quinta-feira, 13 de agosto de 2015

1 filme por semana 27/54: Do começo ao fim

Hoje é dia de "1 filme por semana" e me foi incumbido falar de um filme nacional. Fiquei bastante confortável com essa escolha, afinal, sou fã declarada do cinema de nosso país.  

Já estava com o filme "Boa sorte" engatilhado para assistir e comentar aqui, quando dei-me conta que nunca falei sobre um de meus filmes nacionais preferidos: "Do começo ao fim". Sendo assim, refiz minha escolha.

"Do começo ao fim" narra a história de Francisco e Thomás, filhos da personagem de Julia Lemmertz: um com seu ex-marido, Pedro, e outro com o atual marido, vivido por Fábio Assunção.



Já na primeira cena do filme, com o filho mais novo nascendo, temos ciência da ligação que os dois terão pois, ao abrir os olhos pela primeira vez, há uma conexão forte do caçula com o irmão mais velho!

Essa relação entre os dois vai amadurecendo ao longo dos anos e ganhando ares afetivos que se distanciam de uma relação comum entre irmãos. Cada vez mais forte, a mãe não tarda a perceber que há algo além entre seus dois meninos.



O amor e a conexão dos dois é tanta, que a mãe, mesmo ciente do que se passa - e cresce cada vez mais - diante de seus olhos, não vê nada que possa fazer para impedir ou mudar os caminhos que vêm sendo traçados.

Temos, então, um salto de 15 anos na trama e a morte da personagem de Julia Lemmertz nos leva a um marco importante do filme: a primeira relação sexual de fato dos dois.

A partir dali temos um romance lindo, doce, intenso, com todas as nuances que um romance verdadeiro nos traz.



Um filme com pano de fundo o Rio de Janeiro e a Rússia já é por si só, lindo. Junte a isso um roteiro bem construído, com um casal protagonista com química absurda e, ainda, personagens secundários de peso.

Me surpreendeu a mistura de sutileza e intensidade que o Diretor conseguiu imprimir. Assim como, o enfoque no romance, no amor. Não espere dois irmãos com passado assustadores e traumáticos que o levaram a tal envolvimento. Não espere um roteiro baseado no incesto, no tabu. O filme trata de amor. Um filme de amor, sobre o amor! 



Apenas isso!


Assistam e me contem! :)



Sobre o Autor: 
Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©