terça-feira, 18 de agosto de 2015

Crítica | Mary Poppins - Disney - Especial Infantil

Olá, tudo bem com vocês?

Dando continuidade a nossa semana especial infantil, vamos conversar hoje sobre o clássico cinematográfico "Mary Poppins". Mas vou fazer um pouquinho diferente do que costumo fazer com filmes por aqui... Se você não viu, clica aqui pra conferir tudo o que achei sobre a obra literária que originou o filme que trago hoje! 


Como o clássico é inteiramente baseado nesta obra, vou apontar as principais diferenças que percebi, e dar meu parecer final, ao invés de resenhar detalhadamente o filme, ok?



Como já antecipei, o filme é inteiramente baseado na obra literária de Travers, no entanto, nem tudo saiu como a autora esperava, o que gerou certa insatisfação quanto ao resultado por sua parte. 

Pra começar, no clássico da Disney, a família Banks foi reduzida a apenas 2 filhos, fato que nunca compreendi o motivo. Outra situação também reduzida, foram as aventuras vividas pela babá e as crianças. 
Eu não sou do tipo que "encrenca" com adaptações cinematográficas... Pelo contrário, para mim são artes diferentes e que exigem mudanças. Mas algumas mudanças considero uma perda pro cinema...

Outra mudança bem significativa, é a personalidade de Mary. No livro, ela é bem mais orgulhosa, austera e rude. No cinema ela ganha ares mais doces e singelos. A Disney não estava preparada pra uma protagonista como Mary Poppins, isso é fato!



O personagem-pintor, que leva o nome de Bert, grande amigo de Mary no filme, aparece apenas em um capítulo no livro. Seu personagem ganhou importância no filme e atribuo isso ao fato de não haver romance no livro de P.L.Travers e, talvez, a Disney tenha sentido essa falta, dando ênfase a Bert que, mesmo não chegando a ter nada diretamente com Mary, é o mais próximo de um flerte que o filme traz.


Com todas essas mudanças a parte, a magia, o encantamento de Mary Poppins foi sabiamente mantido pelos estúdios Disney. Não é a toa que, até hoje, o clássico mantém-se na lista dos mais vistos e admirados do mundo.

Um musical lindo, incrível, estrelado pela maravilhosa Julie Andrews (sou fã) que merece ser visto por toda família! 



Sobre o Autor: 
Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©