segunda-feira, 13 de março de 2017

Protagonistas Femininas que desafiam o estereótipo!

Olá, tudo bem?

Eu não sei vocês, mas eu há muito tempo que não aguento mais o estereótipo Hollywoodiano de protagonistas femininas. Sabem aquelas "mocinhas" belas, frágeis, sempre na moda, branca, cabelo perfeito, que sofre por amor etc? Pois é.  

Presentes em 90/100 séries, definitivamente, elas não me representam. E, mesmo que representassem, cadê criatividade, meu povo!? Ninguém (eu acho XD) aguenta ver a mesma coisa a vida inteira, não é mesmo?

Então, como ainda estamos nesse clima de março das mulheres, vem conhecer tipos de mulheres que desafiam este estereótipo criado e mantido durante tanto tempo na indústria cinematográfica e que, também, atinge as séries que tanto amamos. Separei 3 personagens de séries e duas de um filme pra vocês!



1 - Sarah Manning (série: Orphan Black)



Sarah é uma das clones de Orphan Black ( ❤❤❤❤❤ ), interpretada por uma das minhas atrizes preferidas da atualidade, a MARAVILHOSA Tatiana Maslany. Não é minha clone preferida por motivos de Helena-maravilhosa-melhor-personagem-da-vida, mas preferi não trazê-la pois optei por personagens o próximo do "comum" possível. Mesmo sendo uma clone hehe. Helena é uma personagem fora dos padrões que citei lá em cima, mas é mais caricata, digamos assim. De qualquer forma, fica aqui a dica para irem conhecê-la também. Aliás, vejam essa série!!! 

Sarah Manning é uma personagem forte, destemida, capaz de qualquer coisa para proteger sua família e amigos. A protagonista não coloca sua vaidade como prioridade em momento algum. Não é superficial, não sofre por amor dos boys, mas também não deixa de viver seus romances e aventuras. 

2 - Jessica Jones (série)



Jessica Jones é a personagem principal da série que leva seu nome. Feche os olhos por alguns segundos e lembre do máximo de super-heroínas que você conseguir. Depois abra os olhos e diga pra você mesma quantas você lembrou e, destas, quantas usam maiô/roupa do tipo, são "hiperssexualizadas" e demonstram claramente terem sido criadas para satisfazer o imaginário masculino? Pois é. 

Agora pode esquecer isso e ir assistir Jessica Jones! 

Jessica não se enquadra nos padrões preestabelecidos: nem nas vestimentas, nem na personalidade. Sem maiô, com muito palavrão na boca, adepta do sexo sem compromisso e sem culpa, esta série ainda trata de temas como abusos emocional e sexual com bastante conteúdo. Vale muito a pena!

3 - Annalise Keating (How to get away with murder)



Annalise é uma professora de Direito Penal em uma Universidade e Advogada de Defesa. Pensa em uma mulher empoderada? É ela. 
A protagonista, interpretada brilhantemente por Viola Davis, já foge aos estereótipos por ser uma mulher negra, em uma carreira de poder e sucesso, admirada por muitos e endeusada por seus alunos. Mas não pense que Annalise é um exemplo de pessoa, longe disso. Não falarei mais para não dar spoiler. Vejam!



4 - Thelma e Louise (filme)



Clássico maravilhoso dos anos 90, a primeira vez em que assisti "Thelma e Louise" eu ainda era criança e nem tinha condições de alcançar tudo o que essa maravilha tem para apresentar. Mas minha mãe nunca censurou filme em casa (salvo casos extremos, né!?) e, hoje, acredito que isto tenha sido um dos principais fatores por eu ser fã de cinema e tudo que o envolve. 

Interpretadas por Geena Davis e Susan Sarandon, respectivamente, Thelma e Louise são protagonistas fortes que vivem rotinas cansativas que a esgotam emocional e fisicamente. 
Uma é casada com um homem machista e opressor. Outra, é uma garçonete. Juntas, decidem deixar tudo pra trás e sair em uma viagem pra "fugir" e descansar de tudo isso. Mas o caminho também tem surpresas nem sempre positivas. Este filme mostra o quão é difícil o simples fato de ser mulher neste mundo. Mas nossas protagonistas representam bem nossa luta e a busca pelo empoderamento feminino. 

Se você ainda não teve a oportunidade de ver este super clássico, coloca aí na lista, garanto que não vai se arrepender! 




É isso! Conta pra gente quem vocês acham que fogem aos padrões impostos pela indústria do cinema! 
Indica séries que desafiem estes estereótipos... 

Beijinhos e até a próxima!


Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©