22 de janeiro de 2018

Resenha | Castelo de Cartas - Valete (Camila Loricchio)

Título: Castelo de Cartas
Autor: Camila Lorichio
Editora: Coletivo Editorial
Número de páginas: 182

Sinopse: 
"Havia fogo por todos os lados. Havia uma garota sonolenta no jardim." 

Beatrice não se lembra de nada antes do incêndio que destruiu toda sua casa, mesmo assim, vivendo agora com sua nova família, ela começa a construir seu incerto futuro. Sem saber que aquele passado anterior cobrará seu conhecimento.






Camila Loricchio, autora de "Castelo de Cartas", nasceu em 1992 em São Paulo e, segundo seu blog, mora atualmente em Pindamonhangaba/SP. 

Designer e mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI, tem 3 livros publicados. E ainda encontra tempo para manter o blog Castelo de Cartas, onde informa que seus livros já foram lidos por leitores de todo o Brasil, chegando até a Espanha, entre outros muitos conteúdos.

Escolhi esta leitura por sua sinopse. Sim, eu sei que você já deve estar cansada de ler aqui o tanto que eu falo sobre sinopses de livros e filmes, como elas podem estragar uma boa experiência, mas é inevitável, precisarei voltar nesse assunto vez ou outra.
A curta sinopse deste livro, porém com o chamativo suficiente para me instigar a querer saber mais sobre a vida de Beatrice, a menina encontrada em um incêndio e que não se recorda de seu passado, foi o aperitivo certo para que minha escolha fosse feita.

Quando "Castelo de Cartas" chegou, no iniciozinho de janeiro (como mostrei nos instastories do Blog, se ainda não nos segue, aproveita: siga-nos. Lá a gente mostra tudo em tempo real), eu fiz um esforço enorme para esperar mais uns dias para lê-lo. Estava terminando algumas leituras e não queria começar mais um junto.

Poucos dias depois embarquei na vida de Beatrice e a família com quem vive. Não ter buscado mais informações prévias sobre a história foi uma experiência incrível. Eu fui descobrindo tudo junto da adolescente que, aos cinco anos de idade, foi encontrada sozinha do lado de fora de uma casa em chamas.

Sua nova família, com rotinas atípicas, a criaram cercada de amor, cuidado... e segredos! Segredos esses que lhe são revelados quando necessários com a dose de suspense adequada, sem aquela "enrolação" que algumas tramas utilizam e acabam pecando pelo excesso. Tudo aqui é na medida certa.

Só não li em um dia por conta de alguns afazeres que surgiram no dia, mas foram dois dias com o livro na mão e olhos vidrados. A narrativa de Camila nos hipnotiza em sua fluidez. Ela vai desenvolvendo a rotina dos personagens e, tudo em seu tempo, construindo o presente de nossa protagonista para amarrar, com muito sentido e perspicácia, passado e o futuro que já se aproxima.

Os personagens da família central são de fácil apego: carismáticos, leves, os diálogos são - muitas vezes - divertidos, e a personalidade de cada um é bem traçada pela autora.

Temos Dássia, uma mãe bem carinhosa, que vive na cozinha preparando as refeições de Bea. Essa simples ação nos passa a imagem de zelo, de cuidadora... E, quando os mistérios começam a ser revelados, achei interessante perceber essa personagem que não tem grande destaque na história mas, o pouco que tem vem com, sem dúvidas, a incumbência mais importante dentre todos: a maternal.

Há ainda o pai e o irmão de Bea. Ambos dividem-se bem no papel masculino, porém, é Griff - o irmão - quem mais se destaca.

Esse é o tipo de resenha que qualquer palavra colocada fora do lugar pode estragar sua experiência de leitor, transformando-se em um grande spoiler. Estou tomando cuidado com tudo o que estou escrevendo, justamente, para que você possa apreciar da mesma forma que eu.

"Castelo de Cartas" é aquele livro que vai te atrair no início pelo seu suspense, te sugar para a leitura por toda a trama construída e te deixar querendo muito mais! Quando solicitei este livro, passeando pelo catálogo da Coletivo Editorial, pude descobrir que trata-se do primeiro de uma trilogia e, sim, eu estou enlouquecida para saber como tudo irá se encaminhar.

As pontas soltas deixadas pela autora são essenciais para que a leitura não se torne cansativa e crie a expectativa para o próximo livro. Neste primeiro, saberemos por quem Beatrice foi encontrada, como veio parar nesta família, o que sua família atual tem de diferente dos demais e muitas outras surpresas. Tudo isso em apenas 182 páginas. O que só mesmo uma escrita muito bem desenvolvida permite que nada fique evasivo, nem acelerado. Como já mencionado, o tempo é o melhor amigo de Camila neste livro, pois, ela é certeira nele.

Tanto o ambiente físico, quanto a estrutura emocional da vida de uma adolescente - com pinceladas de infância e pré-adolescência - são bem introduzidos. Preciso dizer que ficaram poucos vazios em momentos específicos da trajetória que, em minha opinião extremamente pessoal de leitora, poderia já ter sido aprofundada. No entanto, como já relatei, a história apresentada em seu geral não deixa a desejar, pelo contrário, deixa vontade de continuar!!!

Consegui criar detalhes de cada cenário e personagem em minha mente, mesmo quando não havia detalhes descritivos para tanto. Aprecio muito quando o autor não subestima o leitor e permite que a gente preencha certas lacunas com nossa imaginação e teorias. E é exatamente isso que foi despertado em mim nesse livro de estreia de Camila Loricchio.

Indico a todos que curtem um mistério sem as já - infelizmente - famosas "encheção de linguiça", com uma narrativa muito bem fluída mas sei deixar que percamos a identidade de uma adolescente e suas várias descobertas. Momentos e reviravoltas bem inesperados para quem (como eu) corre de spoilers. Leitura prazerosa, angustiante quando deve ser, empolgante, e com muito gosto de "quero mais"!






                                Surpreendeu-me!

LEIAM! E depois me contem! (Sério. Preciso conversar sobre)


Edit: O comentário do Ozzy me alertou da possibilidade de eu não ter deixado claro  uma informação bem pertinente a respeito dos livros.


  1. Os livros já estão todos publicados e podem ser encontrados todos no site da Coletivo (mencionado) no início desse post!
  2. Até o momento deste post, a compra dos três livros estavam promoção no mesmo site da editora! 
                                                                



Beijo enorme para vocês! 


Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!










Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Parece muito interessante, gostei da sua resenha :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eliza.
    Eu diferente de você sempre estou a procura de spoilers. Não ligo e até gosto. Tem livros que não consigo prosseguir na leitura sem ler as ultimas páginas antes. E leio sinopse e tudo o que vem escrito nas capas antes de começar a leitura hehe. O enredo me pareceu ser bem interessante e se der eu vou ler ele sim. Mas não gostei de não ser livro único hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro!!! Corro de spoilers kkkk Já vi outras pessoas que, como você, também gostam de ler as últimas páginas. Eu não posso nem sonhar com essa possibilidade hahaha

      Excluir
  3. Oi Eliza, não conhecia o livro, mas parece um excelente mistério com personagens muito bem desenvolvidos.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Eu, hoje, não leio mais sinopses, porque realmente acho que pode estragar a história.
    Não conhecia o livro e fiquei extremamente curiosa, ainda mais porque a autora consegue desenvolver tudo em poucas páginas e isso exige muito dela, com certeza.
    É bom quando o suspense é na medida certa e não se perde naquela enrolação.
    Vou anotar o livro na minha lista. Adorei a resenha!

    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter muito talento para desenvolver bem a história em curto livro, né!? Também fiquei "de cara". Anote, sim! Depois que ler me conta! Beijooos

      Excluir
  5. Olá, Eliza.
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro.
    Que bom saber que ele é surpreendente e cheio de suspense.
    Fiquei com vontade de ler.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!
      Obrigada pela visita e comentário. Se por acaso vc ler, me conta depois o que achou!
      Beijinhos

      Excluir
  6. Ola,
    Seu comentário sobre como sinopses podem afetar a experiência de leitura faz muito sentido, quando estava no Ensino Médio li 'O Centauro no Jardim' em uma edição que tinha o livro INTEIRO resumi na sinopse, e uma coisa muito parecida aconteceu com 'Minha Metade Silenciosa', mas mesmo assim consegui aproveitar muito bem a leitura dos dois.
    Eu tenho uma agonia enorme quando tenho que parar uma leitura que esta muito gostosa para fazer minhas obrigações do mundo real, enquanto vou fazendo essas tarefas fico toda hora pensando no livro :v
    Esse parece ser um livro bem interessante mesmo, mas estou evitando séries de livros novas, quem sabe mais para frente quando todos ja estiverem publicados.
    xoxo

    Planeta 94

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ozzy! "Minha metade silenciosa" é um livro incrível, né! Eu não li a sinopse dele, então não tive essa experiência que você teve. Faz tempo que cultuo esse hábito de não ler nada. Só mesmo as resenhas que confio que não irão estragar minha experiência! :)
      Sobre a "série"... Já tem a trilogia da Camila toda publicada, eu que solicitei ele através da minha parceria com a Coletivo Editorial e temos algumas regras (como a maioria das parcerias), sendo assim, só poderia solicitar um livro nesta vez. Aí solicitei o primeiro. No entanto, pela Coletivo é possível comprar até três livros já - QUE É DE MORRER DE LINDO!!! - #QUERIA MUITO.
      Mas foi ótimo você sinalizar isso, vou aproveitar para editar a resenha e deixar mais claro essas informações.

      Tá vendo!? Pelos comentários de vocês eu aproveito para ir melhorando sempre! <3

      Excluir
  7. Oi, Eliza. Eu sou do tipo que julga um livro pela capa, e a hist´poria já tinha me parecido super chata, mas agora lendo sua resenha, não só levei um tapa na cara como fiquei com vontade de ler o livro. Eu gosto desses mistérios que a trama tem, mas que não carregam demais na hora de revelar ele, acho que isso acaba ajudando muito na leitura. Vou anotar aqui para ler depois.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca julgou um livro por qualquer quesito que seja, que atire a primeira pedra!
      Eu já levei alguns tapas nessa vida! kkkk Mas adoro, porque aí é que me surpreende mesmo.
      Se você ler, me conte depois!

      beijinhoos

      Excluir
  8. Oi! A capa é bem simples e não deixa o mínimo spoiler do que esperar do livro. Adorei esse suspense e ia ficar ansiosa para descobrir sobre o passado da personagem. E que bom a autora deixar alguns fatos para o próximo, sem fazer com que esse fique com o enredo mal terminado. Irei adicionar a lista de desejados. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, aproveita e já compra a trilogia de uma vez! Depois volta aqui pra me contar o que achou! <3

      Excluir
  9. Nossa, que bacana a autora ter tempo e talento para o blog e também para os livros. Não conhecia esse.. gostei :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talentosa e responsável!Digna de nossa admiração! Também achei o máximo ela se dividir em várias, porém, tudo dentro do meio em que amamos. Grande inspiração.

      Beijoooos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©