Quando a necessidade objetiva de cuidados com a saúde não é percebida pelos pacientes

tornozelos inchados Como tratar
Se o paciente renúncia ou (parcialmente) adia os cuidados oferecidos (por exemplo porque não sente necessidade em na ocorrência de problemas assintomáticos ou por motivos financeiros), apesar do diagnóstico estabelecido pelos profissionais de cuidados com a saúde durante o contacto com o paciente para outras necessidades (por exemplo, no rastreio de um problema de saúde despercebido); • se a necessidade também não for identificada pelos profissionais.

Quatro eixos para melhorar o acesso: Sensibilidade às necessidades de cuidados com a saúde. A sensibilidade às necessidades de saúde é a capacidade de identificar necessidades objetivas de uma perspectiva clínica. Do lado da oferta, os prestadores de cuidados com a saúde têm a responsabilidade de detectar estas necessidades e iniciar o acesso ao tratamento.

A organização da comunicação entre os diferentes serviços e organizações deve também permitir garantir que o acompanhamento será devidamente iniciado em caso de detecção de uma doença. Do lado da procura, a identificação das necessidades de cuidados com a saúde dependerá da capacidade das pessoas em perceberem as suas necessidades.

Esta é influenciada pelo nível de literacia em saúde, pelas crenças pessoais, pela presença de entes queridos, ou mesmo pela existência de problemas noutras áreas (profissionais, familiares, financeiras ou outras) que sejam causa de distração relativamente aos problemas de saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *