terça-feira, 7 de abril de 2015

Sons do Brasil #12: RIO GRANDE DO NORTE

Salve, salvee galerinhaa!

Sentiram minha falta?! Pois é, o que a correria não faz né?

Mas semana passada foi por uma causa justa! Tivemos aqui no blog o lançamento do quadro Caixinha do Correio, com todos os livros adquiridos pela Eliza, pela Naty e pela Pit, nesses primeiro trimestre do ano!

Perdeu?! Quer rever?! Só clicar AQUI!

Então, pra todo mundo que tava sentindo saudade, está no ar...



Bom... Onde paramos?! Se eu não me engano, estamos no episódio 12, correto?!

O estado escolhido para essa semana fica situado no extremo nordeste da região Nordeste! (Ficou confuso?!) Ele tem por limites a Paraíba ao sul, e o Ceará ao oeste, além de toda sua costa norte/leste ser formada pelo Oceano Atlântico.

Quem vem trazendo o top 10 dessa semana é...

RIO GRANDE DO NORTE!!!

E é lógico que eu não poderia abrir esse top 10 diferente! Abrimos com ela que tem uma origem no mínimo diversificada, digamos assim... Ela é filha de carioca com árabe, neta de pernambucanos e nasceu em Natal/RN! Sabe de quem eu tô falando?! Dela, a linda ex-participante do extinto reality show da RGT, Fama, que traz um currículo vasto não só na música, mas na telinha e na telona tbm! Cantando “Sabiá”, de Luiz Gonzaga e do seu avô, Zé Dantas, Marina Elali!


Agora imaginem uma banda que mistura vários estilos musicais em busca da construção de uma 'música que transmita sensações'... Com influências de Post Rock, Progressive Metal, Música Experimental, Post Jazz, a Tesla Orquestra se propõe a isso, e o resultado é um som instrumental que preenche cada lacuna do ambiente. Ouçam "Conspiração Aquariana"!


Com influência musicais de The Doors, Creedence, John Mayall & Blues Breakers, Robert Johnson, Erick Clapton, Raul Seixas, e diversas outras raizes do Rock'n'roll e do Blues sessentista e setentista, a Damned Blues tem passagens por vários festivais de música do país! "Caravana dos Loucos" traz muito bem todas essas influências compactadas... Confira!


Revivendo inúmeras canções que fizeram muito sucesso em tempos atrás, Lysia Condé, dona de uma voz doce e suave, sabe muito bem o que faz quando estamos tratando da questão 'música'! "Corta-Jaca", maxixe de Chiquinha Gonzaga e Machado Careca que fez muito sucesso na época, foi a canção que escolhi para vocês! PS.: No início do vídeo, a Lysia faz uma pequena explicação sobre a canção!


A banda a seguir é resultado de um longo processo de amadurecimento e de tentativas anteriores dos componentes, que passaram por inúmeras outras bandas, até formá-la! Com músicas agitadas, enérgicas e letras que abordam diversos temas cotidianos, a banda Dessituados tem por intuito tocar rock sem se preocupar com os rótulos ou definições que muito rondam esse estilo. Para vocês, “Herói”!


No que é que pode dar uma mistura de música regional, com pitadas de samba, funk, drum’n’bass, dub, reggae e muita, mas muita cretinagem?! No som perfeito e alternativo da banda DuSouto é lógico! “Cretino”, é o melhor exemplo disso tudo junto! Vem curtiir!



Unidos pelo desejo de fazer um rock’n’roll puro, de essência, sem pretensões de criar grandes inovações e fazendo uso dos bons clichês que seus ídolos utilizaram, como ‘um amplificador valvulado no talo’, surgiu em meados de 2008, a banda The Velociraptors. Com um repertório autoral e internacional, uma curiosidade dessa banda, é que com essa mesma formação, ela já teve outros nomes... Entre eles: Lei do Cão, Cätärro e The Red Boots. Ouçam “Danger Vu”!


Por hora, trago para vocês ele, que apesar de possuir uma grande afinidade pelo Rock, tem em suas canções, forma aberta a ritmos variados e experimentais, 'não seguindo uma linha comum, vestidas de metáforas, criticismo, realismo e melancolia': Letto! Apresentando-se em saraus, livrarias, festivais, bares, restaurantes e pontos culturais diversos, levando em seus concertos a valorização de um repertório autoral, Letto vem numa crescente muito forte e tende a despontar como um dos grandes nomes no novo cenário musical! Pra vocês, trouxe uma interpretação live que Letto fez da canção “Irene” do mito e eterno coringa dos Los Hermanos, Rodrigo Amarante.




Poderia muito bem encerrar o nosso top 10 dessa semana com essa próxima atração, mas tinha uma surpresa guardada para o final, então resolvi deixá-la para o pré-final! Entregue à MPB, assim como a nova geração que tende a “reviver e reinventar” esse estilo, Camila Masiso, tem aquilo de que uma artista precisa, e de sobra: Carisma! Se em todo top 10 eu elegesse uma surpresa a qual eu diria que ‘me tornei fã a primeira vista’, seria com ela! Tô viciado na voz dessa linda, meu povo! Tenho certeza que vocês também vão! E como aperitivo, “Além do Sol”!


Para encerrar o nosso top 10, como falei anteriormente, resolvi deixar uma surpresa... Todo mundo, quer queira ou não, já ouviu uma canção desse nosso próximo artista! Conhecido como "O Poeta", ele já teve canções gravadas por Michel Teló, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Alexandre Pires, César Menotti e Fabiano, Maria Cecília e Rodolfo, Jorge e Mateus, Marcos & Belutti, Flávio José, Waldonys, Rastapé, Frank Aguiar, Gretchen, e pelo rei, Roberto Carlos! Tá bom pra você, o currículo?! Finalizando com uma apresentação em que participou do show do Aviões do Forró, cantando o medley de "Pode Chorar + Destá + Eu Não Vou Mais Chorar", além dos sucessos "Tô Sozinho" e "Paixão Errada", Dorgival Dantas!



Curtiu o nosso top 10?! Deixe suas impressões, críticas, e reclamações, nos comentários abaixo!

Caso você tenha perdido ou queira rever algum episódio do Sons do Brasil, clique AQUI!

Ficamos por aqui, meu povo!

Bjoo :3

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud  |  Todos os posts do autor
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©