terça-feira, 9 de agosto de 2016

Resenha | Tá todo mundo mal - o livro das crises (Jout Jout)

Título: Tá todo mundo mal (Jout Jout)
Autor: Jout Jout
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 200



Sinopse: Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em tá todo mundo mal, ela reuniu as suas "melhores" angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, "Jout Jout, Prazer". Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!




Olá, tudo bem com vocês?

Passada a abertura das Olimpíadas Rio 2016, os primeiros jogos e toda a emoção que foi a abertura bem brasileira que tivemos, voltamos com nossos posts normais. Ainda assim, fizemos uma Tag Literária com o tema das Olimpíadas. Já viu? Não? Clica aqui > Tag.

Hoje vamos conversar sobre o livro de uma das mais famosas Youtubers do momento, Julia Tolezano, do canal Jout Jout, Prazer. Como eu já mencionei em alguns posts e tags, eu li alguns (poucos) livros de Youtubers, por diferentes motivos. No caso da Jout Jout, li simplesmente porque sou seguidora de seu canal, admiro seu conteúdo, a forma como aborda assuntos importantes de forma leve e práticas, e problematiza preconceitos velados com muita inteligência. Ao saber do livro, então, corri para ler.

Jout Jout optou por fugir um pouco do que a maioria dos Youtubers estão fazendo. Ela não fez uma biografia, não contou sua vida do nascimento ao auge do canal, pelo contrário, ela manteve a vibe do canal, fazendo pequenos textos, com ares autobiográficos, que foram considerados pela ficha catalográfica da editora Companhia das Letras como "crônicas". 

Cada "crônica" imprimiu bem a identidade de Jout Jout, do trabalho que ela faz em seu canal, sua linha de pensamento. São leves e divertidos como tudo o que ela faz. Sem deixar de passar uma pequena - grande - mensagem que só depende do seu olhar para ela. 

O livro é uma delícia. Você lê como se estivesse sentada, assistindo aos vídeos dela, como sempre faz. O que não impede a quem nunca teve esse hábito, de conhecer o livro e só depois o canal. Ou nunca chegar ao canal. Os dois seguem com o mesmo intuito, mas são totalmente independentes. Você não precisa ser fã de Jout Jout antes de comprar o livro!

A única coisa que me deu um certo incômodo na leitura (e isso SÓ aconteceu porque eu sou assinante e espectadora assídua do canal), foi que algumas crônicas já haviam sido contadas em vídeos. Deu um sentimento de pena, de querer ler mais novidades sobre a autora, e estar lendo algumas coisas que eu já sabia. Mas apenas isso. De resto, um excelente entretenimento. 

E, no fim, sabemos mesmo que "Tá todo mundo mal"



E aí, gostaram? Já leram o livro da Jout Jout?
O que acharam? Me contem!!!

Beijos e até o próximo post!






Sobre o Autor: 


Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©