19 de dezembro de 2017

Top 5 #5

Olá, tudo bem com vocês? 

Vocês já ouviram falar no "Teste de Bechdel"? Também chamado de "A Lei de Bechdel", "O Teste de Bechdel/Wallace" ou, ainda, "A Medida de Filme Mo (Mo Movie Measure)", este teste foi criado por Alison Bechdel, uma cartunista, na década de 80, com o intuito de questionar o papel das personagens femininas nos filmes (sendo estendido aos livros e séries também). 

Apesar do nome parecer tratar de um teste super complexo ele consiste apenas na observação. Ao assistir um filme (ou ler um livro etc), observe os três itens seguintes:

1 - A obra possui, no mínimo, 2 mulheres (de preferência com nomes)?
2 - Elas conversam entre si?
3 - O tema da conversa não é homem? 

Muito bem, esta obra analisada passou no Teste de Bechdel. 

Mas, atenção: Esse teste NÃO É, em hipótese ALGUMA, um termômetro de qualidade de qualquer obra cinematográfica ou literária. Tampouco foi criado com esta intenção. Passar no teste não quer dizer que um filme é feminista, que a representação feminina no filme seja de qualidade, nada disso. Quer dizer APENAS que ele possui aqueles três itens citados ali em cima. Ou seja, tem mais de uma mulher no filme, elas têm nome, não estão ali de enfeite e o foco principal da fala delas não é "ômi". Mas daí, brother, pode ser qualquer outra coisa. Pode ser até só uma cena de mais de 1 minuto que já tá valendo pra ser considerado aprovado. Pois é. 

Mas... Vamos aproveitar esse testezinho maroto e trazê-lo para refletirmos? Afinal, a intenção de falarmos dele aqui é essa. Uma sueca criou o "selo Bechdel de aprovação". A ideia deu tão certo que já está em mais de 10 países. Leia mais sobre isso aqui!
Será que estamos mesmo mudando a História e ocupando espaços cada vez maiores? O Teste de Bechdel é uma maneira simples e rápida de observar isso em um desses cenários. É válido, também, para usar como comparativo com os filmes das décadas anteriores e verificar se o avanço é de fato expressivo ou estamos apenas nos enganando! 

Agora que já falamos um pouquinho sobre como identificar se um filme passa ou não no teste, vou deixar cinco indicações que, não só passam, como considero apresentarem excelentes representações de tramas e personagens!

Vem!


"Filmes que passam no Teste de Bechdel"


1 - Garota Interrompida




Baseado no livro de mesmo nome, o filme conta a história de Susanna que é enviada para um hospital psiquiátrico após receber um diagnóstico um tanto quanto duvidoso. Lá ela conhece outras jovens, principalmente Lisa, e se envolvem em conversas sobre suas condições psíquicas, emocionais e ainda elaboram planos de fuga! 

2 - Já estou com saudades



Jess e Milly são melhores amigas desde a infância... Quando Jess, depois de um tratamento finalmente engravida, Milly recebe a notícia de um câncer de mama e precisa de todo o apoio da best friend.
Vão ter os maridos ali, mas o foco todo é a amizade LINDA das duas e o apoio total que Jess dedica nesse momento difícil da vida de Milly. Tem choro, emoção, mas tem riso também. É um filme lindo e completo! 


3 - Estrelas Além do Tempo



Maravilhosas, né mores? Katherine Johnson, Dorothy Vaughn, Mary Jackson, foram as três Matemáticas que mostraram todo o seu talento em competência na Nasa, em plena Guerra Fria, quando EUA e União Soviética disputavam a supremacia na corrida espacial, e a sociedade norte-americana ainda vivia um forte preconceito racial. Filme super necessário!

4 - Moana



"O horizonte me pede pra ir tão looooonge... Será que eu vou? Ninguém teeentooou!"

Claro que ia ter Moana e Vovó Tala! Se você ainda não assistiu Moana, PARA TUDO O QUE TÁ FAZENDO E VAI VER! 

5 - Cisne Negro



Até que eu encontre um substituto, rs, Cisne Negro é meu filme preferido da vida! Então eu fiz o teste nele e ele passou Brazeeeel. Neste filme, Nina possui sérios problemas íntimos e, principalmente com sua mãe (talvez a origem de todos os seu demais problemas esteja nessa relação - ASSISTAM!). E, além do relacionamento materno mega abusivo, ainda irá ser submetida num mesmo tipo de controle com seu treinador ao se preparar pra assumir a vaga de primeira bailarina, após a atual dona do posto mostrar-se prestes a se aposentar. 
Mas ela não é a única a concorrer pela vaga e, Lilly, aparecerá como concorrente para atrapalhar seus sonhos. (Seus?).
Em meio a uma concorrência que Nina enxerga como desleal, a busca pela perfeição, cobranças, controle, transtornos, descobertas, devaneios, vertigens... Nina enfrenta o maior desafio da sua vida. E ele pode não ser o óbvio. 

Que filme, senhores. Que filme! Amo de paixão! 

Não é novo, como a maioria aqui da lista. Mas, se por acaso ainda não viram, vejam!!! <3 


Eu fico por aqui!
Espero que tenham gostado das indicações. 


E aí, já conheciam o Teste Bechedel? Tem alguma indicação de filmes ou séries que passam no teste? Deixa aí pra mim que vou adorar conhecer. 

Um beijo, e espero vê-los no próximo post!





Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oi, Eliza

    Que interessante esse teste. Eu não conhecia, mas achei a ideia muito pertinente. Em muitas obras parece que as mulheres têm apenas um assunto: homens. Então achei interessante essa proposta e da próxima vez que eu assistir a um filme vou colocá-lo em prática!
    Sobre os filmes listados, assisti apenas Cisne Negro e é realmente um baita filme, deu até vontade de assistir novamente!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo muito Cisne Negro, Tamires! Tente o teste, sim. É surpreendente o resultado (infelizmente, negativamente).
      Beijooos

      Excluir
  2. E como gostei... Gostei tanto que te segui!
    Amo filmes, inclusive estou reunindo os que já assisti para fazer as recomendações também.
    Mas o meu não será top 5... Vai ser um pouco mais, rs.

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom que gostou, Júlia! <3 Quero muito ver sua lista!
      Beijooos

      Excluir
  3. Olá!
    Não conhecia esse teste, amei! Achei interessante, vou colocar em prática.
    Adorei a sua lista. Cisne Negro é incrível, tem uma analise psicológica intensa demais. Tenho um carinho por esse filme.
    Moana é um amor! Uma das minhas animações preferidas.
    Agora fiquei curiosa pelo filme Estrelas Além do Tempo, não o conhecia. Vou ver!

    Beijos!
    our-constellations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja!!! O filme é ótimo e super necessário! <3
      Beijoos

      Excluir
  4. Oi Eliza!
    Eu não conhecia o teste, mas sim....conheço vários filmes, séries e livros que passariam.
    Quero muito assistir Cisne Negro, mas ainda não tive chance.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista, sim! E que bom saber que vários passariam no teste. Deixa umas dicas pra gente depois! <3
      Beijooos

      Excluir
  5. Oi Eliza,
    Adorei a ideia desse teste e se eu escrever algo futuramente, vou tê-lo em mente.
    Adorei a ideia de citar os filmes que passaram e me senti bem em ver alguns que venero muito nessa lista, como Estrelas Além do Tempo e Cisne Negro.

    P.S.: Respondendo seu comentário lá no blog, até compreendo o fato de você não querer ir ao cinema. Atualmente, ando refletindo sobre isso. A gente paga mais de 20 conto pra não conseguir ver os filmes e aturar falta de educação alheia. Esse ano só fui ao cinema uma vez e foi uma boa experiência, mas as vezes não é.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Nana! Perdi o encanto por cinema há uns anos. Claro que algumas vezes temos boas experiências, mas não troco meu filminho em casa.
      Aiiin, vc tbm venera Cisne Negro?? <3

      Beijooos

      Excluir
  6. Nunca tinha ouvido falar sobre esse teste, mas achei super interessante a ideia de questionar o papel da mulher em cada filme..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Cara, amei a ideia desse teste, vou começar a analisar os filmes que assisto com isso e divulgar mais sobre! Amei a sua listinha de filmes e felizmente já assisti todos, o único que não curto muito é Garota Interrompida, mas o resto pra mim, é só filmão! haha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gabriela!
      Beijão e Feliz Natal!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©