terça-feira, 21 de abril de 2015

Sons do Brasil #13: AMAPÁ

Salve, salve galeraa! Como vão vocês?! Tudo bem?!

Quem tá com saudade do nosso quadro musical, levanta a mão! o/ o/ o/ o/ o/

E pra não ser mau com vocês, deixemos de conversa e vamos ao que interessa... Está no ar, mais um:




Nosso próximo estado está localizado na região Norte, e faz divisa não só com estados brasileiros, mas também com outros países: É delimitado pelo estado do Pará a oeste e sul, Guiana Francesa ao norte e Suriname ao noroeste!

O escolhido dessa semana, é o ...


AMAPÁ!!!


Comecemos então com uma artista que eu tenho certeza que poucos faziam ideia de que ela vem lá das bandas do norte... Diretamente das terras amapaenses, a doçura e singeleza de Fernanda Takai! Vocalista da já consagrada banda mineira Pato Fu, Takai, que além de cantora, é musicista e cronista, nasceu no Amapá mas mudou-se muito jovem para Minas Gerais! E quem não conhece essa voz?! Pra vocês, interpretando a canção "O Ritmo da Chuva", versão da canção "Rhythm Of Rain" de John Gummoe do grupo The Cascades, Fernanda Takai!



Com todos os atributos para ser considerada uma das maiores novas cantoras do Brasil, Emília Monteiro traz uma música rica em elementos rítmicos do norte do país, respeitando a sonoridade opulenta de cada estado. "Veneno de Cobra", que conta com a participação de Dona Onete, uma das figuras mais conhecidas da região amapaense, é prova viva desse som! Venham curtiir!


Com 13 anos de carreira e 4 álbuns lançados, sendo um deles uma coletânea e um álbum virtual, a banda Genezis faz parte do coletivo de bandas independentes do Coletivo Palafita e realiza shows regionais e nacionais no Brasil inteiro. A banda de BritRock Alternativo, coleciona vários prêmios, dentre melhor banda, melhor música, melhor álbum e melhor show, todos relacionados à rádios locais! A canção que escolhi trazer da banda para vocês, foi "Tarde Demais".


Tendo por experiências iniciais a boa e velha escola dos barzinhos, Patrícia Bastos começou ao lado de outros nomes da música amapaense como Zé Miguel, Osmar Junior e Vanildo Leal. Durante 5 anos, ela fez parte da banda Brinds, até decidir então seguir carreira solo. Com participações de Nico Resende, Lô Borges, Biafra, e Boca Livre, Patrícia traça um sólido e esplendoroso caminho na música. Ouçam o cacicó "Causou", música de autoria de Dante Ozzetti e Luiz Tatit!




Abordando uma temática baseada nas belezas amapaenses, trago o cantor Ronery com a canção "Santuário" que faz parte do álbum homônimo, que é uma coletânea de músicas compostas e interpretadas por artistas amapaenses dedicadas às unidades de conservação do estado do Amapá!




Montada despretensiosamente em rodinhas de violão de meados de 2008, a banda Mini Box Lunar é o resultado da necessidade de compartilhar o repertório próprio formado inicialmente por 38 músicas que nasceram magicamente em pouco mais de três meses. "Amarelasse" é uma dessas canções, e traz consigo toda uma magia de marchinha, que me lembra algo relacionado a arte circense! Ouçam e entendam o porque...



Por hora, trago para vocês a banda O Sósia, que tem esse nome originado de uma canção do rei Roberto Carlos, pois a banda tocava cover do mesmo quando começou a se apresentar nos bares da cidade em Macapá em meados de 2012. Desde então, a banda ganhou destaque na cena e passou a produzir as próprias músicas que exploram a música folk, indie e psicodélica, entre outras influências individuais de cada integrante. "A Canção de Amor de um Viajante das Estrelas" foi a que eu escolhi trazer para vocês... Um rockabilly que mostra bem toda a influência do rei na banda!




Um dos melhores motivos, se não o melhor, de montar as playlists aqui do Sons do Brasil, é que dá pra conhecer um monte de gente nova, fazendo um som que a gente nem imagina que já existia, mas que agrada tanto, mas tanto, que parecemos fãs de longa data... Foi assim que eu me senti na primeira vez que ouvi a canção "Dia" do João Amorim! Essa levada swingada e funkeada com pitadas de salsa, me fez ouvir a canção umas 634782536472 vezes! Tenho certeza que cês vão curtir também!




E encerrando a playlist de hoje, ela que é cantora, compositora e instrumentista, nascida na Guiana Francesa, mas que ainda bem pequena veio para o Brasil, mais especificamente para o estado do Amapá: Lia Sophia! Vindo de uma família de músicos, Lia conviveu com diversos estilos musicais, do gospel ao brega, do bolero ao zouk, do merengue ao carimbó e o marabaixo, e aos 17 anos se apaixonou pela MPB, iniciando sua carreira como intérprete. A canção que trago pra vocês chama-se "Ai Menina", e tenho certeza que vocês já ouviram por aii... Ela fez parte da trilha sonora da novela Amor Eterno Amor, da Rede Globo! Afasta o sofá e dança aii, meu povoo! :3


Então é isso... Ficamos por aqui, galeraa! Até a próxima com mais um Sons do Brasil!

Bjoo :*


Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud  |  Todos os posts do autor
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©