segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Happy Halloween!

Olá, tudo bem com vocês?

Hoje é aquele famoso dia em que a internet se divide entre os defensores do Halloween e os manifestantes em prol do "Dia do Saci". Se por acaso você esteve em Nárnia nos últimos anos e não a menor ideia do que eu estou estou falando, clica aí em "continue lendo" logo abaixo e vamos conversar. Além disso, tem dica de 2 filmes e 1 livro pra essa data. VEM!



Em 2003, dois projetos de lei foram propostos para instituir o Dia do Saci no calendário oficial, mas acabaram ficando arquivados. 

A ideia seria chamar atenção para as lendas e mitos do folclore nacional, em oposição ao famoso Halloween (Dia das Bruxas) comemorado nos Estados Unidos e outros países de Língua Inglesa. 

Em 2004, porém, o Estado de São Paulo e mais alguns municípios oficializaram a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. 


As opiniões divergem e causam debates calorosos (como tudo hoje em dia na internet) mas, sinceramente, eu nunca vi ninguém fazer uma festa do Saci. Assim como nunca vi ninguém bater na porta de alguém dizendo "doces ou travessuras". As festas, geralmente, baseiam-se em festas "comuns", com pessoas vestidas dentro da temática e decoração de morceguinhos, fantasminhas e afins. 

Nosso dia de "pegar doce" sempre foi 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião, e o "dia do Saci" sempre esteve junto aos demais 

Não vou entrar no mérito da Wicca e seus rituais por dois simples motivos:

1 - Não tenho competência e conhecimento para falar do assunto.
2 - A intenção não é aprofundar na data em si e, sim, nos debates que a cercam.

Apenas por isso, ok!? Por isso a impressão de eu estar tratando a data com superficialidade. 

Pois bem... Antes de dar dicas de filmes e livros, como prometi acima, eu apenas queria concluir tudo isso deixando registrado o quanto eu acho curioso que as pessoas briguem para defender a extinção do "Halloween" em defesa de sua cultura, através do FACEBOOK, por trás de seus IPHONE'S, MACBOOK'S etc... Apenas curioso! 

Mas o papo nem era esse! Vamos ao que, de fato, nos interessa, nééé!? 

Pra começar, você pode aproveitar uma dica antiga aqui do Blog mesmo e baixar as músicas indicadas por nosso ex-colaborador, e músico, Vic Lima e já ir entrando no clima!

Segue o link: Playlist Halloween

Filmes:

Vocês que estão sempre por aqui já devem ter lido, mais de uma vez, que eu não sou fã de filmes de terror ou qualquer coisa que me provoque medo. Sim, sou medrosa com certos filmes, principalmente os que envolvem espíritos e, mais ainda, se esses espíritos forem de crianças! #MEDO Ao mesmo tempo, muitas coisas em filmes do mesmo gênero fazem com que eu ache o filme ridículo. Logo, não é um gênero que eu assista muito.

Fugindo do óbvio então, preparei as dicas abaixo:

1 - Scream 4 (Pânico 4) - 2011



Sinopse: Sidney Prescott (Neve Campbell) está de volta à sua cidade natal, Woodsboro, onde sobreviveu a uma série de terríveis assassinatos. Ela escolheu a cidade para encerrar a turnê de lançamento de seu livro, no qual fala sobre como deixar de se sentir uma vítima. Só que, tão logo ela chega, o assassino Ghostface volta a atacar. Ao lado dos velhos amigos Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox), agora casados, eles precisarão enfrentar uma nova série de mortes. Para complicar ainda mais a situação, os adolescentes da cidade idolatram o massacre de Woodsboro e, fãs de filmes de terror, o celebram a cada aniversário.

Por que o escolhi: A Saga Pânico fez parte da minha adolescência e, nesta época, ainda considerava um tantinho assustadora. Digamos que um bom suspense. Hoje, se revejo, já percebo que é um terror trash, dá até pra dar boas risadas. Mas foi uma época nostálgica. Esperava ansiosa pela sequência dos filmes, ia correndo na locadora (!!!!!!) alugar e assistir com uma turma de amigos. Levando sustos, tentando adivinhar o assassino, tudo o que o enredo pedia.
O quarto, e possivelmente último, filme da franquia, veio em 2011, quando eu já estava com meus 26 anos... Os gostos já haviam mudado, aquele trash que citei ali em cima já ficava evidente... Mas eu não poderia deixar de ver por pura NOSTALGIA! E não me arrependi. O filme cumpriu o que prometeu, matou a saudade dos fãs, fechou com chave de ouro e, por isso, indico hoje. Se você não conhece a Saga, aproveita pra assistir desde o início. Já viu, reveja.
O 4 tem na Netflix! <3
E, se você, assim como eu, também for saudosista, aproveita e embarca na série de mesmo nome que encerrou sua segunda temporada e também tem na Netflix

2 - O Silêncio dos Inocentes - 1991



Sinopse: A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Por que o escolhi: Além de ser um PUTA filme, é o primeiro filme em que um dos maiores vilões de todos os tempos aparece! Hannibal é um personagem sensacional. Sua primeira aparição é no livro "Dragão Vermelho" e, depois, em quatro filmes. Recomendo todos!!!
E, mais uma vez, fica também a dica pra série que, embora tenha sido cancelada após 3 temporadas, vale à pena conferir! 


Livro: 

O Vilarejo - Raphael Montes



Não poderia deixar de indicar este livro! Ele é macabro, 'horripilante' e maravilhoso. O melhor do autor - em minha opinião - até agora. Ansiosa por seu mais novo lançamento, já em pré-venda. 
Não vou me estender sobre o livro, você pode conferir a resenha dele clicando AQUI.




É isso, gente! Dois clássicos e um livro moderno, porém maravilhoso! Já viram e leram os três? 
Conta pra mim o que acharam... 

Um beijo pra vocês e até o próximo post!



Sobre o Autor: 


Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©