segunda-feira, 11 de julho de 2016

Resenha | Leve 2, Pague 3 (Tati Faro)

Título: Leve 2 Pague 3
Autor: Tati Faro 
Editora: Multifoco
Número de páginas: 123

Sinopse: Os três porquinhos discutem sobre como escapar do lobo mal. A promoção “leve 2, pague 3” causa uma impressão e tanto em uma cliente. Fatores diversos ameaçam a relação do casal mais perfeito do mundo. Um pai neurótico desconhece as companhias de sua filhinha indefesa. Uma série de estupros fora do comum aterroriza o meio universitário. Esses são os temas de alguns dos onze contos de “Leve 2, Pague 3”, que possuem em comum o gosto pelo cômico e pelo inusitado. O absurdo flerta com o cotidiano em todas as histórias, às vezes de mansinho, às vezes abertamente, mas sempre como uma lupa que mostra o mundo tal qual ele de fato é: engraçado, doido e deliciosamente real.







Oi gente!!! Tudo bem por aí? 

Hoje vou falar de um livro recebido em parceria com a autora Tati Faro: 


Tatiana Faro é Doutora em Química, 
carioca de 28 anos e moradora de Sorocaba. 
Escreve por vocação e este é seu livro de estreia. 


Essas informações você encontra na orelha final do livro. 






Porém, a primeira coisa que leio, ao pegar um livro em mãos, são justamente as orelhas. E quando eu li "DOUTORA EM QUÍMICA" eu pensei: "Meu Deus!!! A pessoa SÓ tem 28 anos (2 anos mais nova do que, inclusive), já é doutora, em QUÍMICA, e ainda publicou um livro. Algo totalmente distante de sua área. (Tati, você existe mesmo?)

Enfim, passado o momento de choque, iniciei a leitura assim que pude e a fiz em dois dias. É super possível realizá-la em um só dia: primeiro pela leitura prazerosa que é, segundo porque são 11 contos que podemos considerar curtos, leves e que nos envolve de tal forma que quando nos damos conta: acabou. E aí queremos mais. E mais, e mais...

Então por qual motivo o li em DOIS dias?  Explico: 
Porque eu fiquei paralisada no conto número 7: "Os Putos". Trata-se de um conto que aborda estupro. Sendo o livro da Tati um livro de humor, comecei o conto temerosa que ela fizesse piada com algo tão sério. Mas para quem já tinha lido os seis contos anteriores, eu deveria ter previsto que vinha coisa boa ali. 



Tati brinca com situações reais de nosso cotidiano, de forma inusitada, absurda e extremamente hilária. Com esse conto não poderia ser diferente, mas ela foi além. Mexeu com frases típicas do senso-comum, com paradigmas criados em nossa sociedade patriarcal. 
Eu havia chegado nesse conto com algumas gargalhadas e um sorriso constante no rosto. Após lê-lo, resolvi parar a leitura nesse ponto e terminar no dia seguinte, repensando várias coisas da vida, com vontade de dormir abraçada no livro. 

A inteligência de Tati fica clara em cada palavra, cada conto. Tudo é construído de uma forma muito bem feita e que nos acrescenta. Não é - nem de longe - um livro de piada - é um livro que trata de preconceitos, de empatia, principalmente, pois todos os contos, praticamente, as situações se desenrolam do ponto de vista no qual não é o "comum". 

É um livro leve sim, que irá te fazer dar muitas gargalhadas, mas sobretudo, te levará a repensar algumas situações da vida. Se não era essa intenção da autora, foi assim que me atingiu. 

Obrigada, Tati, pela confiança em nosso trabalho, pela parceria efetivada, e por me dar oportunidade de conhecer seu trabalho incrível e que tanto me acrescentou!




E se você ainda não conhece o livro da Tati, procure na Editora Multifoco e garanta o seu!!!
Depois conta pra gente ;)

Beijinhos, e até o próximo post






Sobre o Autor: 


Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©