Pesquisas sobre aprendizagem EAD

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Os autores identificam nove dimensões, cada uma com inúmeras opções,
destacando a complexidade do projeto e do processo decisório. As nove
dimensões são modalidade, ritmo, proporção aluno-instrutor, pedagogia, função
do instrutor EAD, função do aluno EAD, sincronia de comunicação EAD, função
das avaliações EAD e fonte de feedback.
Dentro de cada uma dessas dimensões, existem opções. Para complicar, nem
todas as opções são igualmente eficazes. Por exemplo, as decisões sobre o
tamanho da turma restringirão muito quais estratégias você pode usar. A prática
e o feedback, por exemplo, estão bem estabelecidos na literatura, mas é mais
difícil implementá-los à medida que o tamanho da turma aumenta, chegando a
um ponto em que simplesmente não é possível para um instrutor fornecer
feedback de qualidade.
No caso de sincronia, o que você escolher dependerá realmente das
características de seus alunos e do que melhor atende às suas necessidades
(alunos adultos exigem mais flexibilidade, então assíncrono é geralmente
melhor, talvez com sessões síncronas opcionais, enquanto os alunos mais
jovens se beneficiam da estrutura de sessões síncronas necessárias).
A pesquisa sobre tipos de interação – que inclui conteúdo de aluno, aluno-aluno
e aluno-instrutor – é um dos corpos de pesquisa mais robustos em faculdade
EAD. Em suma, mostra que a presença de cada um desses tipos de interação,
quando integrada de forma significativa, aumenta os resultados da
aprendizagem.

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