quinta-feira, 7 de maio de 2015

1 filme por semana | 14/53: Lado a Lado


Sinopse: Uma jovem de doze anos (Jena Malone) e um garoto de sete (Liam Aiken), filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai (Ed Harris), uma bela e renomada fotógrafa (Julia Roberts). O garoto ainda tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isto significa que as chances de reconciliação de seus pais se tornam quase nulas. Por sua vez, a mãe das crianças (Susan Sarandon) ainda alimenta esta briga, fazendo o gênero "mãe perfeita". A fotógrafa faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de dar tanta atenção aos enteados que acaba perdendo o emprego, pois deixou de ser a profissional competente que era. Até que uma notícia inesperada muda completamente a relação entre os familiares.

Para assistir esse filme precisa preparar os lenços de papel e o coração, pois emoção não falta em momento nenhum. Por se tratar de um filme cheio de lições, faz a gente pensar e refletir o tempo todo. O drama “Lado a Lado” traz Susan Sarandon e Julia Roberts como duas mulheres completamente diferentes que não se suportam, afinal, uma é a ex-mulher e a outra a atual de Luke e, por isso acabam dividindo de alguma maneira a atenção de uma adolescente e uma criança. Elas acabam precisando aprender a conviver quando uma grave doença surge e duas crianças estão no meio da situação e toda a situação familiar pode mudar.

Ben (Liam Aiken) e Anna (Jena Malone) não aceitam o namoro de seu pai, Luke (Ed Harris), com a descolada fotógrafa Isabel (Julia Roberts). Na verdade, a meu ver, não é que o Ben não aceita, ele acaba indo pela cabeça da irmã, uma adolescente revoltada com esse novo relacionamento do pai e que acaba culpando Isabel pela "infelicidade" da sua família, já que os pais estão separados. Para piorar, a mãe das crianças, Jackie (Susan Sarandon) é super protetora e ainda alimenta esta briga de seus filhos com a madrasta, mantendo a pose de mãe perfeita, insubstituível e único ser na face da Terra capaz de entender e amar as crianças. Isabel faz de tudo para agradar as crianças, mas não consegue conquistá-los, afinal, definitivamente não é fácil competir com o amor e proteção de uma mãe. No entanto, tudo muda quando a "competição" entre as duas mulheres é colocada em xeque quando Jackie fica muito doente e sem perspectiva de cura, sendo obrigada a enxergar a rival com outros olhos - antes jamais imaginado - e ainda a mudar a opinião das crianças sobre a madrasta, pois a partir de agora terá um papel ainda mais importante em suas vidas. 

Esse filme mostra com tudo pode mudar quando menos imaginamos e que as certezas nem sempre são tão certas assim. Quando se acha que tem ou pode ter controle de tudo, a via te mostra o quanto estamos enganados, que a qualquer momento podemos ficar longe de quem amamos sem chance de voltar a revê-los. Dói a despedida, a incerteza e a impotência de não saber como será a nossa falta. São esses os dilemas e fraquezas de Jackie, que passa a ter que confiar no amor e disposição de Isabel para que seus filhos continuem sendo educados e criados para a vida. 

E depois de tanto uma tentar provar que a outra não é boa o suficiente para seus filhos, e a outra tentar mostrar que também os ama e dará o seu melhor, as duas chegam a conclusão que tudo que fizeram nada mais é do que ser uma família. Por isso mesmo o final é emocionante, genial e simples. Filme comovente e perfeito para mostrar que mãe tem várias faces e várias formas.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o Autor:
Liza Alvernaz
Natalia Menezes |  Twitter  |  Todos os posts do autor
Amante de futebol, música, filmes e livros, sempre foi apaixonada por histórias, seja lá de qual maneira forem contadas. Ama tanto lidar com o abecedário em forma de frases e parágrafos, que acabou se formando em Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©