terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Aquela Tag Pessoal #2 | Você é feminista?

Olá, tudo bem?

A TAG que vou responder hoje eu vi no canal Lully de verdade no ano passado e já queria ter feito antes, mas acabei protelando...

Como viram no título, é uma Tag sobre feminismo e o que eu penso sobre isso. Vamos lá?


1 - O que é feminismo para você?


Um movimento político e social que luta por uma sociedade sem hierarquia de gênero (englobando etnia e classe social), através do empoderamento da mulher e de sua libertação dos padrões da sociedade patriarcal. 



2 - Quando você descobriu que era feminista?


Sinceramente, não sei responder esse pergunta. Não tenho uma data, um tempo certo. Eu cresci numa bolha matriarcal, como já contei neste post e, sem dúvida, isso já contribuiu para que eu tivesse uma infância e adolescência onde formava uma personalidade feminista. No entanto, não tinha consciência disso. Depois, vivi um relacionamento abusivo por alguns anos. Quando consegui sair disto fui, aos poucos, compreendendo o que eu havia vivido. Encontrei no feminismo respostas para muita coisa que vivi e, principalmente, força para me restabelecer e empoderar. Mas ainda havia muitas dúvidas a respeito do Movimento e a ignorância fazia com que eu negasse o "título". Quando Simone de Beauvoir e seu maravilhoso "O segundo Sexo" "caíram" no meu colo, foi o que faltava para eu entender e abraçar com unhas e dentes e, também, buscasse mais e mais informações. Então veio Audre Lorde, Amelinha Teles, e outras autoras militantes, que me "ajudaram" a entrar de vez no ativismo. 
Não posso negar que, nos últimos anos, a internet também vem sendo uma fonte inesgotável de informação e, principalmente, união. Através dela encontrei feministas maravilhosas que só agregam meu conhecimento e me empoderam cada dia mais, desconstruindo, dia a dia, os resquícios de uma sociedade opressora na qual estamos envolvidas e, por isso, acabamos por reproduzir os discursos e atitudes machistas com a qual somos criadas e acostumadas. 





3 - Para você, qual é a maior evidência de que o feminismo é necessário?





Além do óbvio: porque sou mulher e, como todas as outras, mereço uma sociedade que me respeite e me garanta equidade de direitos... Pelos motivos exemplificados acima e muitos outros!


4 - O que você mudaria no movimento feminista no Brasil?


Uniria as correntes filosóficas e políticas que, por pautas que acabam por divergirem dentro do Movimento, acabam - naturalmente - afastando as militantes uma das outras, mesmo que a intenção maior seja a união das mesmas na luta pelo objetivo principal. Feministas do radfem, por exemplo, estão cada dia mais afastadas das feministas do libfem. As críticas que uma corrente aponta na outra estão segregando mais do que unindo, consequentemente, perde-se força no coletivo. 

Se possível fosse, mudaria também o fato de muitas militantes seguirem instinto, ao invés de aprofundarem no tema. Se eu pudesse mudar algo, começaria por isso. Se todas as feministas lessem "as velhas" e ouvissem mais as feministas negras, acredito que o caminho seria menos árduo e cada vez menos individualista. 





Gostou? Sinta-se a vontade para responder também, não vou taggear ninguém! <3 

Beijos e até o próximo post.








Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©