terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Resenha | O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)




O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos - Páginas: 195 - Editora: Melhoramentos



Sinopse: O Meu Pé de Laranja Lima Retrata a história de um menino de seis anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Ao longo da história vão acontecendo vários episódios na vida deste menino, uns mais alegres, outros mais tristes, que nos transmitem uma grande lição de vida e do modo como agir perante diversas situações, pois apesar de ter apenas cinco anos, Zezé já tinha atitudes que qualquer criança comum nunca teria, fazendo-nos então pensar um pouco à cerca de nós mesmos e das nossas atitudes perante determinadas situações.


Olá, pessoal!

Trago hoje um livro muito especial que vocês também podem conhecer o filme. 

O que começar dizendo desse livro, senão que me arrancou litros de lágrimas? Impossível chamá-lo de lindo, um livro extremamente triste! Uma dor transformada em palavras! Delicado, o livro mostra a vida de Zezé, um menino de 5 anos, esperto, sensível, muito pobre e muito levado!

Através de seu olhar, Zezé nos lembra a inocência dos primeiros anos da infância, onde tudo era fantástico!

Vivendo em uma família destruída pela pobreza, Zezé apanha até quase a morte, é visto como o diabo em forma de menino e é completamente desprovido de amor. E mesmo assim, você não consegue identificar a maldade em sua família, somente uma intensa dor. Uma gente que se vê esquecida pelo mundo, gente que pensamos estar tão distante de nossa realidade mas que são mais comuns do que imaginamos, vítimas de um mundo onde muitos não tem nada e poucos tem muito. A desigualdade social é a maior vilã da vida de Zezé.

E o que lhe salva de sua triste vida, é sua imaginação fantástica. Ele faz amizade com os animais, e com seu Pé de Laranja Lima. E assim, sua vida, apesar de tão esmagadora, vai ficando menos difícil.

Aos poucos, percebemos que o amor salva. Que tudo que Zezé precisava era de doses cavalares de amor! E o menino peralta se transforma por causa de uma linda amizade, que nasce do ódio e não morre jamais!
Um choque psicológico, uma forma triste de percebermos a miséria e as dores de nosso país.

Meu Pé de Laranja Lima, é mais um livro inesquecível. Que vai fazer seu coração apertar a cada Zezé que você encontrar pela vida!

E aí, gostaram? Deixem suas opiniões!
Beijos, e até a próxima!





Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. qual a liçao de vida que o livro tras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caroline! O livro traz muitas lições, entre elas, a importância do amor, do cuidado, do "se importar com o outro"... É um livro belíssimo!

      Excluir
  2. qual a liçao de vida que o livro tras

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©