segunda-feira, 3 de julho de 2017

Aquela Tag 50%

Olá, tudo bem? 

Ano passado eu fiz um tag aqui e prometi adotá-la para os anos seguintes do Blog. Esta Tag eu vi no canal do Geek Freak e consiste em fazer um balanço do que li até a primeira metade do ano. Hoje já são 03 de julho, o que quer dizer que estamos no primeiro dia do segundo semestre do ano. Penso ser um bom dia pra fazer este balanço! :) 

A Tag traz algumas questões já pré-definidas, então, bora respondê-las!

Errata: Na FLIVA (Feira literária que ocorre anualmente aqui em Valença, este ano adquiri dois livros: Só a gente sabe, do Frederico Elboni e Danuza e sua visão do mundo sem juizo, da própria Danuza. Infelizmente acabei esquecendo de acrescentá-los na coluna de resumo do mês de junho, em caixinha do correio. Mas isto já foi corrigido e os livros devidamente acrescentados! Desculpem-me! <3 


1. O melhor livro que você leu até agora, em 2017.


* Eu ainda não resenhei este livro aqui no Blog porque, simplesmente, ainda não consegui! Tocou-me profundamente e preciso de mais tempo. Bem mais! Qualquer hora ele aparece aqui. Mas já deixo a dica: aproveitem para apreciar - há tempos não lia algo com qualidade semelhante. INCRÍVEL!


2.  A melhor continuação que você leu até agora, em 2017.



* Este livro não chega a ser uma continuação... Eu diria, pra ser o mais fiel possível, que um livro conversa com o outro, praticamente se entrelaçando e complementando. Foi, também, uma releitura. Já perdi as contas de quantas vezes reli a "dobradinha" de Alice. São meus livros preferidos e, por isso, tenho uma coleção com várias versões. Sempre que releio, procuro reler de de uma editora, revisora e, principalmente, tradutor diferente. Mas, ate o momento, ainda não encontrei um melhor que o da versão da Zahar! <3 

Enquanto não trago a resenha da "continuação", leia a que fiz sobre o primeiro livro, em 2015, aqui: Aventuras de Alice no País das Maravilhas

3 - Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito.


* QUERO. PRECISO. ESTOU COM MEDO DE ESTAR CRIANDO ALTAS EXPECTATIVAS.

4. O livro mais aguardado para o segundo semestre.

Olha... Eu não tô esperando nenhum, não! rs Geralmente só fico ALOKA do tô querendo quando eles são lançados.


5. O livro que mais te decepcionou esse ano.


* Se quiser saber o que eu achei, dar seu ponto de vista, complementar... A resenha está aqui!

6. O livro que mais te surpreendeu esse ano.


* Este livro me surpreendeu muito por dois motivos principais: 

1 - Eu não dava NADA por ele ( e isso já é meio caminho andado)
2 - Eu, geralmente, não sou muito adepta de YA, quando o leio é: ou porque pedem muito pra que eu falei sobre, ou, porque alunos meus estão lendo muito e eu gosto sempre de estar no mundo deles. 

Mas este me trouxe uma temática que não vejo ser levada aos jovens com tanta maturidade, sem fugir do "mundo deles" e, principalmente, sem romantizar relações que há muito tempo vêm sendo romantizadas e que muita gente leva como se estivesse "tudo bem". 

"Amor Amargo" não só me surpreendeu, como me fez olhar para os YA com outros olhos, e a resenha dele está aqui!

7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre):






* Não conheci a Carol Dias recentemente, ela está com a gente desde o lançamento de seu primeiro livro "Clichê". Inversos é o segundo dessa trilogia (tá saindo a resenha) e eu tenho muito orgulho da Carol. Ela é muito batalhadora, se agarra ao que ama fazer, cada livro traz uma chuva de referências super bacanas. (P.S: encontrei um post-it com uma explicação sobre Ted Mosby colado no início de "Clichê", que precisei dar um google pra saber quem era hahaha. Maratonei e hoje é - apenas - uma de minhas séries preferidas. Obrigada, Carol <3 ). 

Eu penso que autor favorito pode ser interpretado de várias formas e esta é uma opinião extremamente pessoal. A Carol é uma pessoa que dá vontade de colocar em um potinho e guardar pra sempre (com uma máquina de escrever lá dentro). Ela conseguiu despertar em mim o interesse por uma trilogia de romance romântico que começa com um livro chamado CLICHÊ. Pensa? Como não vou amar essa pessoa? 

Gosto do humor que ela imprime nos livros, gosto do fato dela escrever clichês, zoando os próprios, gosto de tanta coisa! 

Aproveita e vai lendo a resenha de Clichê!


8.  A sua quedinha por personagem fictício mais recente.


* Não rolou quedinha por aqui! (Devia ter chamado a Natalia pra responder esta!!! rs)


9. Seu personagem favorito mais recente.




Vale personagem real? rs Tenho lido muitas biografias, relatos biográficos em geral. Eu amei Sophia Amoruso, seu humor ácido e toda sua irreverência e competência em criar uma empresa milionária! 


10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre.



* Não consegui pensar qual que eu chorei mais. E são choros totalmente diferentes, então trouxe os dois mesmo por que sim!



11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre.



* Se você viveu a geração Gilmore Girls no SBT, depois conseguiu assistir tudo quando lançaram os DVD's, se sempre se identificou seja com a Rory ou a Lorerai (porque, convenhamos, uma mesma pessoa pode se identificar com as duas sempre rs). Se você devorou o especial que a Netflix trouxe pra gente ( falei sobre ele aqui ) e ainda é louca por essas duas e tudo que as envolve: você precisa ser este livro!!! 

A autora é Lauren Graham, atriz que interpretou nossa eterna e amada Lorerai. Mas, te desafio a ler e não achar que está lendo a Lorerai escrevendo. Conta pra mim depois. É muito amor e emoção!

12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu este ano.



* Pelo que entendi aqui, eu só preciso ter assistido ao filme este ano. O livro posso ter lido anteriormente. Então... Dos poucos filmes que vi até o momento, muitos deles são adaptados de livros - só que eu não os li hehe. "A Garota no trem", além de eu ter lido, gostei bastante da adaptação. 

Já aviso que não sou a "loka das comparações" que fica criticando como que o diretor do cinema fez isso ou aquilo e no livro era assim e assado. Cada coisa é uma coisa. Cada arte é uma arte e, assim sendo, cada uma tem sua forma de ser representada, tem um olhar, uma visão. Tudo parte apenas de inspirações. Sou bem sussa com isso. Serião!

Mas, esta minha escolha eu acredito que se enquadra no que muitos criticam e, por isso, pode agradar mais e mais pessoas. É uma boa história, tem uma narrativa bem interessante no livro e ele souberam transformá-la para que não ficasse sem sentido no filme. Cenas que para quem não leu e, não poderiam ser explicadas de início, foram substituídas por outras coisas que se adequaram muito bem à trama e não deixou quem tá assistindo (mas não leu), sem entender nada.
Enfim, ótima adaptação! 



13. Sua resenha favorita deste semestre.

Vou citar duas, de novo, e explico a seguir os motivos:

O Papel de parede amarelo, da Charlotte Perkins Gilman foi, sem dúvida, uma resenha que me deu muito trabalho para fazer, pois trata de um assunto bastante delicado e eu não queria que o post ficasse pesado demais, nem político, nem chato! Eu não sei se consegui, mas gostei muito do resultado. Escrevi com todo meu coração, com as sensações que o livro me passou e tentei passar um pouquinho aqui, sem ser bad demais. 

Já a resenha de Amor Amargo, de Jennifer Brown, da coluna "resenhas", é a mais acessada disparada entre todas. Então, como já disse acima, o livro me surpreendeu, eu escrevi com a maior honestidade do mundo e, parece, que o interesse pelo livro é grande. Isso me deixa feliz porque precisamos falar mais e mais de violência contra a mulher. Precisamos que as pessoas entendam que isso não é romântico e que, mesmo que você ame a pessoa que lhe agride, isso não está certo. É preciso esclarecer o que a vítima deve fazer, aonde buscar apoio e tudo mais que for necessário porque a maior parte das mulheres agredidas, são em casa, por seus parceiros. Saber que um livro vendido para o público jovem está abordando com tanta responsabilidade um assunto como esse e que este público o está buscando, é muito confortante!



14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano.



* Gente!!! Esse livro além de incrível, criativo, extraordinário... É LINDIMAIS!!! <3 


15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano? (citar no máximo 6):

1 - Um aprendizado ou o livro dos prazeres, Clarice Lispector <3 <3 <3 <3 <3 
2 - O Conto da Aia, Magareth Atwood <3 <3 <3
3 - Em águas sombrias, Paula Hawkins (curiosa)
4 - Hoje eu sou Alice, Alice Jamienson (curiosa)
5 - Só Garotos, Patti Smith <3 <3 <3 
6 - Os últimos anos de Marilyn Monroe, Keith Badman <3 <3 <3 <3 <3 



16. Quantos livros você leu neste primeiro semestre:

19 livros



É isso! E por aí, o que fizeram nesse primeiro semestre?
Conta pra mim, deixem link de seus posts pra eu ver... 

Espero vê-los no próximo post, 
Beijoos


Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Eliza! Tudo bem?
    Eu respondi essa tag, vai essa semana no blog. É sempre bom a gente visualizar como estão as nossas leituras, né? Se eu não parar pra olhar tudo, eu vou lendo e nem dou conta de como foram as leituras em um balanço semestral. Eu vejo muita gente falando de Garota em pedaços, espero que seja bom mesmo. rs A capa de Histórias de Ninar é linda mesmo, apaixonante.
    Eu já li Em águas sombrias, saiu a resenha semana passada la no blog, e eu gostei bastante da leitura. Eu adorei.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ka!!! Tô sumida de novo, né!? Fique certa que toda vez que isso acontece deve-se à minha saúde. Tenho até uma série especial sobre isso aqui no Blog, mas pensando em atualizar qualquer hora!
      Vou ler tudo, sim! Sempre que perco post's seus, passo lá e faço maratona! hahha

      Beijos, querida! <3
      Ah! "Histórias de Ninar..." é incrível por dentro também! Vou fazer um post mais detalhado! ;)

      Excluir
  2. Enfim vc leu Amor Amargo, falei tanto dele para vc! <3
    Garota em Pedaços eu li e acho que vc vai amar!
    Tô curiosa pelo 826 notas, saber que vc leu e chorou só me fez querer ler mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liiii! <3 Adorei! Quero ler o outro dela!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©