terça-feira, 8 de março de 2016

8 de março - Dia de quê?

Olá, tudo bem com vocês?


Oito de março é aquele tradicional dia de ler muitas contradições, machismo e discursos vazios na internet, jornais, revistas e, claro, nas relações sociais em geral!




Dia de receber mensagens no trabalho e na caixa de e-mail, ressaltando a beleza, delicadeza e charme da mulher. Exaltando o quão ela é mulher maravilha em dar conta de todos os afazeres domésticos e ainda trabalhar fora, ajudando no sustento do lar.

Tudo isso que já estamos acostumadas e que passamos a vida tentando desconstruir em nós mesmas, nas amigas, e nos “omi”, claro!
Infelizmente, ainda é preciso muito para mudar essa realidade. Tanto que provavelmente eu não estarei viva pra ver. Mas vale a luta, vale a tentativa.

Se não podemos mudar todos ao nosso redor, que fique a tentativa de, ao menos, criarmos filhos que não sejam machistas e filhas que não sejam submissas.

Fica a tentativa de ensinar às amigas ainda não desconstruídas, que elas não precisam competir entre si, que não precisam se odiar, não precisam tornarem-se rivais, tampouco tentar a todo custo provar-se superior às outras!

Fica a tentativa de desconstruir falácias e falsas simetrias.

E que as manas entendam, cada vez mais, que não precisam enfraquecer a luta da outra para fortalecer a sua! O patriarcado já se encarrega de fazer isso.


Estamos juntas. Sempre foi sobre isso!

"Que nada nos limite, que nada nos defina,que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre." (Simone de Beauvoir)



Sobre o Autor: 

Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©