quinta-feira, 31 de março de 2016

Resenha | A Matéria dos sonhos (Valéria Martins)


Título: A matéria dos sonhos
Autor: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Número de páginas: 290




Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.







Olá gente! Tudo bom?

Esta semana vamos falar de um livro nacional? Então vamos. Graças a Deus a nossa literatura tem crescido muito e, com isso, muitas escritoras estão surgindo com bons livros. Confesso que no quesito parceria, o blog tem me dado gratas surpresas e livros muito gostosos de ler. Dessa vez não foi diferente.

Com uma escrita muito envolvente, a autora Valéria Martins vem nos trazer uma história tocante e muitas reflexões sobre os nossos sonhos e o que fazemos da nossa vida.




Mariana é a caçula de um advogado famoso, mimada desde pequena e se achando muito dona de si, escolhe a mesma profissão do pai e vive uma vida muito confortável junto aos pais. Um dia conhece Gustavo, mulherengo, bonitão, gosta da night e é herdeiro de um verdadeiro império, e se apaixona. Acredita realmente que aquele é o cara certo para ela.

Gustavo por sua vez, pressionado pelo pai, vê em Mariana a moça certa para casar e construir família. Mas as coisas não são tão fáceis. Gustavo ainda quer curtir a noite e Mariana quer a todo custo ter o seu conto de fadas. Já com casamento marcado e recebendo os presentes, Gustavo apronta uma grande com Mariana a tirando completamente do seu rumo e da sua vida. Fim do conto de fadas.

Fim da história? Nada. Isso é só o início. Sei que até agora pode parecer que este livro é só mais um que vocês já leram muitas vezes. Mas não. Nessa altura do livro, que é só o começo, eu já estava vidrada na história.

Envergonhada, deprimida e sem saber o que fazer, Mariana se vê na situação de não saber como agir na sua vida a partir de agora. E durante esta fase da personagem, muitas vezes, me questionei o quanto a gente para e pensa em como está a nossa.

Tudo começa a mudar quando Carlinhos, irmão e padrinho de Mariana, a convence a ir viajar. Dá um tempo para ela, sair o Rio de Janeiro um pouco, espairecer a cabeça, conhecer pessoas, enfim, se dá uma chance de parar de sofrer tanto, de continuar a sua caminhada. Ela topa e aceita a sugestão do irmão indo para a Chapada Diamantina. E a partir daí sua vida muda.

Chegando lá, meio sem jeito, reencontrar Cláudia, uma maluqueta, aventureira, que trabalha com cinema em Paris e não se dá bem com a mãe desde criança. Elas tinham se conhecido num chá de bebê, ainda na época do "falecido" Gustavo. De certo modo foi reconfortante ver uma cara conhecida em outro Estado e foi a partir de Cláudia que ela conheceu pessoas daquele lugar. Mas o mais incrível ainda estava por vir.

Tudo começa a mudar quando nossa protagonista conhece Alex, guia turístico da pousada 
onde está hospedada, e começa a observá-lo em pouco tempo com outros olhos. Ele era muito diferente de tudo que Mariana sonhou. De pele mais escura, de família simples e sem tantos recursos como ela, Alex entra na sua vida para trazer conhecimentos e ensinamentos que nenhuma faculdade é capaz de dar. E a transforma.

Claro que a coisa vai acontecendo gradativamente e já adianto que o romance acontece para a nossa alegria e torcida. Só não vou dar detalhes de como tudo acontece, como ela percebe e quais são as transformações que Mariana sofre porque vocês têm que ler para passar pela ansiedade e emoção que Mariana passou e que eu passei por tabela. O que posso adiantar que Cláudia e Alex fizeram muito bem a essa "filhinha de papai" e o que eles passaram juntos só podia mesmo ter dado um livro.

Quero elogiar aqui as descrições maravilhosas do lugar que autora faz no livro. Faz-nos 
imaginar o lugar com muita clareza, fora que também nos faz querer conhecer a Chapada Diamantina. Procurei fotos dos lugares no Google e tudo, sério mesmo.

Bom, Mariana e Alex ficam juntos no final? Ela volta para o Rio? Muda de profissão? Tem seu conto de fadas? Cláudia faz as pazes com mãe? Volta para a França? Vou deixar vocês na curiosidade porque quero que todos leiam. Quero que todos reflitam a vida da Mariana pensando um pouquinho nas suas também.

Posso só dizer que me surpreendeu. De início uma surpresa frustrante, mas depois uma surpresa gostosa. A gente passa a indagar "o que é o sonho? Qual é o meu", passa a refletir "o que é o amor? Eu amo?", passa a perceber que a vida não é uma receita de bolo e nem uma bula de remédio. É preciso viver cada dia e construir quem somos.



E aí, o que achou? Conte pra gente nos comentários... 
Beijos e até a próxima!



Sobre o Autor:



Natalia MenezesNatalia Menezes |  Twitter  |  Todos os posts do autor
Amante de futebol, música, filmes e livros, sempre foi apaixonada por histórias, seja lá de qual maneira forem contadas. Ama tanto lidar com o abecedário em forma de frases e parágrafos, que acabou se formando em Letras.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Uma viagem para um novo início... gostei :)
    gosto de livros que nos trazem reflexões acerca de nossas vidas e também de lugares bem descritos. Também fui pesquisar Chapada Diamantina kkkkkkkk
    que lugar lindooooooooo. quero.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©