quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval 2016 - Mangueira Campeã!

Essa é umas das imagens que quero guardar desse Carnaval. Um Carnaval vitorioso não só pelo título, mas pela pessoa que foi homenageada.
Quando soube que ela seria nosso Enredo, meu coração realmente se encheu de alegria, já sou fã da cantora,como não ficar feliz em tê-la como homenageada da minha Escola de Samba de coração? Não tem como.
O desfile me emocionou muito. Realmente foi lindo, foi cheio de emoções boas, cheio de amor e cheio de Axé. Fui dormir realizada naquela manhã de terça-feira (mas precisamente ontem hahaha) e sabia que a Mangueira estava no páreo pelo título. Sabia que tínhamos feito um desfile como há muito tempo não fazíamos, mesmo que tenhamos feito, nos últimos anos, o melhor que deu para fazer, eu reconheço. Mas esse ano foi diferente. Tinha um clima diferente.



Agora, ter certeza não dá para ter de título. Graças a Deus, temos tantas escolas maravilhosas, os desfiles têm sido cada vez melhores com tanta alegria, tecnologia, riqueza, capricho, cuidado, dedicação, histórias lindas e tanto amor de quem vivi disso, que não tem como não valorizar todo esse trabalho, que muitas pessoas não veem, mas dura o ano todo. Pessoas se entregam por suas escolas todos os dias de suas vidas e isso é muito bonito de ser ver. Admiro e respeito todas as Comunidades que são peças fundamentais para que possamos ter esses momentos de alegria.
Sem contar que podemos aprender tanto com esses desfiles. Já parou para pensar em quantas histórias aprendemos com esses Enredos? Sim, são histórias contadas ali. Histórias diferentes, ricas, interessantes e que podem agregar conhecimento quando a gente presta atenção nelas e quando as valorizamos. Quantas coisas diferentes eu aprendi nesses muitos anos assistindo os desfiles que tanto amo!
Aliás, se nós valorizássemos o Carnaval como cultura Nacional (e é, as pessoas gostando ou não, querendo ou não, apoiando ou não), talvez muitas pessoas percebessem essas histórias da mesma forma que eu percebo e respeitaria todas as escolas como devem ser respeitadas. Mas valor e respeito são palavras difíceis de encontrar no nosso país, infelizmente!
Só tem mesmo uma coisa que odeio no Carnaval. E não é desse ano não, é de todos da minha vida: essa rivalidade sendo transformada em inimizade. Gente, Carnaval é alegria, é dançar, sorrir, conhecer pessoas, namorar (também é), encontrar amigos, torcer por sua escola, ir nos seus blocos favoritos enfim, coisas boas. Se é feito de forma diferente, mais um motivo para lamentarmos o país que temos, mas a essência do Carnaval é a alegria.E quando entro na Internet em dia de apuração e vejo essas intrigas, brigas, todo mundo dizendo que odeiaaaaaa tal escola, que odeiaaaaa gente que torce pela aquela outra escola, isso me entristece, me faz mal. Não é isso que é Carnaval. Não é esse o espírito do evento. São tantos sentimentos ruins por algo tão simples, tão divertido, tão maravilhoso, que sinto pena do Ser Humano. Pena sim, pois a gente se acostumou a disseminar o ódio, a raiva, o rancor, a inveja, o egoísmo, que a gente não sabe mais passar amor, esperança, companheirismo e paz. A gente quer sempre estar certo, ser melhor, ser vitorioso custe o que custar, ser considerado inalcançável. Nós não somos.
E é uma pena (de verdade) que simples (e incríveis) desfiles de Escola de Samba comprovem que tipo de pessoas nós somos. Às vezes, lendo certos comentários fico pensando: será que alguém da família dessa pessoa morreu por causa dessa escola? Será que alguém que torce para essa escola acabou com a vida dessa pessoa que odeia tanto? Fato é que a grande maioria não responde "sim" a essas questões. Logo, as pessoas dão aos outros ódios gratuitos, que fazem mais mal a elas do que a quem está recebendo o sentimento ruim. Que Pena que o Carnaval chegou a esse ponto! E só para deixar registrado: as escolas se respeitam, se admiram. O ódio vem de você, é responsabilidade sua. E só sua.
As pessoas precisam parar de se acharem "menor" porque o outro está vitorioso. Só para lembrar: cada ano um vai ganhar. Essa é a regra, é assim que funciona. E de uma coisa eu estou certa: na verdade, ninguém foi derrotado, só uma leva o título, mas todas deram o seu melhor lá na avenida e quando a gente faz porque ama, isso é coisa pra caramba. Então, parem de falar dos outros e festejem a Escola de vocês, que merece, merece muito esse carinho. Ninguém deixa de torcer porque não levou o título, continuem reverenciando esta que te traz alegrias no Carnaval.
Estou muito feliz com os Desfiles 2016. Não só por minha Escola ter sido a campeã, mas por ter tido a oportunidade de ver tanta coisa bonita: histórias bonitas, alegorias bonitas, fantasias bonitas, sambas bonitos, arquibancada bonita. Isso que sempre vale a pena no final das contas, para mim pelo menos.
A felicidade está maior esse ano por ver a Mangueira campeã depois de 14 anos. Muito agradecida a Deus pela Mangueira ter sido a campeã entre tantos desfiles maravilhosos e tantas Escolas importantes. Muito agradecida a Oyá por ter nos "dado" essa homenageada linda e tão importante para nossa música. Muito agradecida ao Mussum por ter me influenciado a torcer pela Mangueira. Muito agradecida a Estação Primeira de Mangueira por ter sido Estação Primeira de Mangueira, a minha Mangueira.
Estou feliz e ninguém pode me condenar. Vai dizer que no meu lugar você, que está lendo este texto, também não estaria?
Até o Carnaval 2017!!!





Sobre o Autor:


Natalia MenezesNatalia Menezes |  Twitter  |  Todos os posts do autor
Amante de futebol, música, filmes e livros, sempre foi apaixonada por histórias, seja lá de qual maneira forem contadas. Ama tanto lidar com o abecedário em forma de frases e parágrafos, que acabou se formando em Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©