terça-feira, 20 de junho de 2017

Resenha | Ajuste de Contas (Wallery Giscar Desten)

Título: Ajuste de Contas
Autor: Wallery Giscar Desten
Editora: Giostri
Número de páginas: 80



Sinopse: Justino é um experiente pistoleiro contratado para um “serviço” em Parnaíba – PI. Já nos preparativos para a execução do contrato de morte, o matador desconfia de que é vítima de uma suposta emboscada que se reverte na elucidação de uma injustiça do passado e no feliz acaso da descoberta da filha, de existência jamais imaginada. Descobrindo-a, vai ao encontro da grande paixão de sua vida, Lindalva, a quem no passado abandonara para seguir a vida da “pistolagem”. Uma história de vingança, amor, surpresas e traições, penetrando nos meandros da vida dessa figura tão sombria e emblemática do nosso imaginário e que desperta ao mesmo tempo curiosidade e mistério: o pistoleiro.

Olá, tudo bem com vocês?

Como passaram o feriadão? Por aqui, como eu havia dito, foi uma chuva de séries! Maratonas e maratonas!!! O frio, a gripe do filhote e o cansaço do "namorido" não deixaram a gente fazer nada além de edredom e muita pipoca! rs

Li bem pouco esses dias, como já havia decidido que seria mas acabei relendo "Ajuste de Contas", do autor Wallery Giscar Desten

Recebi este livro no mês de abril e mostrei pra vocês aqui no Blog nos recebidos do mês. Por conta da lista de leitura, acabei tendo que aguardar para lê-lo no mês seguinte. E assim eu fiz. Concluí a leitura em maio e, desde então, escrevo e reescrevo uma resenha sobre ele para trazer aqui pra vocês. 

A obra de Wallery é uma novela policial ambientada no Nordeste brasileiro e que traz em sua narrativa personagens bem construídos, com personalidade peculiares - algo, inclusive, que sinto falta em muitos livros atuais. 

Tenho a impressão que qualquer coisa que eu vá escrever não fará jus a esta leitura densa, emocionante, que nos prende desde o início e nos deixa com um nó na garganta no final. 

Justino é um pistoleiro que abandona sua esposa para seguir neste ramo. Em troca de dinheiro, é contratado para dar fim à vida de diversas pessoas, algo que já faz com maestria. Como qualquer jagunço, Justino cria alguns desafetos consequentes ao seu "trabalho". Isto é algo com que ele deve sempre estar atento e, por isso, toma sempre bastante cuidado ao efetivar seus serviços. 

No entanto, dado dia, um senhor chamado Gusmão lhe convoca para um serviço a mando de outra pessoa. Sendo apenas um intermediário, Gusmão explica que Justino está sendo solicitado para executar um Fazendeiro em Parnaíba. 

Logo que aceita a missão, as desconfianças começam a aparecer: o contratante enviou um sinal pelo serviço bem acima do que seria cobrado, também escolheu o local de hospedagem para Justino, deixando tudo premeditadamente acertado. 

Como dito, um pistoleiro deixa pelo caminho vários inimigos, mas a sagacidade de Justino é suficiente para que ele perceba que algo estranho esteja sendo armado e, assim, consiga se preparar para evitar que vire "a caça" nessa que já aparenta ser uma grande emboscada.

Sem desistir do combinado, o pistoleiro parte para o Piauí a fim de elucidar todo esse imbróglio. Ao chegar seus instintos não falham e tudo começa a se desenrolar, com muita descoberta, emoção, surpresa...

Um dos pontos curiosos desta história é o fato de nos pegarmos torcendo por um protagonista tão duvidoso. Justino não é um mocinho! Um pistoleiro que já tirou a vida de várias pessoas, as quais nem sabemos o motivo - não que isso faça diferença - mas que, ao menos a mim, conquistou e chegou a fazer torcer realmente. 

Há três momentos de forte emoção no livro. Dois envolvem descobertas e um é o grande final. Um livro que, por alguns momentos, pensei que encontraria muito "bang-bang", me surpreendeu com uma história completa, muito bem construída e desenvolvida, e com várias nuances. 

"Ajuste de Contas" é literatura nacional e de excelência! 


Skoob do livro: link

Skoob do autor: link

Instagram do autor: @escritor_wallery.giscardesten

Para comprar o Livro: CLIQUE AQUI



Um beijo pra vocês e espero vê-los no próximo post!

Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©