quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Maratona Oscar - Estrela Além do Tempo

Oi geeente, tudo bem? 

Tô MEGA atrasada no meu projeto de assistir aos 9 filmes indicados para a categoria de Melhor filme, mas, sejamos otimistas!!! 

Assisti "Estrelas Além do Tempo" bem pertinho de "La La Land" que falei aqui e faltava só escrever pra vocês. Enfim, cá estou. Bora ler o que eu achei!




Indicações: 

Melhor Filme
Melhor Atriz Coadjuvante - Octavia Spencer
Melhor Roteiro Adaptado - Allison Schroeder e Theodore Melfi 




"Estrelas além do tempo" é baseado no livro de mesmo nome da autora Margot Lee Shetterly e foi lançado no ano de 2016. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria aeronáutica americana contratou mulheres negras, mesmo tratando-se de um período de forte segregação racial, para suprir sua falta de mão de obra de matemáticos. Elas permaneceram trabalhando para o governo e passaram a fazer parte da NASA. O filme vai nos mostrar, de forma romanceada,  o quão importante essas mulheres - com foco maior em três delas - foram importantes nos cálculos precisos da corrida espacial, onde os EUA estavam perdendo para a União Soviética. 

O filme inicia mostrando  Mary Jackson, personagem de Janelle Monáe, sendo destaque, ainda criança, na escola. Mary cresceu estudando, se especializando, fazendo vários cursos de extensão em sua área. Sempre forte e determinada, isso é muito bem mostrado no filme em cada cena. 
Eu, humildemente, considero um erro e não entendo o fato de não ter sido Janelle a indicada ao Oscar de melhor atriz, pois, sua atuação é, de longe, a melhor do filme!



Mary batalha na Justiça para entrar em uma Universidade que ainda não aceita negros, ganha e entra para ocurso de Engenharia, formado até então só por homens brancos, para formalizar sua carreira e deixar de ser uma "matemática" para ser uma "Engenheira da NASA". 

Enquanto isso, mas não de forma totalmente paralela (já que, mesmo estando as três personagens em setores diferentes, vivenciando suas próprias experiências e atividades, de certa forma o trabalho de cada uma se entrelaça, já que é para um mesmo feito) temos as personagens  Dorothy Vaughn Katherine Johnson, interpretadas por Octavia Spencer e Taraji P. Henson, respectivamente. 




Doroty trabalha em um setor com mais outras mulheres negras e precisa lidar com o mau-humor e o preconceito da personagem da super mal aproveitada e praticamente insignificante no filme, Kirsten Dunst




Já Katherine, se destaca em uma disputa com o personagem Paul, de Jim Parsons, que tenta a todo custo, desqualificá-la. No entanto, a genialidade e competência da matemática se sobrepõe e nada é capaz de ocultar isto. 



Katherine é a protagonista e, por isso, sua trama ocupa a maior parte do filme. Mas, reafirmo, a história de Mary é a mais interessante e, sem dúvidas, a melhor interpretada.

No entanto, fica bem fácil torcer pelas três personagens ao longo do filme. A cada pequena conquista, vibramos. 

Confesso que minha expectativa para o filme estava muito alta e isso não é muito bom, acabou não sendo tudo o que eu esperava. O que não quer dizer que não seja um ótimo filme. 

Um filme inspirador, empoderador, daqueles que a gente termina de ver com vontade de sair fazendo mil coisas! 

De qualquer forma, entre os dois que vi até agora, "La La Land" ainda é meu preferido por motivos bastante diferentes. 

Quando terminei de assistir "Estrelas além do tempo", quis saber mais sobre a história real que inspirou as protagonistas do filme. Então, se vocês quiserem saber um pouquinho também, vou deixar três links aqui embaixo pra começar a pesquisa! 








Já assistiram? O que acharam? 

Falem pra mim nos comentários. Beijos e até o próximo post!






Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©