Título: Capitolina
Autor: Vários autores
Autor: Vários autores
Editora: Seguinte
Número de páginas: 192
Sinopse: Textos escritos e ilustrados por garotas que buscam representar todas as jovens, inclusive as que não se encaixam nos moldes tradicionais da adolescência A revista on-line Capitolina surgiu em 2014 como uma alternativa à mídia tradicional voltada ao público feminino adolescente. Sua proposta é criar um conteúdo colaborativo, inclusivo e livre de preconceitos, abordando temas como relacionamentos, feminismo, cinema, moda, games, viagens e muito mais. Esta edição reúne os melhores textos publicados em um ano de revista, além de vários artigos inéditos e atividades interativas, para que cada leitora também ajude a construir o livro. As jovens vão encontrar conselhos, dicas, reflexões, muito apoio e, principalmente, a sensação de que não estão sozinhas.
Olá, pessoas!
No finalzinho do ano passado eu li a versão em e-book do livro "Capitolina", que reúne textos de várias autoras em capítulos curtinhos e super gostosos de ler. Como já anunciado na sinopse, a "Capitolina" é uma revista on-line já no ar desde 2014 e esta versão que li segue bastante o estilo de uma revista. Mas um editorial super atual, com uma linguagem muito didática e capaz de atingir todos os públicos.
Apesar de ter recebido a indicação de "infanto-juvenil" em algumas catalogações que vi, considero o rótulo bem equivocado. No entanto, isto talvez se deva por conta da linguagem extremamente acessível escolhida pelos autores para abordar os assuntos que, por muitas vezes, geram dúvidas e conflitos internos nas pessoas, principalmente, meninas.
Um livro excelente para qualquer menina/mulher que sofre de ansiedade e pensa estar sozinha nesse mundo cada vez que uma crise vem. Para cada uma que se olha no espelho e o que reflete ali não é o que a sociedade grita como exigência de padrão. Para cada uma que sabe que precisa de muito empoderamento pra enfrentar essa sociedade patriarcal, mas talvez não saiba que não está sozinha nessa luta.
Estamos juntas!
As Capitolinas, representadas por mais de 40 autoras, trazem textos como, por exemplo, sexualidade com muita clareza e honestidade. Inclusive, tratam de temas que são hostilizados até por médicos, como é o caso de uma das histórias contadas sobre uma mulher com deficiência física que busca um ginecologista e ele, simplesmente pressupõe que ela não tem chances de engravidar pois não faria sexo - POR SER CADEIRANTE. Tudo isso contado pela própria. Sim, representatividade!!! E muita!
Os artigos sobre questões raciais também são escritos por autoras negras, gordofobia por autoras gordas, e por aí vai... Nada disso de autora branca, privilegiada, escrevendo sobre preconceito racial! Aqui não!!!
Esse é daqueles livros pra você ler bem rapidinho, mas passar dias e dias refletindo, digerindo...
Pra melhorar ainda mais, mesmo tendo lido o formato e-book, ele traz várias ilustrações LINDAS, e MUITA interatividade.
Tem dicas de filmes, de músicas, séries... Tudo de acordo com o artigo que está sendo lido no momento Para cada um, uma listinha de indicações diferentes e relacionadas ao tema. Tudo com links diretos pra você se redirecionar diretamente para as indicações.
Leve, divertido, de fácil assimilação, sem termos confusos e complexos que deixam quem está começando a adentrar na temática feminista mais assustado do que informado!
Reflexivo! Apesar de toda a fluidez do texto, te tira de tua zona de conforto e serve de excelente "start" pra começar a procurar outras leituras com essa temática e, aí sim, ir aprofundando, quem sabe!? :)
Gostei bastante e indico a qualquer pessoa, de qualquer idade! <3
E aí, já leu alguma coisa das "Capitolinas"?
Gosta dessa temática?
Conta pra mim nos comentários!
Beijos e espero vê-lo no próximo post!!!
![]() | | Eliza Alvernaz | Twitter - Skoob | Todos os posts do autor Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo! |
Oi! Adorei a proposta do livro e pelos temas que são abordados não me parece muito juvenil, a não ser a linguagem como disse. Dica anotada! Bjos ❤
ResponderExcluirClick Literário
Pode dar uma chance a ele, é uma ótima leitura ;)
ExcluirBeijoos
Oi Eliza,
ResponderExcluirEu já vi esse livro, mas não sabia de nada sobre a obra.
Acho que vou dar uma chance, hein?
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi, Alessandra! Dê uma chance, sim! Acredito que você não irá se arrepender. Sem contar que é uma leitura super rapidinha. Só tem a acrescentar!
ExcluirBeijooos
Amei a ideia desse livro, deve ser uma leitura maravilhosa, do tipo que toda mulher deveria ler!
ResponderExcluirwww.estante450.blogspot.com.br
Olá, Cassia!
ExcluirÉ exatamente isso. Um livro super tranquilo e toda mulher deveria dar uma chance a ele. <3
Beijooos
Oi, Eliza.
ResponderExcluirEu gostei muito do intuito desse livro, até porque ainda estamos aprendendo a perceber o empoderamento das mulheres. Eu com toda certeza iria adorar ler esses contos, acho que me sentiria muito representada.
Beijo!
http://www.suddenlythings.com/
Siiiim, Miriã! Com certeza representatividade é o que não falta em Capitolina!
ExcluirPode ler sem medo! <3
Beijooos
Oi Eliza não conhecia o livro, nem a revista, mas adorei a proposta, acho que vou super me identificar!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Mi!
ExcluirTenho certeza que você irá se identificar! Pode ir fundo.
Beijoos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! Tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiramente, feliz ano novo!
Bem original essa ideia!
Desculpe a demora em responder seu comentário.
Volte sempre, que será bem vindo!
Abraço,
miiistoquente~
Oi, Thamiris!
ExcluirObrigada pela visita. Que bom que gostou da ideia do livro.
Beijoooos
Ainda não conhecia, achei muito interessante sua resenha. Obrigada pela dica :D
ResponderExcluirhttps://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Oi, Monyque!
ExcluirQue bom que gostou. Realmente é um livro que as pessoas têm demonstrado não conhecer muito.
Beijooos
hello,
ResponderExcluiri'm a new follower of your blog, can you follow mine on my blog?
https://amoriemeraviglie.blogspot.it/
Nossa, mais de 40 autoras? que bacana.. e os textos parecem ser bem fortes, mas que trazem a vida e nos ensinam muito sobre diversos assuntos.. gostei de saber sobre esse livro :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que bom que gostou, Monique! Espero que leia e goste da leitura ainda mais. E que ele te ajude a se desconstruir mais e mais. A mim ajudou bastante!
ExcluirBeijoooos
Olá, Eliza.
ResponderExcluirNão sou muito de ler livros assim, com histórias curtas. Mas achei esse bem interessante, ainda mais por causa dos temas abordados. Pode ser que eu venha a ler ele sim.
Prefácio
Oi, Sil! Experimente. Acho que ele pode te surpreender!
ExcluirBeijooos
Ola,
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me pareceu ser bem interessante, um livro para ser lido aos poucos e digerido aos poucos também.
Acho importante publicações assim estarem tomando cada vez mais lugares por aí, são de extrema importância e relevância para os dias de hoje.
Com certeza vou dar uma conferida esse ano.
xoxo
Planeta 94
Muito necessário, Ozzy! Você resumiu muito bem!
ExcluirConfira sim, vale super a pena.
Beijooos
Primeiro: Uau, que resenha fascinante e que livro é esse que ainda não tinha ouvido falar? Sério, não sabia da existência do livro e pela sua resenha, ele parece ser maravilhoso.
ResponderExcluirFalar sobre ansiedade, preconceito, empoderamento, representatividade e outras coisas no mesmo livro deve ser algo de deixar qualquer de boca aberta. E gostei de saber que temos escritoras negras, gordas... falando sobre esses temas, isso é algo que procuro há um tempo. Com certeza irei anotar a dica. Adorei mesmo a sua resenha.
Beijos!
Magia é Sonhar
Ahhh que comentário delicioso! Obrigada pelo carinho.
ExcluirQue bom saber que você gostou. Anote sim e leia, pois, tenho certeza que não irá se arrepender!
Beijooos
Oi Eliza!
ResponderExcluirA temática é super válida (e o título é ótimo!). Que venham mais Capitolinas!
Beijos,
Alem da Contracapa
Oi, Mariana! Você disse tudo: que venham mais e mais Capitolinas!
ExcluirBeijos