27 de março de 2018

Resenha | Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil (Duda Porto de Souza e Aryane Cararo)


Extraordinárias
Título: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil 
Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Editora: Seguinte
Número de páginas: 208

Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

Olá, pessoas! Tudo bem por aí?

Vocês já devem ter percebido por aqui que eu leio mulheres o ano inteiro e não só em março! Mas claro que, envolvida nos desafios, hashtags, campanhas e tudo mais que rola neste mês que celebra o dia internacional da mulher, 08, fico ainda mais engajada em aproveitar a empolgação de todo mundo e compartilhar o máximo que eu puder de literatura com protagonismo feminino para vocês. Seja na autoria, na temática ou enquanto personagem principal.

Hoje, como vocês já puderam perceber pela introdução, vamos conversar um pouquinho sobre esse livro LINDO da editora Seguinte. Ele traz quarenta "extraordinárias" brasileiras e mais cinco abrasileiradas, algumas já bastante conhecidas da maioria das pessoas, como por exemplo, Anita Garibaldi - "a heroína de dois mundos" - e a cantora Carmen Miranda. Mas também traz muitas outras mulheres, talvez não tão conhecidas,  para nos apaixonarmos com seus feitos e histórias.

Já não é mais segredo que as mulheres estiveram presentes em grandes conquistas mundiais e, em muitas delas, foram protagonistas e/ou indispensáveis para a garantia das mesmas. Acontece que durante séculos, suas participações e, principalmente, protagonismos, foram apagados da História, deixando para os homens todos os "louros" das vitórias, descobertas e tudo que tivesse grande impacto social, econômico ou político. Nossos papéis na sociedade sempre foram reduzidos a donas de casa, "esposa de", "mãe de"... E quando alguma de nós fugia a essa pré-definição, era facilmente jogado para debaixo do tapete. 

Mas isso vem mudando graças à mulheres extraordinárias que, não só vêm realizando grandes feitos, como vêm deixando seus nomes bem marcados na História do mundo. E, bem aqui no Brasil, nós temos muitas delas. 

Elas mudaram e continuam mudando a história do nosso país e nós precisamos estar bem atentas a quem são elas! É por esses e outros motivos tão sensacionais quanto, que este livro é daqueles para não largar mais. 

Nele vamos encontrar a história de Dionísia Pinto Lisboa ou, como ficou mais conhecida, Nísia Floresta Brasileira Augusta, seu pseudônimo.



Nísia foi escritora e intelectual, nasceu em Papari, um vilarejo no Rio Grande do Norte, em 1810. Como era costume na época, não conseguiu escapar do casamento precoce, aos 13 anos. Mas um ano depois abandonou o marido e, aos 18 se uniu com outro homem.

Com 22 anos, em sua estreia no meio literário, com o livro "Direitos das mulheres e injustiça dos homens", em 1832, uma tradução livre de uma obra inglesa, Nísia ficou famosa e implantou o feminismo na literatura brasileira. 

Extraordinárias ainda explora um pouco mais da vida de Nísia, assim como da jogadora de futebol Marta Vieira, a militante modernista, Pagu, a escritora Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de Despejo" e tantas outras.

Mais uma coisa que me agradou MUITO no livro foi que, na maioria das mulheres ali apresentadas, além do resumo da vida de cada uma, as autoras tiveram o cuidado de deixar dicas em destaque para que possamos buscar mais sobre cada uma, além do livro. Dicas de filmes, séries, documentários e até outros livros. Ou seja, "Extraordinárias" é um livrão e tanto e ainda te dá diversas opções de se aprofundar ainda mais nessas vidas que mudaram e continuam mudando os nossos dias, nos ajudando a ter direito de escolha, a viver em uma sociedade mais justa e igualitária.



Eu recomendo demais esse livro, e se você ainda não nos segue no instagram e curtiu essa dica, corre, porque vai rolar um sorteio dessa maravilhosidade lá em breve, bem breve! 

Espero que tenham gostado,

um beijo e espero vê-los no próximo post!



Liza AlvernazEliza Alvernaz |  Twitter - Skoob |  Todos os posts do autor
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Gestão de Ensino. Leitora compulsiva, libriana desastrada, apaixonada por filmes e séries, viciada em internet e corujas. Mora no interior do Rio de Janeiro, mas não desiste de ganhar e mudar o mundo!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi Eliza,
    AAAAAH vim aqui ver sua opinião também e fico feliz que curtiu esse HINO tanto quanto eu. Ainda estou maravilhada com tanto capricho e essas ilustrações.
    Menina, eu fiquei em shock com a história da Pagu. Nossa! Foi uma das que ficou na minha mente, gravadinha.
    adorei a resenha e ai girassóis, amo demais.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pagu foi muito "lacradora", né!? Tem algumas mulheres ali que eu já tinha certo conhecimento da história... A Pagu era uma delas. Mas outras que eu estou conhecendo agora e meu queixo só faz cair! São inspiradoras.
      Também estou encantada pelo meu girassol <3 <3 <3

      Excluir
  2. Olá, Eliza.
    Eu já quero esse livro. Infelizmente como você disse na nossa história, e vemos isso até na Bíblia, as mulheres são pouco citadas apesar de participarem ativamente de tudo. Por isso precisamos de livros como esse que mostrem a verdade e incentivem as meninas a encontrar seu caminho e ainda valorizarmos as que já fizeram sua parte.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Sil! Ainda bem que isto está mudando positivamente. Adquira "Extraordinárias", sim. Você não irá se arrepender. Ele é incrível, lindo e ótimo incentivo para irmos a fundo da vida de mulheres maravilhosas.

      Excluir
  3. Oi Eliza,

    Ouvi falar muito bem de livro, mas não cheguei a ler ainda. Apesar de não ser um gênero que leio, o tema me atrai muito para ler.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica!

      Dê uma chance, você vai gostar! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Equipe Epifania | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©