve, instigante, repleta de mistérios, suspense e muito, muito amor!

Cada página é de tirar o fôlego. A imaginação de Águeda é incrível e parece inesgotável.

"O Espelho da Intenção" envolve muito mais que uma resenha pode abordar. Leia e venha se apaixonar como eu!!!


Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Eliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©