quinta-feira, 11 de junho de 2015

1 filme por semana | 18/54 : (Uma Linda Mulher)

O ano era 1990 e eu tinha apenas 5 anos quando me encantei com uma música vindo de um filme que alguém em minha casa assistia (muito provável que minha mãe). Como não tinha idade pra assisti-lo também, fui logo tirada da frente da Tv, mas uma outra coisa ficou em minha cabeça além da música já citada: as botas da protagonista.


Os anos passaram e quando eu tinha por volta de 12 anos, assisti o tal filme inteiro pela primeira vez. Não, eu ainda não tinha idade pra assisti-lo. Mas não só assisti, como repeti o feito por incontáveis vezes. E agora os conselheiros tutelares virtuais já podem vir nos comentários xingar minha mãe até amanhã.

Eu me lembrei do filme pelas botas de Vivian, personagem interpretada por Julia Roberts, juro. E tinha tanta paixão nas botas de cano longo, até as coxas (presas por alfinetes no filme, detalhe) que, inclusive, não tirava um par de botas bem parecidos (sem os alfinetes) de uma de minhas Barbies.

Eu assisti ao filme tantas vezes, que decorei boa parte das falas. A história de amor entre um milionário e uma garota de programa, hoje em dia, já é tão batida quanto princesas sendo salvas por príncipes encantados. E nos anos 90 também não era nenhuma grande novidade mas, por algum motivo que mal sei explicar, esse foi (e é) um dos meus filmes preferidos em toda vida.


Acho difícil que alguém ainda não o tenha assistido, de qualquer forma, vamos falar um pouquinho sobre...

Vivian é uma garota de programa, linda, desastrada, que passa uma imagem de bem resolvida no trabalho que a vida lhe levou a encarar, mas que no fundo não passa de uma jovem carente e cheia de sonhos.

Edward, vivido por Richard Gere, é um empresário bem sucedido, charmoso e experiente. Perdido em uma noite qualquer, atrapalhado com o carro de seu amigo e advogado, para em frente ao local em que Vivian passa a noite a espera de clientes e, ela, sem perder tempo o aborda. A principio ele só queria uma informação para conseguir chegar ao Hotel em que está hospedado, mas a garota cobra pela informação e, ao receber, entra no carro para levá-lo pessoalmente até seu destino. Chegando lá, Edward prepara-se para entrar no Hotel e Vivian para tomar um ônibus e voltar para seu ponto. 

Mas, claro, nosso 'mocinho' muda de ideia e a convida para passar a noite com ele.

Sem pestanejar, a prostituta logo avisa que cobra por hora e, tão logo é avisada que dinheiro não é um problema.

A partir daí, a história se desenvolve sem um roteiro mirabolante. Vivian passa a noite, na manhã seguinte recebe uma nova proposta pra acompanhá-lo durante alguns dias e, claro, o amor acontece!

Nada além de um roteiro de romance, com a pobre-menina-a-espera-do-príncipe que, nesse caso, não vem de cavalo branco, mas de limusine preta.

Vivian passa por situações de machismo e desrespeito através do advogado e braço direito de Edward. Vivencia cenas de profundo preconceito em Lojas quando sai para comprar roupas e olhares tortos dos hóspedes do Hotel.


Mas as coisas mudam com o passar dos dias, Vivian aprende a se portar em determinadas ocasiões, com mais delicadeza e elegância. Tudo muito amarradinho e perfeitinho. provavelmente um filme que, se fosse lançado hoje, eu criticaria uma porção de coisas abordadas. Mas, eu amo. Ponto. Me traz algumas lembranças de pré-adolescência que gosto de relembrar, o casal protagonista tem uma química incrível, tanto que repetiram a dose em outros filmes e a música ainda é deliciosa de se ouvir até hoje!


Então, não poderia deixar de citar esse filme nessa semana, visto que o tema era "Um romance clássico"



E aí, vamos rever? <3



Sobre o Autor: 
Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©