quarta-feira, 1 de março de 2017

Março - Mês das mulheres???

Olá, tudo bem? 

Chegamos em março, aquele mês que traz o emblemático dia 8, onde todo mundo lembra que mulher existe. Aquele dia em que o macho que passou o ano inteiro fazendo piadinha machista na mesa do bar com os brothers posta textão sobre a mulher. Onde a gente lê vários posts nas redes sociais sobre como a mulher é "guerreira, bela, delicada..." É, aquele dia em que as feministas escutam mais piadinhas do que em qualquer outro. Dia em que campanhas publicitárias se superam na vergonha alheia. Mas.. Estamos aí. 

Como por aqui a gente não lembra da mulher apenas em março, vamos aproveitar o mês - sem culpa - para levar conteúdo que acreditamos ser de qualidade para vocês. E esperamos que aconteça uma troca significativa! Vai rolar sorteio de muitos livros escritos por mulheres, então, se ainda não nos segue nas redes sociais, essa é a hora! Muita indicação de livro, filme, música... Textos e opiniões! Vamos conversar!!! 

Vem com a gente!


Vamos começar explicando o que pensamos ser o óbvio e percebemos, dia a dia, que não é tão óbvio assim?

A Natalia já fez um texto bem didático aqui sobre feminismo mas, mesmo assim, vamos retomar!

Feminismo é um Movimento Político e Social que busca a equidade entre todos os gêneros. 

E por que EQUIDADE e não IGUALDADE?

Simplesmente porque nós, mulheres, não somos, nunca seremos, nem queremos ser, iguais aos homens. Mesmo que biologicamente fosse possível, por qual motivo iríamos querer nos igualar aos nossos opressores? 

É por causa de uma falsa ideia de igualdade que muitas pessoa acreditam que feministas querem ser homens. 

Apenas não.

Feminismo é a busca pelo fim do sistema de opressão e supremacia masculina. Não queremos nos igualar, tampouco "tomar" o posto de opressão. Queremos o fim da hierarquia de gêneros, levando em consideração as especificidades de cada um. 

Não somos iguais. Nem uma mulher é igual a outra. Cada uma tem uma urgência, uma necessidade, de acordo com sua classe social, sua etnia, idade, sexualidade etc. Então, dizer que buscamos "igualdade" é, se não uma falácia, um discurso raso e superficial!

Aristóteles, em sua obra "Ética a Nicômaco", defende a equidade e a compara com o termo "justiça". 




A equidade viria para retificar o erro cometido durante tanto tempo e que teria colocado uma pessoa em situação de desfavorecimento em relação à outra. 

Esta imagem, muito compartilhada nas redes sociais com diversas legendas, representa bem o significado de equidade ao meu ver:




Então, alguma dúvida sobre o que é o feminismo e o que ele busca? 
Deixa aí nos comentários que a gente vai conversando... Ainda tem muito pra falar! 

Beijos e até mais!



Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Sempre curto esse blog ,adoro abrir o note e vir dar uma conferida ,no que tem de novo .Hoje aprendi sobre equidade , com uma foto ,demonstrando claramente a diferença entre igualdade .Parabéns ,esse blog é muito bom ,adoro .Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Celi! Que bom que gosta do conteúdo do Blog, ficamos felizes! Beijos!!!

      Excluir
  2. Beijos para você também ,sou fã do blog ,tudo muito legal ,instrutivo , divertido as vezes ,só tenho elogios mesmo , parabéns !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©