quinta-feira, 30 de março de 2017

E.E.Dermeval Moura de Almeida - Feminismo na escola

Oi, gente!!! Tudo bem? 

Estamos chegando ao fim do mês e, mesmo não tendo postado tanto conteúdo com temática feminista quanto eu desejava, estou bastante feliz e orgulhosa do resultado. Nós estamos crescendo em visualizações a cada mês e isso é muito gratificante! Obrigada por estarem sempre comigo. 

Neste mês ganhamos um número significativo de novos seguidores em todas as nossas redes sociais, também. Passamos de 1000 no instagram, estamos caminhando, dia a dia, para os 5 mil na fanpage e o blog e o Twitter ganham novos seguidores todos os dias! Muito obrigada! 

Sem mais enrolação, quem já acompanha o blog sabe que este ano comecei a postar o resumo do mês, sempre no último dia de cada mês. Então, amanhã tem o resumo de março e hoje tem um post que tenho muito prazer em fazer, fechando nosso mês especial Mulheres. É claro, que não deixaremos de falar sobre a temática, porém, voltamos com nossa programação normal! 

Bora conferir, então, este post tão especial!


Pouco antes do Dia Internacional da Mulher, uma colega de profissão, de vida e de luta, a Pedagoga Lívya Nacarate, me convidou para dar uma palestra sobre feminismo, para os alunos do Ensino Médio, na escola em que ela trabalha em Rio Preto/MG, a E.E. Dermeval Moura de Almeida. A iniciativa havia surgido e, junto aos alunos do Grêmio Estudantil, estava sendo discutida a melhor forma de abordagem. Foi aí que veio a sugestão de convidarem alguém para palestrar e eu fui convidada!

Não preciso nem dizer o quão honrada fiquei, não é mesmo? 



Falar com adolescentes, sem dúvida, é "minha praia". Com eles que eu me sinto melhor, mais segura, mais capaz. E esse convite contemplava tudo o que eu sempre quis fazer: conscientizar jovens alunos sobre o que consiste o feminismo, com o objetivo de disparar o gatilho para que eles possam ir em busca de transformar eles mesmos e, assim, serem a mudança que nós queremos ver no mundo.



Mas, como nem tudo são flores, eu não pude ir. #TodosChoram Pois é... Eu ainda estou em tratamento para TAG e Síndrome do Pânico. Quando a Lívya me fez o convite, eu pensei muito em aceitar, - por ser algo que eu sei que eu ia gostar muito de fazer em outras circunstâncias - e só o fato de pensar na possibilidade, já me deu crise de ansiedade. 



Eu não podia correr o risco de assumir este compromisso com a Lívya, os alunos e toda a equipe do Colégio e, simplesmente, correr o risco de chegar no dia e não conseguir ir, ou não conseguir falar na hora. Então, recusei. 

Mas eu queria ajudar de alguma forma... Então, reuni algumas informações bem básicas sobre o assunto e mandei para eles, através da Lívya. Dessa forma, pude colaborar com uma gotinha desse trabalho tão bacana e extremamente importante que eles realizaram lá. 



Precisamos falar sobre Feminismo! Precisamos lutar por um mundo melhor! 
As Unidades Escolares são locais essenciais para tratar do assunto.

Durante toda a semana que envolveu o 8 de março,  os professores abraçaram a proposta e levaram para a sala de aula o tema. 

No final, foram para o auditório e os alunos fizeram apresentações com músicas e encenações. Produziram cartazes e espalharam pela Escola. O resultado, de acordo com a Pedagoga, foi positivo, visto que eles gostaram de abordar o assunto e produziram conteúdos significantes.

Parabéns à toda Equipe envolvida! Parabéns pela iniciativa! Parabéns, alunos, que se abriram para a proposta e receberam o conteúdo de forma tão significativa! 






Por hoje é só! Digam o que acharam da iniciativa da Escola!!!
Até o próximo post, 
beijos




Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©