16 de dezembro de 2017

Dicas de leitura: Agatha Christie

Olá, tudo bem? 

A HaperCollins Brasil lançou uma edição LINDA de "Assassinato no Expresso do Oriente", livro da Agatha Christie, autora renomada de romance policial, suspense e mistério, que  inspirou o filme de mesmo nome lançado no Brasil no último dia 30. Como eu AMO a autora resolvi trazer algumas dicas de leituras dela pra quem está começando a adentrar em seu acervo. Os três livros que vou indicar vocês podem encontrar em um BOX lindo da Haper, assim como outros. Estou apenas dando dicas de três que considero muito bons!


Assassinato no Expresso do Oriente

Edição da HaperCollins Brasil com a capa do filme

Vem!
Agatha Cristie foi uma escritora britânica que nos deixou em 1976. Apesar de ter atuado como poetisa, contista, dramaturga e romancista, foi como "dama do crime" que ela ficou popularmente conhecida. Seus livros de mistério policial ganharam o gosto do público e chegou a publicar mais de 80 livros!

É muito livro!!!

Quando eu era criança/pré-adolescente, assim que os livros infantis deixaram de me despertar interesse, comecei a procurar por outros tipos de leitura e acabei encontrando dois livros da Agatha em casa, junto de outras obras, de outros autores. Devorei os dois livros da autora e quis imediatamente ler outros. Assim, começou minha paixão pelos livros de mistério. 

Li vários livros dela pegando na biblioteca da escola, na biblioteca municipal, ganhei alguns da minha mãe e, a maioria, uma tia que era fã e tinha alguns em casa me presenteou. Guardo esses livros até hoje, "herdados" já velhinhos. Mas tenho muito carinho pois foram eles os responsáveis por parte grande do meu prazer pela literatura. 

Com o tempo, deixei a autora de lado e busquei outros autores, claro. Mas ver essa nova edição, saber do filme e tudo mais me deu muita vontade de retomar as leituras da dama do crime e ir atrás de outros livros dela que ainda não li. 

Com essa vontade, vim hoje trazer 3 indicações + o lançamento da HC pra vocês que pretendem começar a conhecer a escrita desta autora. 

1 - Um pressentimento funesto


Um Pressentimento Funesto

Sinopse: Envolver-se em tramas perigosas é uma especialidade do casal de aventureiros Tommy e Tuppence Beresford. Desta vez, durante uma visita a um asilo de senhoras, Tuppence vê um quadro que retrata uma casa que não lhe parece totalmente estranha. Lá, também conhece uma anciã que lhe fala de um menino morto escondido em uma chaminé. Pouco tempo depois, a velha senhora abandona o asilo sem dar qualquer explicação. Disposta a descobrir o paradeiro dela, Tuppence decide encontrar a casa misteriosa e acaba deparando-se com um assassino perverso.

Podemos dizer que Hercule Poirot é o detetive mais conhecido e até querido das histórias de Agatha Christie. Junto dele, não podemos esquecer da bisbilhoteira e, não por isso, sem importância, e Miss Marple. No entanto, nada impede que você comece suas leituras embarcando nas buscas de Tommy e Tuppence. Dizer que qualquer livro desta escritora é surpreendente é redundância, então podem esperar um super mistério digno da rainha do crime, com uma aventura incrível e que vai te prender nas pistas distribuídas em pequenos detalhes por toda trama.


2 - A casa torta


A Casa Torta

Sinopse: O octogenário Aristide Leonides, dono de grande fortuna, é envenenado em sua mansão, onde vivia com toda a família — sua esposa, cinqüenta anos mais jovem, dois filhos, duas noras, três netos e uma cunhada. Qualquer um poderia tê-lo matado. O único motivo evidente é a fortuna deixada como herança. Mas parece pouco provável que alguém se dispusesse a sujar as mãos por causa do testamento de um velho em idade já tão avançada. Charles Hayward não tem como não se envolver na história: Sir Arthur Hayward, seu pai, é o comissário-assistente da Scotland Yard responsável pelo caso; e Sophia, com quem pretende se casar, é uma das netas da vítima. Portanto, Charles tem seus motivos para tentar solucionar o mistério.

Este é o tipo de livro que te suga pra dentro da história e faz com que você se apaixone desde o início. Conheço muitas pessoas que começaram a ler as obras da autora a partir dessa leitura e, por isso, sempre indico pra quem quer começar. Uma diferenciação desta história e que acaba sendo "a cereja do bolo" é que, além da descoberta do assassino, temos a descoberta da MOTIVAÇÃO do crime que traz muita reflexão. Vale muito a pena!!!

3 - Assassinato na casa do Pastor


Assassinato na Casa do Pastor



Sinopse: Em plena forma como aqui, Agatha Christie é difícil de superar. Em um pacato vilarejo onde há quinze anos não ocorre um homicídio e onde as pessoas discutem a vida alheia tomando chá. Quando um sangrento crime acontece em plena casa do pastor, o alvoroço é grande. O arrogante inspetor Slack é escalado para investigar o caso. O mistério também intriga uma discreta moradora que gosta de jardinagem e de observar pássaros de binóculo, mas cujo principal hobby é o estudo do comportamento humano: Miss Marple. A estreia da sagaz velhinha, o aparecimento de personagens inusitados e a engenhosidade da trama fazem deste romance de 1930 um dos clássicos de Agatha Christie.

Este livro é o primeiro a trazer Miss Marple ao conhecimento dos leitores. Ainda praticamente como uma coadjuvante, se considerarmos o destaque que ela irá ganhar em outras obras, a senhorinha bisbilhoteira já imprime sua personalidade com suas típicas alfinetadas, ótimas sacadas e capacidade de observação. O diferencial dessa história é trazer um crime pela perspectiva de várias senhoras e o que dizem ter visto dele (cada uma com uma história diferente para dificultar, claro)! Indispensável para que conheçam como Miss Marple entrou nas obras da autora!



Espero que gostem e aproveitem as dicas. E se vocês já gostam de Agatha Christie deixem nos comentários alguma dica pra quem quer começar a ler as obras desta autora também! 

Um beijo e espero vê-los no próximo post!



Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!





Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Nunca li nada da Agatha, mas estou bem a fim de começar. Ouço muitos elogios das histórias dela :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta o que você achou! Espero que possa aproveitar alguma das dicas! <3
      Beijos

      Excluir
  2. Rainha do suspense!
    Tenho uma vontade enorme de ler algum livro da sra. Agatha, mas nunca tive essa oportunidade!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa, acho que esse post caiu de uma maneira perfeita para mim, hahaha Nunca li algo da autora, mas tenho muita vontade, só não sabia por onde começar. Ela tem tantos livros, não queria pegar um, não gostar e ficar com trauma, hahaha (tenho dessas!). Então obrigada pelo post, me interessei muito por Assassinato na Casa do Pastor.
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar, Ana!!! Mergulhe nas leituras de Agatha que vale a pena MESMO!!! Beijão!

      Excluir
  4. great post
    Would you like to follow each other on GFC
    let me know and I follow back http://www.ludatischenko.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliza!
    Obrigada pelos comentários lá no blog, viu? ❤
    Menina, a Agatha é minha autora favorita, amo demais! Essas novas edições estão lindas msm, por enquanto só tenho Morte no Nilo em capa dura :'( A Casa torta foi o primeiro dela q li, amo muito (até vi o filme hj menina, muito fiel). Tbm tinha ele em casa, uma história bem parecida com a sua na infância, haha.
    Assassinato no Expresso do Oriente eu ainda quero ver o filme e tentar ler novamente, já que o abandonei da primeir vez q tentei, rsrs XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal encontrar uma história parecida com a minha!!! Me conta depois o que achou do filme??
      Não adianta, tem livro que não rola, né!? Mas pode ter sido o momento também. Já aconteceu comigo e quando eu retomei acabei amando a leitura. Vai que rola!! hahah
      Beijos, Carol! <3

      Excluir
  6. Oi Eliza, eu infelizmente nunca li nenhum livro da Agatha mas com certeza quero mudar essa situação então suas dicas dos livros já me ajudaram.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter ajudado, Luiza! Me conta depois que tiver lido algum o que achou!
      Beijoos

      Excluir
  7. Eu assisti o filme e amei, fiquei super empolgada para conhecer a obra da autora, nunca li nada dela!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é maravilhosa! Inspiração de muitos autores atuais. Aproveita as dicas! ;)
      Beijinhos

      Excluir
  8. Nunca li nada dela, já quero muito ler <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu morro de vontade de ler os livros da Agatha então né, nem preciso dizer que adorei esse post. Já vou dar uma procurada no A Casa Torta já que ele é bom pra embarcar nos livros da autora pela primeira vez!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Procure, sim. Espero que curta. Depois me conta!
      Beijooos

      Excluir
  10. Oi Eliza!
    Passei minha adolescência lendo Agatha, portanto falar nela me desperta sentimentos muito bons. Só tenho um box desses da Harper mas pretendo ter todos. Amo as capas deles!
    Ano que vem vou voltar a ler os livros da autora e também quero reler outros. Já estou ansiosa. :)
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Box deles são lindos mesmo. Eu também quero adquirir todos e guardar meus velhinhos bem guardadinhos, de lembrança dessa época boa da adolescência!

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©