quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Resenha | Sem Esperança (Colleen Hoover)



Oi Gente! Estamos quase no final da minha "preparação para a Bienal". Hoje venho com o livro "Sem Esperança", que nos mostra o lado de Holder. Haja coração. É intenso como "Um Caso Perdido" e Colleen Hoover merece mais uma vez aplausos. 

Espero que gostem!! 

"Sem Esperança" - Autor: Coleen Hoover - Editora: Record  - Páginas: 320


Sinopse: Com a ajuda Dean Holder, Sky descobriu segredos familiares chocantes e reviveu lembranças e sentimentos que tinham deixado profundas cicatrizes. Mas toda história tem dois lados. E agora chegou a hora de descobrirmos a verdade a respeito dele. Assombrado pela culpa e pelo remorso por não ter conseguido salvar Hope nem Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva e desconta sua raiva em qualquer um que tente desafiá-lo. Ele nunca imaginou que voltaria a ver Hope algum dia, e não acredita na própria sorte ao se deparar com ela depois de tantos anos. No entanto, Holder não poderia supor que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro.

Em Sem esperança, o jovem revela como os acontecimentos da infância de Sky afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele enfim será capaz de se reconciliar consigo mesmo.


Como foi possível ver na minha resenha, "Um Caso Perdido" mexeu muito comigo. Muito mesmo. Achei a história tão forte, que jurei para mim mesma que só iria ler "Sem Esperança", a história contada pelos olhos de Holder, ano que vem. Mas não consegui. 

Minha curiosidade e meu apego por Sky e Holder foi maior.

Antes de falar da história em si, queria fazer uma consideração sobre a questão de se ter um livro com "a mesma história" contada por outro personagem, ou seja, a sua visão dos fatos. Muita gente critica, mas eu confesso que adoro. Não acho, de verdade, que é "a mesma história". A partir do momento que é outra pessoa contando, não tem como ser a mesma coisa. As pessoas não podem adivinhar pensamentos e nem vivem grudadas 24 horas por dia e ainda possuímos um passado, enfim, muitas coisas serão diferentes. Vai ter partes que vai coincidir? Vai. Mas uma boa escritora sabe fazer "mágica" de conseguir te envolver e emocionar com uma mesma situação. Colleen Hoover tem esse poder.

"Sem Esperança" te mostra exatamente a extensão e profundidade da dor e da culpa que Holder carrega. E não é pouca. É tanto que você mesmo começa a sentir um sofrimento por ele. Mas um talento da autora: ela te coloca no livro completamente.
Por outro lado, também tem mais certeza que Dean Holder é muito do bem, e até errando, foram situações feitas de bom coração, por proteção, por cuidado, por carinho. 

Ele é um cara família, que sempre fez de tudo para sua irmã gêmea ser feliz. E não foi fácil perdê-la, ainda para um suicídio. É devastador para ele saber que ela quis morrer.
Nesse contexto, ela junta todo seu sofrimento de perder as suas garotas que mais amava: Hope e Less.E quando volta a encontrar Hope como Sky tem medo, tem raiva e não sabe como lidar com aquela situação. Ainda mais que agora já não é só o amor do amigo de infância, está presente também o garoto completamente apaixonado por ela.

O mais genial para mim é que Holder consegue ver Sky e Hope quase toda a história como pessoas "diferentes", mesmo sabendo que é a mesma pessoa. E as ama cada uma dentro do seu contexto na sua vida.

Esse livro também nos deixa mais claro o sofrimento de Less, sua irmã, e o quanto ela chegou ao limite para se suicidar. Como foi difícil superar as dores, traumas e dificuldades do passado. E essa temática faz com que o livro tenha um toque de drama extra, mas mesmo assim necessário e que não estraga em nada a história, pelo ao contrário, é o que faz muita coisa fazer sentido.

No entanto, também tem um toque muito divertido que percebemos ainda mais na personalidade de Dean Holder, intensificado com a presença de seu melhor amigo, Daniel. A autora, inclusive, já nos deu um gostinho de como vamos nos divertir no livro "Em Busca de Cinderela".

Novamente lidamos com a dor do passado de Hope – que novamente não entrarei em detalhes porque vocês precisam ler para sentir – mas dessa vez vemos como Holder está completamente envolvido nisso tudo e quanto o amor por ela é enorme. Como ele realmente sofre por fazer de tudo para protegê-la.

É um livro que mostra que o amor pode ajudar a superar qualquer dor. Basta estarmos abertos para sentir esse amor e retribuí-lo. Algumas situações que podem parecer que vão arruinar sua vida, na verdade pode salvá-la e vir a ser a sua fonte de felicidade. 

Sobre o Autor:
Liza AlvernazNatalia Menezes |  Twitter  |  Todos os posts do autor
Amante de futebol, música, filmes e livros, sempre foi apaixonada por histórias, seja lá de qual maneira forem contadas. Ama tanto lidar com o abecedário em forma de frases e parágrafos, que acabou se formando em Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©