quarta-feira, 22 de abril de 2015

Clube do Livro Saraiva


                                                           Fonte: http://www.oespacoentre.com.br/

Não é muita novidade que eu gosto de livros e de tudo que os envolve: bienal, tarde de autógrafos, palestras, sarau, encontro de amigos literários, debates, enfim, tudo que de alguma forma me faça ficar mais perto da minha maior paixão. Também não é novidade – para quem me conhece melhor – que os meus preferidos (já um tempinho) são da linha "New Adult". Por conta disso, sábado passado fui à Saraiva do Shopping Rio Sul para participar do Clube do Livro, onde o tema era justamente este.



Já tinha ouvido falar do Clube do Livro Saraiva porque alguns conhecidos já tinham ido e feito propaganda nas suas redes sociais. Já tive também a curiosidade de saber como era, mas por muitos motivos (normalmente profissionais) nunca tive a oportunidade de ir, até sábado passado. 

Como o tema era livros "New Adult" e entre eles estava os meus preferidos (Série Belo Desastre e Maddox Brothers) não iria perder a chance de estar perto de outros fãs dos Maddox (futuramente juro que irei escrever sobre todos eles para vocês) e ver o que falariam deles também. E foi uma experiência muito gostosa, que é exatamente o que contarei para vocês agora, mas primeiro falarei um pouquinho a história do Clube do Livro Saraiva.

O Clube do Livro Saraiva acontece todo mês e foi criado e é apresentado pela jornalista Frini Georgakopoulos e a própria explicou como é o Clube: "ele é realizado na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro e acontece há cinco anos (fará seis em julho próximo). O Clube aborda diversos livros da literatura mundial. O objetivo é buscar desenvolver o pensamento crítico em seus participantes e desmitificar alguns “pré-conceitos” literários. Não é apenas para falar sobre livros, mas para entender as entrelinhas, para se divertir, fazer novas amizades e descobrir (e aprimorar) o próprio gosto literário. A cada edição, é abordado um tema e diversos livros dentro deste tema. Nada é comentado sem antes ter sido lido e tudo que é lido será criticado por mim e pelos leitores do Clube – de forma construtiva, claro. Ao final do evento, são sorteados alguns exemplares dos livros para os leitores presentes. A entrada é franca". 

A jornalista também explicou que o Clube do Livro de sábado foi um pouco diferente, pois foi fechado somente com o Grupo Editorial Record para falar dos livros New Adult publicados por esta editora. Sendo assim, o Clube de abril contou com a participação da Tita Mirra. Normalmente, os temas são diferentes a cada mês, onde falam de livros de diversas editoras e não somente de uma. 

Bom, apresentado a vocês como tudo começou e aconteceu, é a minha hora de contar como foi a minha tarde de sábado e o que achei da dinâmica de como ocorreu esse Clube.

Fui muito sem ter grande noção do que aconteceria e nem como seria abordado o tema. O mais importante a ser dito aqui é que ocorre de maneira muito natural e descontraída. É claro que tem um roteiro, mas as pessoas podem opinar dos livros, falar o que pensa dos personagens, gritar quando aparece um livro que gostaram muito, fazer perguntas e conhecer novas pessoas com os mesmos interesses, pois ali na hora você acaba puxando assunto com quem nunca viu na vida.

Além disso, foram apresentados para nós quais são os próximos livros que serão publicados pelo Grupo Record e suas editoras, fazendo com que não só fiquemos sabendo das novidades como também já nos deixa preparados para os próximos livros que queremos e iremos ler.

As mediadoras do Clube este mês – Frini Georgakopoulos do cheiro de livro e Tita Mirra  do  rock'n romance – foram divertidas, interagiram o tempo todo com as pessoas, simpáticas e muito abertas a opiniões. Aliás, nada passa por elas. Se perceberem um comentário lá no fundão, elas repetem para todos de forma a fazer com que todos estejam conectados. Sem contar que demonstram mesmo muito prazer e entusiasmo por livros e pelo Clube, o que faz delas alguém bem próximas de nós que estamos participando. Sem contar que ainda teve vídeos, áudios e mensagens das autoras dos livros participantes, que fazem a gente ficar derretidos. 

Outro ponto muito importante do Clube do Livro Saraiva foi a oportunidade de conversarmos com uma Tradutora do Grupo Record, Cláudia Mello Belhassof, que nos contou como é o processo de tradução, suas dificuldades e alegrias. Para quem tem os livros prontos na mão não tem ideia de como o processo para que isso ocorresse não foi simples. Ter a oportunidade de conversar com alguém que faz parte disso é uma experiência muito necessária. Eu dei mais valor ainda para os meus livros depois de ouvir a Cláudia falar. 

O que não posso deixar de mencionar é como achei bastante interessante o fato do Clube ter já seu público certo. Para um país como o nosso que é conhecido pelo fato das pessoas lerem muito pouco, é maravilhoso ver que muitas pessoas disponibilizam tempo para ler e participar de eventos como este que falam de livros. E pelo o que percebi do encontro as pessoas leem muito e estão muito ligadas nas novidades do mundo editorial. Isso mostra que não somos ainda um país de leitores, mas podemos chegar lá. Estamos no caminho certo.

O Clube do Livro Saraiva é algo que quem tem a chance precisa participar. Fui sem esperar muito e já estou aqui me programando para o próximo, que será mês que vem. Quem estiver no Rio ou for do Rio não percam essa oportunidade de diversão e conhecimento. Quero companhia certa para o próximo. Alguém se habilita?




Links para vocês acompanharem o Clube do Livro Saraiva:






----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o Autor:
Liza AlvernazNatalia Menezes |  Twitter  |  Todos os posts do autor
Amante de futebol, música, filmes e livros, sempre foi apaixonada por histórias, seja lá de qual maneira forem contadas. Ama tanto lidar com o abecedário em forma de frases e parágrafos, que acabou se formando em Letras.




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que bom que você gostou do evento, Natalia! Te espero no de maio, hein! Depois passa no cheirodelivro.com para conferir mais informações sobre o Clube. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frini, farei de tudo para ir sim. Realmente goste muuuuito! Obrigada por ter vindo aqui no blog! Beijos e até o próximo clube.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©