terça-feira, 2 de junho de 2015

Sons do Brasil #15: Amazonas

E aee meu povoo! Saudadees de vocêês!

Semana passada, furei com vocês... Perdoem-me! Não tava passando muito bem, com uma gripe que me derrubou pra valer... Até advertência da chefa, eu levei! Sem direito nem a apresentar o atestado! :( (Conto com a ajuda de vocês: #ElizaRetiraAAdvertênciadoVic)

Mas tamo aqui de volta na atividade!

Hoje, voltamos com esse quadro que já conhecido pela maioria de vocês, e que tivemos um hiato por conta do desafio “Minha vida de acordo com...”!

Está no ar mais um:



O estado sorteado para o Sons hoje, ocupa ~ nada mais nada menos ~ uma área de 1.559.159,148 km² do nosso país, que o torna a maior unidade federativa em relação a território! Localizado na região Nordeste, limita-se pelo Pará ao leste; por Mato Grosso ao sudeste; por Rondônia e Acre ao sul e sudoeste; Roraima ao norte; além de Venezuela, Colômbia e Peru ao norte, noroeste e oeste, respectivamente.

Estamos falando do...

AMAZONAS!!!

Não só a música, mas a cultura amazônica recebeu, além da base americana e europeia, uma importante influência dos povos indígenas, o que fez tornar essa mistura multirracial que podemos acompanhar durante o passar das gerações.

O brega, o carimbo e a toada do Boi de Parintins formam o “tripé” musical da Amazônia cultural e artística, mas aqui no Sons, cês terão a oportunidade de conhecer o quão rica e multicultural é essa música amazonense! Vamos então?!

Como primeira atração, trago para vocês o som da banda Vertce! Não sei se vocês vão lembrar, mas tentem puxar da memória: Um cantor amazonense que chegou a estar entre os 12 finalistas do programa Ídolos, da Rede Record, em 2009... Lembraram?! Pois bem, o Marcos Paulo, hoje faz parte da banda Vertce, e com todo o seu talento, vem ganhando bastante espaço no cenário da música de Manaus! Escolhi trazer um medley-cover que eles lançaram a poucos dias, num feat com o também manaura Oyama, das canções “Pra Você”, do Onze:20, e “Primavera”, do Tim Maia! Confiram!


Seguindo, trago para vocês uma professora e pesquisadora do ramo de música popular, formada em Licenciatura Plena em Música pela UFAM, que também é compositora, cantora e musicista. Kely Guimarães começou a compor aos 11 anos, e tem interesse por diferentes gêneros musicais que são característicos e influenciam visualmente seus trabalhos autorais! “Carnaval não é o ano inteiro”, foi a canção que escolhi trazer para vocês!


Você gosta de Cultura Black?! Gosta de Hip-hop?! Gosta de realidade?! Essas são perguntas bem pertinentes quando nos tratamos da próxima atração! E para representar tudo isso, trago para vocês a galera top do Drake’F TEAM! “Protesto Urbano” é a pedida, na voz de ÖLX [VB] num feat com ED-10! Vem curtiir!


Como é de praxe, não poderia faltar aqui no Sons aquela galera que faz um som mais alternativo! Escolhi a banda Luneta Mágica e a canção “Embarcação” para cumprir essa cota de “estilo/canção que não poderia faltar aqui pois o Vic é mais que fã”! Venham todos e deliciem-se!


A próxima atração não é apenas mais uma banda de baile qualquer... Formada por Marcelo Bernardo, Lucio Nunes, Murilo Fonseca e Sérgio Bolacha, a banda Malbec traz um repertório com o que há de melhor no quesito “músicas internacionais sensacionais”, desde o mais clássico ao mais atual, se propondo a tornar e abrilhantar ainda mais as suas festas particulares!


Com o intuito de criar suas próprias músicas considerando as experiências vividas por cada um, Guedryan Rezende e Bruno Pereira juntaram-se e formaram a banda Escândalo Fônico! Idealizando uma banda de rock alternativo diferentes de todos os padrões já adotados, novos membros foram adicionados à banda, assim como covers no seu repertório! “Tanta Coisa” foi a canção que escolhi trazer para vocês!


“E reggae, Vic? Tem reggae?!” Tem sim senhor! E eu vou mais além... Não só reggae, mas é possível perceber uma pegada caiçara bem ‘charliebrowndiana’, e uma singularidade da banda Ponto de Equilíbrio que eu ainda não havia encontrado em outra banda por aii! Esse é o som da Johnny Jack Mesclado! “Pare de falar”... Sim, pararei pra cês ouvireem! :3


E encerrando o programa de hoje, temos ele que tem por influência maior Legião Urbana e Barão Vermelho, a banda Verso Sonar centra suas composições neste estilo que fez tanto sucesso na época de ouro do rock nacional: Os anos 80! Com uma roupagem mais atual, a banda buscar resgatar o rock como ele foi um dia, com letras que retratam sentimentos pessoais e conflitos sociais característicos do povo brasileiro. Apesar de utilizarem de poucos recursos, posso dizer que essa música me ganhou nos primeiros versos... Com vocês, “Essência”!

É isso, meu povoo! Ficamos por aquii!

Até semana que veem, com mais um, "Sons do Brasil"!

Bjoo ^_^

Sobre o Autor:
Liza Alvernaz | Vic Lima |  Facebook - Twitter - Soundcloud  |  Todos os posts do autor
Aspirante à aprendiz de músico. Pernambucano, Canceriano e há 21 anos fazendo e falando besteira. Aquele que entrou pela cota de "Copiloto, Sócio e Braço direito da Idealizadora do Blog".

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©