segunda-feira, 10 de abril de 2017

Resenha | O Adulto (Gillian Flynn)

Título: O Adulto
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 64



Sinopse: Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.
 Olá, tudo bem?

Ontem eu falei de um livro que eu detestei e, hoje, trago um que eu AMEI. No entanto, preciso alertar logo de início que ele não é uma unanimidade. Muita gente o odeia real!!!

Não é incrível isso na Literatura e outras demonstrações artísticas? Várias pessoas podem amar enquanto outras podem odiar a mesma obra!

Eu li "O Adulto" para debater com um grupo de amigos. Já falei desse esquema aqui, nós vemos algum filme, ou lemos algum livro, e depois debatemos. A forma mais clássica de um 'Clube do Livro' e afins. 

Este livro dividiu opiniões! E divido com vocês, a minha. 

Eu não conhecia nada de Gillian Flynn. Não li, nem assisti, "A Garota Exemplar" (livro mais conhecido da autora), e não tinha nenhuma referência de sua escrita. Mas fiquei tão apaixonada por este que corri pra colocar na TBR todos os outros. No momento estou lendo "Na Própria Carne" e, assim que eu terminar, venho contar se me decepcionou ou manteve o nível. 

"O Adulto" é uma homenagem às clássicas histórias de terror e isso fica muito claro no decorrer da leitura. Se você não curte o estilo, é provável que não irá gostar. 

Gillian escreveu este Conto a pedido de George R.R. Martin (autor das "Crônicas de Gelo e Fogo"), foi publicado pela primeira vez em uma antologia organizada pelo autor e, muito merecido, vencedor do Edgar Award, de 2015.

A sinopse já conta bastante do que você pode esperar desta leitura, por isso vou me ater ao que achei do final, visto que este é um dos maiores causadores de discórdia entre os que amam e odeiam o Conto.

Sem dar spoiler, posso dizer que Gillian termina esta história deixando-a em aberto. Este costuma ser um problema para muitas pessoas que acabam por menosprezar todo o restante da leitura. 
Não foi, nem é, meu caso. Eu gosto muito de obras em aberto, onde podemos preencher as lacunas com nossa imaginação, unindo os elementos oferecidos na narrativa. Neste caso, ainda foi possível contar com a habilidade de Gillian em encerrar a história no ponto perfeito. 

É possível fechar a trama toda, amarrá-la sem deixar qualquer ponta solta, por mais que, em um primeiro momento, isso possa lhe parecer improvável. 

"O Adulto" traz uma nostalgia dos clássicos, com a contemporaneidade da narrativa precisa de Gillian. 



E vocês? Já leram? Em que "time" ficaram: dos que amam ou odeiam? 
Beijos e até o próximo post!


Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©