sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Aquela Tag Literária #10 - Olimpíadas

Olá, tudo bem??

A Isabella Lubrano, do canal Ler Antes de Morrer, criou uma Tag especial para as Olimpíadas. E como a abertura oficial é hoje, resolvi respondê-la!

Vem comigo?




1 - Pódio: livros que são medalhas de ouro, prata e bronze



Nesse item, Isabella, nos deixa livre para interpretá-la como quisermos. Decidi ser bem egocêntrica, rs, e escolher livros que, em meu gosto pessoal, enquadram-se nas posições de ouro, prata e bronze. São eles:



                                               OURO                                             PRATA                                   BRONZE



2 - Maratona: livro que exige fôlego e resistência






Um filme excelente, porém requer muita atenção e reflexão. Mesmo não sendo enooorme, necessitando de maratona nesse sentido, talvez seja necessário um longo tempo para ler devido às reflexões... 



3 - Vila Olímpica: livro que deu mais problemas do que o planejado






O "problema" em si, não foi com o livro propriamente dito. Thalita Rebouças veio até minha cidade para um bate-papo (de meia hora) e uma sessão de autógrafos na livraria mais conceituada da cidade. 

O problema se deu na comunicação da organização, com as pessoas à espera de um autógrafo. 

Natalia, aqui do Blog, e eu, estávamos em um bom posicionamento na fila e, por conta de um projeto no qual fazíamos parte com outros membros (Naty ainda faz), fomos convencidas a ir para o final da fila para que entrássemos todas juntas. Resultado: horas, horas e horas na fila. Com sede, com fome, desanimando... (normal nesse tipo de evento), para chegar na hora e não termos uma foto de cada uma com a autora e, sim, uma de todas juntas e apenas tirada pela produção deles. 
A regra era simples e justa: Teríamos direito à apenas UMA foto com ela - seja self, ou tirado pela produção -  ou UM snap. Optamos pela foto. Mas não pedimos que a produção tirasse. Queríamos, então, nosso self. E fomos proibidas. 
Nos questionamos por que ficamos no final da fila para que entrássemos e pudéssemos falar de nosso projeto, com calma, tirar nossa foto se, no fim, fomos tratadas pior do que muita gente. Afinal, quando as fotos foram lançadas no facebook da livraria, vimos diversas fotos de determinadas pessoas. Com poses e posições diferentes. Fotos de irmãs juntas, e depois separadas. Em fim... FAIL.

Uma experiência trabalhosa, para ter um livro e um simples autógrafo de alguém que você acompanha há bastante tempo e, ainda por cima, recomenda aos seus alunos... 


4 - Delegação da Austrália: livro exigente





Exige da minha paciência de ir até o final. Exige (talvez) de um conhecimento literário para entender algo que não me saltou aos olhos. Exige você se propôr a abrir mão de tantos livros que poderiam ser lidos, enquanto você lê algo extremamente maçante


5 - Despoluição da Guanabara: livro que era uma grande promessa, mas não entrega o prometido





Não é que eu esperava um puta livro. Mas, quando fui pegar pra ler, minha expectativa estava bem alta, sim. Porque eu JÁ assistia a série e AMAVA (Sim, sou dessas). Então como, geralmente, os livros que dão origem à séries e/ou filmes costumam ser ainda melhores, minha expectativa só aumentou.

Ter a expectativa grande em cima de algo já não é bom. Mas não foi SÓ isso... O livro é ruim MESMO. Aliás, é péssimo. A série é (pelo menos era) infinitamente melhor. E não, não deu!


6 - Festa de Abertura: livro com começo espetacular




Livro da nossa parceira, Lilian Farias, já foi resenhado AQUI. "Mulheres que não sabem chorar" mostra a que veio já na primeira página. Maravilhoso, intenso, um dos melhores que eu li esse ano, até agora, sem dúvida!


7 - Mascotes: livro fofo mas que ninguém dá muita bola



Esse livro faz parte da coleção "Mico Maneco", da Ana maria Machado. Se minha fonte não está enganada, foi publicada pela primeira vez em 1983. 

São vários livrinhos, no mesmo estilo: Poucas frases por página, bem ilustrado e cerca de 26 páginas... 

Todos os livros são extremamente bem elaborados, adequados para crianças, principalmente educação infantil.

Eu escolhi "Pena de Pato e de Tico-Tico" porque, na época, esse era meu favorito de toda a coleção e foi com ele que aprendi a ler sozinha. De tanto pedir para que lessem para mim, decorei a história e, quando não tinha ninguém que pudesse ler, eu ia me lembrando, pelas imagens, o que havia sido lido. E, em um processo de alguns meses, associei sons e já conseguia ler o livro sozinha e outras coisinhas pelo "mundo"... 

Essa coleção foi muito especial para mim e, infelizmente, ela parece ter se esgotado totalmente. Não vejo em escolas, não vejo ninguém ler, ninguém que guardou... Eu tenho poucos...Também não tive maturidade para guardá-los com o carinho necessário! Uma pena!

8 - Delegação americana: livro que ganha tudo




Vou passar a perna nessa categoria e dar uma interpretação torta à ela. rs. Não vou pensar em prêmios que já ganhou e quantos ganhou... Escolhi Harry Potter pelos motivos:



1 - Mudou a vida da autora radicalmente e para sempre!

2 - Transformou vários adolescentes em leitores assíduos e, vários adultos em adolescentes - na melhor forma que isso pode ser.

3 - Até maio do ano passado (2015), já havia vendido mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo.
4 - Foi traduzido em 73 idiomas.
5 - Ganhou 8 filmes para adaptar os sete livros da saga. E é a série cinematográfica de maior bilheteria dos últimos tempos. 


6 - Podemos encontrar QUALQUER produto, praticamente, da marca Harry Potter.

7 - Ganhou um espaço imenso para o parque "Mundo de Harry Potter" em Orlando. Sonho!!!

8 - Virou Teatro.

9 - Vem mais livros aí com o roteiro dos teatros. 

10 - Todos os filmes receberam indicações de diversos prêmios e, a maioria, levou mais de um pra casa!


Se isso não é "ganhar tudo", monamour... Nem sei mais! 


9 - Delegação russa de atletismo: livro desonesto






Eu não tenho o MENOR preconceito com livro algum nessa vida. Acho que cada um lê o que quer, desde que leia!!! Vamos ler, Brasil, que tá feio pra "NÓIS". No entanto, essa onda de livros de Youtubers não me encantou por motivos simples: os youtubers que eu vi lançando livros, não são Youtubers que eu admiro a ponto de ler o livro deles. 


Mas li alguns. Três na verdade; um por curiosidade, outro pra saber o motivo de meus alunos estarem obcecados por ele, e o último, finalmente, porque era de uma Youtuber que eu de fato acompanho, sou inscrita e tal. Mas vou falar melhor disso em outro post. 

Bem, não li o livro que estou citando aqui. Mas achei importante falar sobre.
Eu não fazia ideia de quem era esse Japa, mesmo ele sendo "um dos mais assistidos" - como dizem as matérias - e continuo sem saber quem é. Porque não fui procurar saber. Maaaas, quem tem twitter vê umas coisas, né? E há pouco tempo surgiu várias tretas com o nome desse menino. 
E a principal: Que ele havia usado ghost writer para escrever seu livro e que a pessoa utilizada nesse trabalho, expôs uma ex-namorada sua (que também parece ser famosinha), sem a autorização dela!!! 


Não estivesse ruim o suficiente até aí, a justificativa do Japa veio pra cagar na nossa cabeça. ABRE ASPAS - Eu não tive tempo de ler o livro, não sabia que ele tinha colocado isso, e não autorizei. - FECHA ASPAS. 



Oi????? Comassim, véio. O cara não tem capacidade pra escrever o próprio livro e ainda por cima nem lê o que foi escrito?


E milhares de adolescentes que são fãs do rapaz, claro, devem estar comprando alucinadamente o livro. 

Percebem o quanto isso é desonesto? Me digam vocês...

10 - Ouro para o Brasil: os autor nacional que ganharia medalha de ouro



                                                  Machado de Assis <3 



E aí, gostaram? Não vou marcar ninguém dessa vez. Se você for fazer, comenta aqui nos comentários para eu ir lá conferir suas respostas, ok?
Beijinhos, 
e até o próximo post!!!



Sobre o Autor: 


Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©