terça-feira, 28 de abril de 2015

Sons do Brasil #14: BAHIA

E aee galerinhaa! Salvee! Tudo sussa com vocês?!

Hoje é terça-feira, logo, dia de coluna musical aqui no blog, logo, dia de...


Basicamente, chegamos a metade do quadro com o top 10 de hoje! Já são 14 estados, 140 artistas/bandas, e muita bagagem musical para todos nós!

Já passaram por aqui (estados em vermelho): Ceará, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, Acre, Rio de Janeiro, Rondônia, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Amapá!


O estado selecionado para hoje vem da região Nordeste, e tem por limites 8 (oito) outros estados brasileiros; por sinal, é o estado que mais faz divisas no país: Minas Gerais a sul, sudoeste e sudeste, Espírito Santo a sul, Goiás a oeste e sudoeste, Tocantins a oeste e noroeste, Piauí a norte e noroeste, Pernambuco a norte, e Alagoas e Sergipe a nordeste! (UFA! :v hauhauhauahua’)

Quem vem lá é, ninguém menos, ninguém mais, que a...

BAHIA!!!


Terra com música de influência africana, do samba de roda, o lundu e tantos outros ritmos, movidos por atabaques, berimbaus, marimbas... foi daqui que nasceram expoentes brasileiros do samba, do pagode, do tropicalismo, do rock nacional, da bossa nova, do axé, do samba-reggae.

Então, vamos ao que interessa! Pra início de conversa, trago para vocês um artista daqueles que você pode nunca ter ouvido, mas já sabe que é fã! Jauperi, ou simplesmente Jau, começou fazendo parte do grupo Olodum, e hoje vivencia uma carreira solo de muito sucesso! A música que escolhi foi o clássico baiano "É D'Oxum", que Jau gravou para a trilha do filme "Ó Pai, ó"!


Seguindo, temos o forró da banda Cangaia de Jegue! Nascida da união de quatro jovens universitários em meados de agosto de 2002, no município de Jequié, interior da Bahia, a banda vem conquistando um enorme espaço e um caloroso público, devido ao sucesso que suas composições fizeram e fazem em regravações de inúmeras bandas já famosas! Sabe os sucessos "Ai Se Eu Te Pego", "Bolo Doido", "Jeito Carinhoso"?! Pois bem, vieram desses caras! E, lançando a nova música "Namorar Pra Quê?", um feat com Durval Lelys da banda Asa de Águia, Cangaia de Jegue!


Direto dos palcos do programa Superstar da Rede Globo, trago a banda baiana de rock, Scambo! Na estrada a bastante tempo ~ desde 1999 ~, a banda que já possui uma legião fervorosa de fãs, vem despontando como uma das favoritas a se destacar no programa nesta sua segunda edição! "Meu Ar" foi a canção que escolhi trazer deles pra vocês! Curtam bastante!


Assim como a banda Scambo, importo diretamente do palco do Superstar - SIM, UM DOS MELHORES PROGRAMAS MUSICAIS DO MOMENTO -, a dupla Lucas e Orelha! O que esperar de dois jovens adolescentes que se propõem a cantar Funk Melody?! Me julguem, mas eu vii os míticos Claudinho e Buchecha nesses guris! Uns toques e retoques, e esses moleques vão fazer muito sucesso! Ouçam "Não Vou Esperar", e vejam se não tem fundamento o que eu tô falando!


E se tá liberado importar do Superstar, também tá liberado importar do The Voice Brasil! Sucesso lá da primeira temporada do programa - que cá pra nós foi a melhor de todas né amigos? -, a finalista sambista não só estilo, mas literalmente, Ju Moraes! "Na Palma da Mão", single do seu mais novo álbum denominado 'Em Cada Canto Um Samba', é a maior prova do sucesso que a The Voicer atingiu com a sua carreira! Vem curtiir!


Invertendo a polaridade, trago para vocês o som dos jovens da banda Half Kids! Tendo como proposta fundamental o rock/punk, eu consigo enxergar um sucesso excepcional nesses guris! É muito talento reunido junto... Como se um complementasse o outro! Não dou muito tempo para uma novela do naipe 'Malhação' ter um tema de trilha dessa moçada! "Tudo Mudou" seria um perfeito exemplo para o caso!


Tendo como principais influências as bandas californianas Sublime e Reel Big Fish, a banda Murdera traz um som voltado para uma mistura de elementos de pop, rock e reggae, e ainda uma pitada de som alternativo! Curtiu a mistura?! A banda conquistou espaço em festivais de rock do nordeste, como o Salvador Live Music e o Badalando Rock Aracaju, dividindo a grade com grandes atrações do cenário musical, como a cantora Pitty! Vem ouviir "Viva Você, Seja Você" e torne-se fã dessa galera top!


"A Estakazero nunca sai de moda!" A frase poderia ter sido dita por qualquer um que ouve ou acompanha a trajetória da banda que toca o ano inteiro em toda a Bahia! Renovando com um projeto novo e versátil, a Estakazero foge do até então forró e xote ao qual algumas pessoas insistem em rotula-los, e traz diferentes ritmos em seu repertório, dentre eles vaneirão, arrasta-pé, sertanejo e até um pouco de arrocha! Escolhi a canção "Quando A Gente Ama" para trazer pra vocês! Curtam sem moderação!



"Maglore é uma banda que se revela em algum lugar entre a bossa nova e o rock'n'roll", esse é um dos trechos que inicia a bio da banda em seu site oficial! Pra você que não conhece, ficou curioso né?! Aposto que sim! De som orgânico e arranjos precisos e preciosos, o trio baiano Maglore tem como característica principal a canção popular! "Mantra" é um dos singles que faz partes dos últimos álbuns da banda, que figuram como melhores discos do ano nos principais veículos de comunicação do Brasil e em veículos da web especializados em música!



Encerrando o nosso top 10 de hoje, temos um cantor, compositor, músico e produtor que é um dos maiores artistas em ascensão no Brasil! Dono de sucessos marcantes, como "Te Espero No Farol" e "A Gente Se Vê Depois da Chuva, ele traz uma energia inenarrável e personalidade marcante e irreverente! Nem precisa falar o quanto sou fã desse cara né?! Com um dos seus mais novos singles, "Despertar", deliciem-se com o som e a qualidade musical dele, que já foi vocalista da banda 'Rapazzola', Tomate!



Eiiii, tá pensando que acabou por aqui?! Óbvio que não! Hahahaha

Marcando a metade do nosso quadro aqui da coluna musical, trago pra vocês uma surpresa: um bônus-track!

É óbvio que ele não poderia faltar aqui nesse top 10 da Bahia... Um dos maiores sucessos da atual música brasileira, ele é hoje o maior fenômeno da música baiana! Considerado como o 'dono da voz romântica', ele já vendeu milhões de CD's e conquista, a cada dia que passa, um número maior de fãs! Segura a sofrência, meu povo, "Porque Homem Não Chora"! Pablo, pra vocês! o/


Agora siiim, partiu meu povo!

Até semana que vem, com mais um: Sons do Brasil! 

Bjooo! :3

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud  |  Todos os posts do autor
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©